Semanas da gestação

Navegue pela linha do tempo da gravidez

Semana 40 da gravidez - Contrações intensas

Erika Onodera

Seu bebê

Peso? Aproximadamente 3,5 quilos. Comprimento? Dos pés à cabeça, cerca de 48 centímetros, em média. Tudo confere e não resta dúvida: o grande dia está chegando para o seu bebê. Ele agora começa a liberar corticosteroides, uma série de hormônios diferentes, que fazem os músculos do útero se contraírem. De um minúsculo embrião, conseguiu evoluir e, pouco a pouco, se transformou em um ser humano, dotado de inteligência e grandes habilidades. A partir daqui, está pronto para uma nova jornada. Desta vez, ao seu lado, e não dentro de você. Sejam felizes!

Sua gravidez

Mala no porta-malas, na mão o enfeite da porta da maternidade, papai ansioso andando de lá para cá. Agora é só uma questão de dias ou, melhor, de horas. A qualquer momento, as contrações mais intensas aparecerão. Ao perceber um padrão no intervalo entre elas, siga para a maternidade. Logo mais você estará amamentando e dando banho no bebê. Emocionante!

No entanto, além da atenção dispensada ao novo integrante da família, não se esqueça de se cuidar, muito menos de se alimentar para evitar cansaço excessivo ou anemia. Seu corpo entrará numa nova fase de transformações. Ajude-o a retomar as formas de antes consultando um dermatologista.

* Este é o momento previsto para o parto. No entanto, se ele passou e nada do bebê, não há razão para se preocupar. Seu filho ainda tem duas semanas para decidir deixar o confortável útero da mãe e estrear no mundo. Continue o acompanhamento com o seu obstetra. Nascer até a 42ª semana é considerado normal pelos médicos.

As últimas do M de Mulher