Maquiagem na gravidez
Christopher Robbins/Thinkstock/Getty Images

Se você já reduziu o consumo de sal, fez drenagem linfática e ainda assim o inchaço do rosto continua incomodando, a melhor saída é apelar para a maquiagem. "Não é preciso ser um expert em pincéis ou fazer uma superprodução para ter um bom resultado. O segredo é clarear o que você deseja valorizar e escurecer o que quer esconder", diz o maquiador Sandro Borges, de São Paulo.
 
Vale lembrar que ficar com o rosto inchado durante a gravidez é para lá de normal, especialmente entre as mulheres que fizeram tratamento com hormônios para engravidar ou têm a circulação prejudicada - caso de quem está acima do peso, esperando gêmeos ou se encontra na segunda ou na terceira gestação. "A pele da face é mais fina do que a do restante do corpo e, por isso, mais suscetível ao aumento de líquidos nessa fase", diz o ginecologista Claudio Emilio Bonduki, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em São Paulo.
 
A fase mais crítica é o terceiro trimestre gestacional, quando o volume de sangue e fluidos chega a dobrar. "Apesar de essa mudança ser esperada, é bom ficar atenta se o inchaço for acentuado, o que pode indicar o aumento da pressão arterial", alerta a ginecologista e obstetra Anna Bertini, da Unifesp e do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Para disfarçar o inchaço você vai precisar de:

  • Corretivo: use um líquido ou um cremoso se a sua pele for seca; em pó, se for oleosa; compacto ou bastão, no caso de ela ser mista ou normal.
  • Pó compacto: ele tira o brilho excessivo e ainda faz a maquiagem durar mais.
  • Blush: a versão líquida vai bem em todos os tipos de pele, enquanto o pó é melhor para as oleosas e o em - bastão ou creme, para as secas.
  • Base: a compacta ou em bastão dá acabamento uniforme e aveludado à pele seca; já a líquida deixa a pele oleosa com um aspecto mais natural; e a em pó pode ser usada em todos os tipos de pele e garante a melhor cobertura. 

Reduzir os lábios
Boca grande é sexy, mas se você é adepta da discrição passe corretivo do mesmo tom da sua pele no contorno dos lábios e, por cima, pó facial. Com um lápis labial clarinho, refaça delicadamente o contorno cerca de 2 milímetros menor do que o tamanho original da boca. Arremate aplicando um batom claro, fosco e sem cintilância no centro dos lábios e esfregue-os - assim, os cantos ficam ainda mais suaves.
 
Amenizar o rosto redondo
Além das bochechas saltadas, o problema é a falta de definição do queixo? Aplique pó compacto um tom mais escuro que o da sua pele em todo o contorno do rosto. Para afinar ainda mais, espalhe um tiquinho de blush terracota na diagonal da bochecha. O resto de produto que sobrar no pincel pode ser passado na ponta do queixo, para deixá-lo menos pronunciado, e entre as narinas, para arrebitar o nariz.
 
Atenuar pálpebras inchadas
É mais comum as bolsinhas aparecem na parte de baixo dos olhos, o que acentua ainda mais as olheiras. Para dar cabo dos dois problemas de uma só vez, molhe o dedo anelar ou a ponta de uma esponja no corretivo do mesmo tom da sua pele e dê leves batidinhas na pálpebra inferior e superior. Por cima, espalhe pó facial para deixar o aspecto mais natural.
 
Suavizar o nariz largo
Geralmente, a ponta fica arredondada, e as narinas, abertas. Daí a indicação de passar corretivo um tom mais claro que a sua pele no dorso e usar base ou pó um tom mais escuro nas laterais.
 
Reduzir bochechas saltadas
Acredite se puder: a solução do problema está no blush terracota, mas ele deve ser passado de um jeito especial. Em vez de marcar o ponto alto das maçãs, passe o pincel largo na diagonal do rosto, indo do canto do lábio em direção às têmporas. E use uma pequena quantidade do produto para não deixar o traço marcado.
 
Acabar com a papada
A danada compromete a beleza do rosto, do pescoço e até do colo. Para fazê-la parecer menor, espalhe pó compacto (dois tons mais escuros que a cor da sua pele) tanto na ponta do queixo como embaixo dele. Só isso!