Segredos dos casais felizes

Especialista em amor ensina como ter um relacionamento duradouro e saudável

Publicado em 11/05/2010

Celso Masson

Conteúdo ANAMARIA
Foto: Getty Images

Compartilhe coisas importantes da sua 
vida. Isso fortalece o vínculo com o amado
Foto: Getty Images

As pessoas admiram os casais que dão certo, famosos ou anônimos que são felizes se amando por toda a vida. Mas nem sempre esses eternos apaixonados servem de exemplo quando o assunto é explicar o segredo de seu sucesso no amor. Falar sobre o tema, para a maioria das pessoas, pode ser mais difícil do que vivenciá-lo. Por isso mesmo são utilíssimos os livros que abordam as relações a dois. 

É o caso de 'Para Viver um Grande Amor', que acaba de ser lançado pela Editora Gente. Ele foi escrito por Ailton Amélio e Monica Martinez. Antes de entender o que o livro traz de tão bom, vale a pena saber quem são os autores.

O doutor Ailton ganha a vida ensinando a amar: ele é professor de Relacionamento Amoroso nos cursos de graduação e pós-graduação do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Monica também é doutora e ganha a vida escrevendo livros, artigos e ensinando jornalismo em outras universidades, também de São Paulo. Os dois não são amantes, mas tornaram-se parceiros em um livro que resume em uma linguagem simples e clara tudo o que é preciso saber sobre um assunto que sempre interessa.

Dividido em seis capítulos, o livro explica desde os mecanismos que permitem amar até o quanto é importante dosar bem o ciúme. Dois capítulos merecem atenção especial: o terceiro, ''O que faz uma união dar certo'' e o quarto, ''Como se comunicar bem''. Vejamos nos destaques um resumo de ambos. Vale pôr em prática!

A importância da conversa no relacionamento


Muitos benefícios são obtidos pela comunicação, como a satisfação das necessidades pessoais e do parceiro. Para tornar as conversas mais fáceis, tente:

1. Compartilhar as coisas importantes que estão se passando com você. Isso fortalece a intimidade e o vínculo entre vocês.

2. Ser gentil por meio das palavras. Agradeça, peça licença, desculpe-se quando tiver de interrompê-lo.
3. Mostrar admiração. Valorize o parceiro: quem ele é, o que ele faz, diz, percebe. Comente aquilo que você sinceramente admira nele.

4. Desenvolver papos rotineiros O tema pode ser superficial, mas os efeitos são positivos: além da troca de experiências, cria-se envolvimento, entusiasmo e o casal ainda se entretém. Isso evita as conversas para ''discutir a relação''.

Para a união dar certo

Ailton e Monica afirmam que quatro fatores garantem a manutenção de um bom casamento

1. Escolha apropriada do parceiro
Casamento é uma aposta alta: não basta a união durar, é preciso que ela seja boa.

2. Satisfação obtida no relacionamento
Se os parceiros estão felizes, têm menos motivos para buscar fora o que encontram em casa.

3. Equilíbrio na balança de alternativas disponíveis
Ao se casarem, muitas pessoas têm valor igual no mercado amoroso, possuem níveis semelhantes de qualidades e defeitos. Contudo, pode ocorrer de um se desenvolver mais. Sugestão: é preciso acompanhar o desenvolvimento do par.

4. Investimentos
Abdicar de ganhos imediatos para obter ganhos futuros. Por exemplo: comprometer-se com o parceiro; ter sonhos e projetos em conjunto; deixar de ser ''eu e você'' para sermos ''nós''.

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

clarice coutinho - adorei as dicas e vou usar,pois,estou passando por uma grave crise no meu casamento!obrigada! - 08/11/2012 01:25:34

Bobry - Ainda n¿o li um artigo que tratasse do tema casamento com a profundidade e ao mesmo tempo leveza que o caracteriza tanto.http://porquecontinuamoscasadas.blogspot.com - 11/12/2010 13:10:24

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.