Desculpas de um traidor

Fomos investigar de perto o submundo da infidelidade e desvendamos o novo código de conduta dos traidores. Você vai identificá-los de longe ainda nos primeiros encontros. Chegou a hora!

Escrito por

Redação M de Mulher

Atualizado em 28/06/2012 em

NOVA

um conteúdo de

Desculpas de um traidor
Reportagem: Letícia Pauli - Edição: MdeMulher

As desculpas e os indícios de traição mudaram, atualize seu detector de mentiras
Foto: Getty Images

Depois de interrogar centenas de homens sobre o assunto, a antropóloga Mirian Goldenberg, autora do livro Infiel: Notas de uma Antropóloga (Record), constatou: ao trair, a esmagadora maioria não procura apenas carne fresca, e sim mais compreensão e menos cobrança. E jura de pés juntos que é raro encontrar essa dobradinha em relações oficiais. "Quando não consegue satisfazer todas as exigências da mulher, a ala masculina se sente frustrada e incapaz", explica Mirian. Resultado: fica sensível a qualquer afago ou elogio. E nem sempre o mau-caráter vai se consolar nos braços de uma gostosona. "Cada vez mais, tende a preferir amantes mais velhas, que são atenciosas e carinhosas", completa.

Está de queixo caído? Nosso dossiê sobre traição conta todos os detalhes.

O novo infiel

Descobrir logo no começo se seu pretê está mais para morador de brejo do que príncipe encantado poupa sofrimento. Mas não se deixe enganar com velhos indícios. O comportamento de quem tem culpa no cartório não é mais o mesmo. Para desmascarar um bandido antes que ele roube seu coração, fique por dentro das novas, embora esfarrapadas, desculpas que anda inventando.

Pista antiga: compensar a perda da libido com presentinhos caros

Novo indício: ele reforçou a dose diária de guaraná em pó? Vive à base de energético? Propôs que começassem a usar o comprimidinho azul para desfrutar longas noites de prazer? Tudo isso pode ser indicativo de que está tentando desesperadamente camuflar a falta de energia. Nem queira saber onde ele gastou o pique!

Pista antiga: ficava vaidoso da noite para o dia

Novo indício: começa a faltar na academia. Afinal, se for necessário sacrificar algum horário em prol de encontros furtivos, escolherá aquele que menos a afeta.

Pista antiga: sumia com a conta de celular para que você não reparasse em números estranhos

Novo indício: grava o contato das garotas sob pseudônimos. A Ana vira "Beto - Futebol". Assim, se for questionado, pode acusá-la de suspeitar injustamente do pobre rapaz.

Pista antiga: começava a se achar o gostosão da turma

Novo indício: fica mais introspectivo, com semblante triste e olhar distante. "Muitos traidores abominam o que estão fazendo e sofrem. Sentem-se fracassados por não conseguir honrar seu compromisso", explica a antropóloga Mirian Goldenberg.

Pista antiga:  inventava viagens longas a trabalho ou plantões durante fim de semana

 Novo indício : "A traição e ntrou na era da 'rapidinha'. Portanto, se o lindo for ao supermercado em horários absurdos, fique de orelha em pé!", garante Cuca Elias, editora e colunista da revista VIP.

Pista antiga: marcava o "futebol" para as tardes de domingo

Novo indício: marca o "pôquer" durante a semana na casa de algum colega de trabalho. Afinal, o que é mais improvável: você dar uma passadinha em frente à quadra ou atravessar a cidade para invadir o apartamento de um cidadão que mal conhece?

Pega traidor

Acredite, o homem dá sinais claros quando não é confiável ainda na fase “estamos nos conhecendo”. Você só precisa prestar atenção nas pequenas e quase inocentes atitudes para pegar o infiel no pulo. E assim, livrar-se de fazer papel de boba no futuro.

Fique alerta se... O candidato tiver horror a comprovantes de pagamento.

Vocês saíram para jantar e ele, cavalheiríssimo, se oferece para pagar a conta. Mal a máquina libera a nota, o espertão já busca uma forma de se livrar do papelzinho, sem jamais guardá-lo na carteira. Sabe o que isso significa? Que o fofo não quer nenhuma prova das deliciosas horas que passou ao seu lado.

Por que desconfiar

Os rapazes são mais organizados com dinheiro que nós e costumam guardar comprovantes. Se vão contra esse instinto, algo está errado.

Fique alerta se... Ele não conseguir fixar a atenção em nada e ir diversas vezes ao banheiro.

"Convidei o Jorge para o show de um DJ internacional. Durante a apresentação, ele olhava para os lados o tempo todo e inventava motivo para circular. Na hora, não entendi, mas depois descobri que a outra menina com quem ele estava saindo tinha ido ao evento. Fiquei chocada", relata a analista de marketing Mariana Castanheira. Moral da história: sempre que forem a locais públicos, avalie a postura do seu novo pretê. Idas ao banheiro ou chás de sumiço podem ser a deixa perfeita para procurar um rabo de saia ou, como no caso de Mariana, se certificar de que reserva e titular não vão se trombar.

Por que desconfiar

Quando está interessado em algo ou alguém, o homem tende a focar toda a atenção no objeto de desejo. Dispersão excessiva é motivo para ligar o sinal vermelho.

Fique alerta se... O bonito carregar amostras de perfume, lenço umedecido ou creme hidratante.

Palavra de um ex-traidor regenerado: esses inofensivos itens listados são armas importantes para apagar ou neutralizar a presença da outra. "Sempre carregava apenas pasta, escova e fio dental no nécessaire", revela o vendedor Fabiano Nogueira, 28 anos. "Mas, quando me envolvia com duas mulheres ao mesmo tempo, acrescentava alguns vidrinhos de perfume para rebater qualquer cheiro suspeito. O creme hidratante retira resquícios de maquiagem. Já o lenço umedecido garante que o 'júnior' fique novinho em folha, mesmo depois de um dia corrido."

Por que desconfiar

Homens não inovam muito no cuidado pessoal. Além de ficar de olho no tipo de objetos que carregam no nécessaire, vale notar, também, quando eles apareceram por lá. Nunca se sabe...

Fique alerta se... Seu novo gato tiver mais de uma troca de roupa na mochila da academia ou do futebol.

Quem avisa é Cláudia Luz, gerente de um motel de alto padrão de Campinas (SP). "Muitos homens mantêm uma calça e camiseta por perto caso manchem a roupa com maquiagem ou gel comestível. Uma vez, um cliente assíduo me pediu para jogar a regata dele fora, pois tinha um borrão preto enorme do rímel da amante", lembra. Além disso, xampus e sabonetes de motel costumam ter cheiro forte e característico. "Foi por causa dele que uma namorada com olfato de perdigueiro me pegou no flagra. Aprendi a lição: depois de uma excursão com a outra, troco a camisa no carro antes de encontrar a oficial", diz o estudante de jornalismo Caio Freitas, que jura estar solteiro agora.

Por que desconfiar

Eles são práticos e péssimos mentirosos. Para que correr o risco de se enrolar explicando uma mancha estranha se podem simplesmente trocar de roupa?

 Fique alerta se.. . O piloto mantive r o GPS sempre fora do seu alcance.

Ah, as maravilhas da tecnologia... O GPS - esse santo aparelho que parece ter resolvido a crise de tantos homens perdidos e avessos a pedir informação — pode ser, com o perdão do trocadilho, a perdição definitiva dos infiéis. Além de armazenar os passos de seu amado (com direito a rota completa), guarda o nome dos estabelecimentos comerciais que ele andou pesquisando. Se aparecer um motel em que você nunca colocou os pés, encrenca na certa! Aconteceu com a bancária Alessandra Carvalho. "Acordei cedo e sai para buscar uma cesta de café da manhã. Peguei a chave do carro e o GPS na pasta dele. Liguei o gadget e não aguentei: quis ver os endereços anotados. Achei o de um flat para lá de suspeito. Armei um barraco que ele nunca mais vai se esquecer!", conta.

Por que desconfiar

Depois que um homem se rende ao GPS, quase nunca consegue parar de usá-lo. E aí, uma hora o impostor dá bobeira e se esquece de apagar os registros.

Fique alerta se... Você telefonar no trabalho do cara e ninguém souber ao certo onde ele está.

"Uma vez, tive um caso com a assistente de um cliente. Como ela também namorava, só podíamos nos encontrar no horário comercial", conta o advogado Leonardo Vinhas. Um dia, a ex-noiva resolveu checar com a secretária a existência de almoço de negócios que Leo inventou. "A coitada se atrapalhou, disse que não tinha nada agendado. Até tentou consertar depois, mas já era tarde. Perdi um relacionamento de quatro anos", lamenta.

Por que desconfiar

Mentira tem pernas curtas. Depois de ler essa historinha de terror, não precisa falar mais nada, confere?

O corpo denuncia

Por mais que o homem por quem você está interessada tente disfarçar, as expressões não verbais são xeque-mate no jogo da verdade. A psicóloga Mônica Portella, supervisora do Centro de Psicologia Aplicada e Formação, no Rio de Janeiro, ensina macetes para acabar de vez com a farra dos dissimulados em poucos encontros.

Quando questioná-lo sobre infidelidade, repare se bem na voz do moço. Segundo estudos, o timbre fica mais agudo quando estamos mentindo, por causa da ansiedade.

O fofo faz pausas longas entre uma frase e outra? Eis outro indício de que esconde algo.

Preste atenção aos gestos que acompanham a fala dele. Se parecerem ter o significado oposto do discurso, há grandes chances de que esteja tentando enganá-la. Por exemplo: pergunte o que ele sente pela ex-namorada. Se disser que já a esqueceu e fizer um gesto que remeta à ideia de passado, perfeito! Mas, se apontar mãos e braços para frente, indicando tempo futuro...

Como o cara sorri quando está com você? Se parecer uma expressão congelada, como um sorriso amarelo e sem linhas em torno dos olhos, pode não ser tão sincero assim.

Ele disse que está louco por você, mas a expressão apaixonada só apareceu segundos depois das palavras. Xiii...