Semanas da gestação

Navegue pela linha do tempo da gravidez

Semana 2 da gravidez - Corpo a todo vapor

Erika Onodera

Seu período menstrual terminou e os ovários estão trabalhando a todo vapor. Daqui a uma semana, eles vão liberar um óvulo maduro, que aguardará, na trompa, a chegada do espermatozoide para ser fertilizado. A partir daí, se dá início ao maior espetáculo da natureza: um futuro bebê começará a se desenvolver.

Por que a contagem já começou?

Parece estranho, pois você ainda não está oficialmente grávida, mas a gestação já começou há uma semana. É assim mesmo. Na verdade, os cálculos realizados para saber quando o bebê nascerá levam em conta esse período, portanto já se pode falar em gravidez.

Para evitar erros, o ciclo gestacional é calculado a partir do primeiro dia da última menstruação. Assim, o recém-nascido, de acordo com essa fórmula universal, é esperado para entre 280 e 286 dias (ou 40 semanas) a partir dessa data. Para mulheres com ciclos menstruais muito irregulares, os obstetras recomendam um exame de ultrassom cerca de quatro semanas após a suspeita da gravidez. Nesse estágio, o médico, por meio da formação do saco gestacional, pode avaliar a data provável do parto.

Vale lembrar que é no exato momento da fecundação que será determinado o sexo do bebê, assim como todas as demais características genéticas. Evidentemente, são dados ainda imperceptíveis.

As últimas do M de Mulher