(none)

Como superar de vez o fim de uma relação

O passo a passo para você curar o coração partido após o fim de um relacionamento

Atualizado em 25/06/2011

Roberta Figueira

Conteúdo VIVA!MAIS
Final de relacionamento

O passo a passo para você se recuperar após o fim de uma relação
Foto: Dreamstime

 

O romance acabou? Então, chega de sofrer! Veja como superar de uma vez por todas o fim de seu relacionamento e dar a volta por cima

Respeite seu luto
Sofrer depois de uma perda? Inevitável. Porém, isso pode derrubá-la ou fazer de você uma pessoa melhor e mais sábia: a escolha é sua! Segundo a psicóloga Andréia Mattiuci, o processo de luto é necessário para trabalhar a perda e superá-la. "Quando tentamos fugir da dor, corremos o risco de abandonar a vida social e prolongar o sofrimento", diz.

Entenda que acabou
Depois do adeus, vem a tendência de considerar o término como um mero "até logo"; de achar que o rompimento não é definitivo. Errado! Pois na maioria das vezes, o fim significa mesmo que "está tudo acabado entre nós". Afinal, há um motivo para o romance ter acabado: a vida em comum deixou de ser a coisa certa para um de vocês. Entender que o outro não nos ama dói, mas para uma relação funcionar ambos devem ter os mesmos objetivos (casar, ter filhos...).

Avalie friamente
Pensar na sua parcela de culpa para o fim da relação é doloroso, mas serve como aprendizado. Porém, tenha cuidado ao desabafar com amigos e parentes. "O momento da perda é para chorar e ser consolada. O problema é que as pessoas acabam influenciando decisões impulsivas", explica Andréia. Preserve-se, não carregue mágoas e espere para lidar com as lembranças que ele deixou.

Faça uma lista
Outro problema comum que surge tempos depois do rompimento: a idealização do ex. No livro Aperte o Cinto, Seu Marido Sumiu (Ed. Matrix), Carla Spach dá uma sugestão simples para evitar a tendência de recordar apenas os momentos bons: faça uma lista das coisas negativas. Enumere cada detalhe irritante do "falecido" e todas as coisas desagradáveis relacionadas ao moço, como aquela tia chata dele que sempre implicava com sua roupa.

Fique longe das redes sociais... e dele
Facebook e Twitter podem ser armas bem perigosas. Ficar checando as fotos do ex, todos os recados que ele recebeu e cada passo virtual do rapaz pode se tornar um vício. Agir assim significa que você gosta de cutucar a ferida que deveria estar em processo de cicatrização. Reencontrar o moço sem necessidade também é uma péssima ideia.  O encontro foi inevitável? Ok, mas não alimente falsas esperanças.

Namore a si mesma
Você conhece algum casal em que os dois são parecidos? Mesmo tipo de roupa, mesmos gostos... Essa situação não é nada rara. "Muitas vezes, as pessoas acabam se anulando para agradar o outro e, quando a relação termina, ficam perdidas, sem conhecer direito os próprios gostos", explica Andréia. Então, chegou a hora de experimentar novidades, conhecer pessoas, viver situações interessantes e se permitir ser feliz.

Convoque seus amigos
Badalar com as amigas é essencial para dar a volta por cima. "Curtir a família, reencontrar velhos amigos e até fazer alguns novos ajudam bastante na recuperação", indica Andréia. Porém, sair com outros homens para esquecer o ex pode ser um roubada. Iniciar um novo relacionamento rápido demais é uma armadilha para quem tem medo de ficar sozinha. Entenda: o final de uma relação não significa solteirice eterna ou sinal de fracasso. Pelo contrário, sua vida continua e pode ser ainda melhor. Então, aproveite para conhecer pessoas, paquerar, viajar e curtir muito.

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

Cristiana - Gostaria de saber o que fazer quando nao termina por falta de amor? Sou uma mulher que era casada com mulher e terminamos porque a mãe dela nao sabe e ela quer fazer a mãe feliz casando com um homem e tendo filhos. O que faço ? - 29/12/2013 23:03:58

Lucimara - ¿ muito importante a pessoa que est¿ sofrendo a perda aceitar o LUTO e chorar tudo que tiver para chorar at¿ acabarem as l¿grimas, eu estou passando por este momento e vou superar. - 26/08/2013 13:19:38

U6iwoS inazwklnpbik - 07/09/2011 04:24:34

It's sopoky how clever some ppl are. Thanks! - 06/09/2011 14:32:25

Simone - veja este site...tem alguns artigos interessantes!bjs - 29/08/2011 22:00:27

LUIZ DREHER - ¿timo , este artigo!Gostaria de saber se estes conselhos, tamb¿m, s¿o v¿lidos para os homens que s¿o "deixados" na rela¿¿o? - 06/07/2011 13:57:38

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.