Nao

Amor: você sabe "dar um gelo" na hora certa?

Acredite: a melhor forma de fazer o gato querer ficar ao seu lado é se afastar dele. Com esse conselho, você pode ter qualquer homem aos seus pés

Publicado em 27/06/2012

Júlia Korte e Robin Hilmantel - Edição MdeMulher

Foto: Getty Images

Idas e vindas do amor
 
 
É sexta-feira e o gato resolveu sair sozinho. Durante a noite, você manda duas, três mensagens. Como resposta, o silêncio. Não é para menos. Afinal, em vez de sair para se divertir também, mostrou estar disponível. Agora, se você acidentalmente esquecer seu celular em casa e cair na balada, pode ter certeza de que, quando voltar, vai encontrar várias ligações perdidas do cara. Joguinho? Charme? Não. Esse é o efeito elástico.
A ideia é a seguinte: imagine um elástico ao redor de vocês. Toda vez que ele se afastar, vai esticar esse elástico. Ok, seu primeiro instinto é ir atrás dele, mas mova-se na direção oposta, fazendo com que o elástico estique mais. Pode apostar: logo, ele vai sentir a necessidade de voltar à posição inicial. Ou seja, para o seu lado. Não, essa tática não faz de você uma manipuladora. Trata-se apenas de entender quando e por que um homem precisa de espaço. "Para eles, o interesse se desenvolve na distância", diz a terapeuta americana Denise Budden-Potts. E, cá para nós, se você estiver sempre por perto, como ele vai sentir sua falta? Não importa se você namora há anos, meses ou se acabou de conhecer o cara. A estratégia pode ser usada em cada estágio da relação. E, assim que o efeito começar a surtir, mais certeza terá de que ele está a fim - e menor a chance de enlouquecer ao mínimo sinal de desaparecimento dele.


Estágio 1 - Vocês se conhecem há apenas cinco minutos

Você está numa festa e um cara senta para conversar com você. Minutos depois, já descobriram que os dois são fãs de U2 e que não perdem um capítulo de Mad Men. Tudo parece estar indo bem até que ele começa a mexer no celular. De repente, parece estar mais interessado em tuitar sobre seu último drinque do que ouvir você contar que tirou foto com o Bono Vox. Em vez de espiar o telefone do cara, diga, simpática: "Vou ficar com os meus amigos; já, já a gente se vê!" E toque no antebraço dele para mostrar que está a fim. Em cinco minutos, o cara será seu.

"Os homens são programados para gostar da perseguição. Então, se precisarem correr atrás, vão achar a conquista mais emocionante", explica o terapeuta Allen Berger, autor do livro Love Secrets Revealed: What Happy Couples Know about Having Great Sex, Deep Intimacy and Lasting Connection ("Segredos de amor revelados: o que casais felizes sabem sobre sexo bom, intimidade profunda e ligação duradoura"). Em outras palavras, quanto mais ele tiver que batalhar por sua atenção, mais vai querer você.


Estágio 2 - Vocês estão saindo há alguns meses

Parabéns, você passou ilesa pela primeira fase! Mas esse é o momento em que o efeito elástico é mais crucial. Afinal, vocês ainda estão tentando descobrir se há futuro para a história de vocês. Porém, homens e mulheres encaram isso de maneiras diferentes - e conflitantes. Enquanto ele precisa da distância para descobrir se gosta dela, a mulher quer ficar perto para ver se são compatíveis. "Para entender os próprios sentimentos, o homem precisa sentir falta da mulher", diz o coach de relacionamentos Daniel Ellenberg, da organização Relationships That Work, nos Estados Unidos, dedicada a criar relacionamentos bem-sucedidos.

Marque uma viagem ou um dia de compras com as amigas e mande para ele uma foto do passeio - só não vale mencionar quando será o próximo date. E não se esqueça de sempre ser você mesma. "Não abra mão da sua rotina porque está interessada em alguém, mas dê espaço para a pessoa entrar nela", diz Antonio Carlos Pereira, professor de psicologia da PUC-SP. Com isso, você demonstra estar interessada, mas deixa claro que tem sua vida. "Quando decidirem assumir um compromisso mais sério, terá a certeza de que é porque ele está realmente pronto - e não por obrigação", afirma Ellenberg.


Estágio 3 - A caminho da igreja

Era uma vez um casal feliz e apaixonado. Aí, o tempo passou e aquele frio na barriga diminuiu. O relacionamento caiu na rotina e vocês se acomodaram. E, de uma hora para outra, ele se distanciou - mesmo que tenha sido de forma sutil, como preferir assistir ao jogo do Brasileirão a pegar um cineminha com você. Antes de começar a duvidar dos sentimentos dele, saiba que esse afastamento é normal. "Mas que ele ainda tem a necessidade instintiva de conquistar você, como no começo", diz Sharon Moalem, autora de How Sex Works: Why We Look, Smell, Taste, Feel, and Act the Way We Do ("Como o sexo funciona: por que parecemos, cheiramos, provamos, sentimos e agimos assim").

A maneira mais eficaz de aplicar o efeito elástico aqui? Ficar atenta aos movimentos dele. Caso ele comece a se atolar de trabalho todas as noites, descubra algo pelo qual você é apaixonada - e que também ocupe o seu tempo. Dirigir sua atenção para outras coisas faz com que ele queira competir por você. "Quando você investe em si mesma, se torna uma pessoa mais interessante", diz Ailton Amélio da Silva, professor de psicologia da Universidade de São Paulo. "A saudade é um princípio semelhante ao de ficar sem comida ou água. Diante da ameaça da perda, damos mais valor." Ao dedicar tempo aos próprios prazeres, você também aumentará seu apetite pelo gato.
 
Para o elástico não arrebentar
 
Aplicar o efeito elástico na sua relação é como afinar a corda de um violão. Se você aperta ou estica demais, corre o risco de arrebentá-lo. Cuidado para não exagerar na tensão!