MDEMULHER TV

  • /imagem/amor-sexo/galeria/mentindo-00-25429.jpg


    Foto: Ilustração: William Terra

    mentindo 00
  • 1. Ele diz uma coisa, mas seus gestos dizem outra

    /imagem/amor-sexo/galeria/mentindo-1-25406.jpg

    Seu namorado fala que adorou o seu vestido novo, mas balança levemente a cabeça em sinal negativo. É o cérebro tentando dizer a verdade! Quando contamos uma mentira geralmente tentamos comunicar com o corpo uma emoção diferente da que estamos sentindo. Por exemplo: acrescentamos um sorrisinho para tentar convencer quem nos ouve. Diante dos estímulos contraditórios, o cérebro acaba se atrapalhando e nos faz comunicar respostas diferentes.
    Foto: Ilustração: William Terra

    mentindo 1
  • 2. Ele faz gestos que "chegam atrasados" em relação à fala

    /imagem/amor-sexo/galeria/mentindo-2-25410.jpg

    Emoções verdadeiras despertam reações simultâneas na fala e nos movimentos. Quando alguém mente, os gestos tendem a se atrasar. Exemplo: ele diz "Você tem de acreditar em mim" e um segundo depois dá um soco na mesa. Estranho... A cena seria mais confiável se o soco e a fala acontecessem ao mesmo tempo.
    Foto: Ilustração: William Terra

    mentindo 2
  • 3. Ele finge que não ouve você

    /imagem/amor-sexo/galeria/mentindo-3-25413.jpg

    Fingir que não ouviu uma pergunta é uma maneira de ganhar tempo para elaborar uma resposta mentirosa. Fazer longas pausas durante a resposta, também.
    Foto: Ilustração: William Terra

    mentindo 3
  • 4. Ele prolonga muito uma reação de surpresa

    /imagem/amor-sexo/galeria/mentindo-4-25417.jpg

    A emoção mais curta que existe é a da surpresa. Ela dura o tempo necessário para o cérebro identificar uma novidade, ou seja, não mais que 1 segundo! Prolongar a expressão de "nossa, você me pegou desprevenido" é uma forma de ganhar tempo para preparar uma desculpa.
    Foto: Ilustração: William Terra

    mentindo 4
  • 5. Ele pisca, e pisca, e pisca e... pisca

    /imagem/amor-sexo/galeria/mentindo-5-25419.jpg

    Uma pessoa em situação normal pisca de 10 a 15 vezes por minuto. Ao dizer uma mentira a frequência das piscadas aumenta. O ex-presidente americano Bill Clinton chegou a piscar 120 vezes por minuto no pronunciamento em que disse que não havia mantido um caso com a ex-estagiária da Casa Branca Monica Lewinsky.
    Foto: Ilustração: William Terra

    mentindo 5
  • 6. Ele levanta um ombro só

    /imagem/amor-sexo/galeria/mentindo-6-25420.jpg

    Levantar os dois ombros em sinal de desconhecimento é um gesto comum em todas as culturas - daí a expressão "dar de ombros". Quando alguém diz ter certeza de algo e levanta apenas um, não tem tanta certeza assim.
    Foto: Ilustração: William Terra

    mentindo 6
  • 7. Ele fica com as expressões faciais "congeladas"

    /imagem/amor-sexo/galeria/mentindo-7-25421.jpg

    Quem mente tende a "congelar" o rosto - na prática, a pessoa passa bruscamente da expressão de um sentimento para a de outro. Movimentos calculados (sem espontaneidade) e braços presos ao corpo também são maus indícios.
    Foto: Ilustração: William Terra

    mentindo 7
  • 8. Ele fala bem baixinho

    /imagem/amor-sexo/galeria/mentindo-8-25423.jpg

    O tom de voz tende a ficar mais baixo e pausado quando a pessoa está mentindo. Mas atenção: se o seu namorado é do tipo que fala sussurrando normalmente, ele pode elevar a voz ao mentir. No geral, as pessoas agem de maneira contrária à habitual nessa situação.
    Foto: Ilustração: William Terra

    mentindo 8
  • 9. Ele demonstra um tique nervoso

    /imagem/amor-sexo/galeria/mentindo-9-25425.jpg

    Passar a mão na nuca, olhar para baixo, morder os lábios, coçar o nariz e os olhos... Tudo isso pode indicar uma mentira (se a pessoa geralmente não tem esses tiques, é claro).
    Foto: Ilustração: William Terra

    mentindo 9
  • 10. Ele esconde as mãos

    /imagem/amor-sexo/galeria/mentindo-10-25427.jpg

    Ao contar uma mentira o corpo do mentiroso tende a se afastar do corpo do interlocutor. Ele geralmente esconde as mãos - e coloca objetos entre si e quem o ouve.
    Foto: Ilustração: William Terra

    mentindo 10
  • 11. Ele conta mil vezes uma mesma história

    /imagem/amor-sexo/galeria/mentindo-11-25428.jpg

    Contar uma história em mínimos detalhes faz com que ela se torne mais e mais convincente. Pense nas mentiras que você mesma já contou - geralmente criamos histórias mirabolantes para algo que poderia ser dito de um jeito muito mais simples. Quem esmiúça uma explicação e a repete muitas vezes (que nem disco quebrado!) pode estar seguindo um script mental pré-ensaiado.
    Foto: Ilustração: William Terra

    mentindo 11

Como saber se o seu namorado está mentindo?

As palavras mentem, mas o corpo não. Aprenda a detectar falsidades observando o comportamento de quem fala. Reunimos aqui 11 atitudes suspeitas listadas pelo perito em detectar mentiras Wanderson Castilho, treinado pela CIA e o FBI

Atualizado em Por Silvia Amélia de Araújo

Conteúdo GLOSS