Semanas da gestação

Navegue pela linha do tempo da gravidez

Semana 24 da gravidez - Pulmões em desenvolvimento

Erika Onodera

Seu bebê

Ele já tem 21 cm, mas pesa pouco, cerca de meio quilo. Leve, mas por pouco tempo. Muitas transformações continuam ocorrendo em seu corpo. As células entram em franco desenvolvimento, assegurando o ganho de peso ao bebê para que no final da gestação ele alcance cerca de 3 mil gramas (ou 3 kg). Os pulmões começaram a produzir o surfactante, uma substância responsável por garantir que ele consiga respirar sem problemas nos primeiros momentos fora da barriga da mamãe e, assim, ter fôlego extra para abrir o berreiro.

Sua gravidez

É bem possível que você esteja esbarrando nas coisas ao seu redor e, às vezes, calculando, erroneamente, que irá passar numa brecha quando, na verdade, acaba se apertando mais do que esperava. Normal! Nos últimos dias, sua barriga cresceu e seus quadris se alargaram, sinais de que seu corpo está se adaptando para acomodar um bebê cada vez maior e se preparando para o parto.

Nesta fase, algumas mulheres sentem tonturas ao se levantar rapidamente. Pode ser a chamada hipotensão postural, uma queda na pressão que faz o sangue descer do cérebro rapidamente devido à força da gravidade. Converse sobre o assunto com seu obstetra. Em alguns casos, as tonturas podem denunciar problemas como anemia e alterações nos níveis de açúcar do sangue. E como é que anda a seleção de roupas para o pequeno? Já está mais do que na hora de ir às compras. Quando voltar para casa cheia de sacolas, faça um escalda-pés para relaxar. Você merece!

As últimas do M de Mulher