nao

Faça o gato se comprometer!

Como mantê-lo interessado em você? Revelamos qualidades infalíveis que transformam até o solteiro mais convicto em namorado dedicado ou marido exemplar

Atualizado em 28/06/2012

Reportagem: Amora Fortes - Edição: MdeMulher

Faça ele se comprometer

Siga nossos conselhos para fazer qualquer homem se comprometer
Foto: Getty Images

Doçura
Parece conselho dos anos 1950, mas a verdade é que os homens andam famintos de atenção. E faz sentido. Nós, mulheres, acumulamos tantos compromissos que acabamos riscando o parceiro das prioridades. Sem contar que tendemos a querer controlar o relacionamento como fazemos com os prazos no escritório, os gastos do cartão de crédito. Sendo assim, ainda que você não faça o estilo cuidadosa, não custa demonstrar que gosta do cara com pequenos gestos, como baixar a música que ele estava assobiando. Isso aumenta a confiança dele em investir na relação, pois percebe que você está nela para valer. "Quando um homem entra em um relacionamento, busca todo suporte emocional de que precisa na parceira, enquanto as mulheres se abrem com as amigas", diz Karen Sherman, coautora de Marriage Magic! Find It, Keep It, and Make It Last (inédito no Brasil).

Leveza
Homens precisam de uma mulher que saiba pegar leve. "O cérebro masculino produz menos dopamina, neurotransmissor ligado ao prazer. Por isso, em vez de ficar satisfeito com as experiências positivas que tem, quer ainda mais estímulo", esclarece Karen. Ou seja, quando um cara se diverte ao seu lado, deseja repetir o encontro. E, convenhamos, a vida já está difícil demais para qualquer um de nós se comprometer com alguém que nunca enxerga o lado bom das coisas. Portanto, agir conforme seus instintos e valorizar os momentos bons tornarão você a número 1 no coração dele.

Vaidade
Quando um homem vê uma mulher caminhando na rua, repara no cabelo, olhos, pele, sorriso... "Aí, o cérebro masculino processa todas essas informações a fim de descobrir qual o seu potencial sexual e como seria transar com ela", explica a terapeuta americana Carolyn Bushong. Sim, eles são programados para analisar nossa aparência e procurar detalhes picantes. E não pense que, depois de engatar um relacionamento sério, isso vai parar. Na cabeça deles, ter uma namorada que escolhe salto alto em vez de sapatilha e sempre arranja dez minutos para secar o cabelo pode ser sinônimo de sexo selvagem o resto da vida.

Tolerância
Pense duas vezes antes de implicar com aquele par de sapatos largado na sala. Provavelmente seu lindo passou a vida toda deixando o dito-cujo ali. Então, o seu comentário será entendido como uma forma de podá-lo. Homens precisam se sentir independentes e, desde a pré-história, quando eram mestres na arte solitária da caça, prezam a autonomia. Além disso, estão ficando solteiros por mais tempo, o que os torna menos suscetíveis às mudanças. Isso não significa que você deva engolir situações que a enfurecem em nome do bem-estar do fofo. Apenas escolha suas discussões, para não ficarem brigando o tempo todo, e converse sobre assuntos que são realmente importantes, como o jeito como vão organizar as finanças daqui para a frente. Saber que pode contar com a sua tolerância vai deixá-lo ainda mais apaixonado e paciente.