Café combate a celulite, atenua as olheiras e é amigo da beleza

Sabia que você pode usar o líquido, o pó e a borra do café na pele e nos cabelos?

O que seria dos nossos dias sem um bom café? Até há quem consiga passar um tempo sem, mas não dá para negar que ele traz um ânimo especial quando vem parar nas nossas mãos. E o café é tão gentil conosco que também é um aliado nos tratamentos caseiros de beleza: é um esfoliante multifuncional, ajuda a atenuar as olheiras e até a ressaltar os tons naturais dos cabelos castanhos e pretos.

O segredo do sucesso está na cafeína, que é anti-inflamatória. “Ela tem efeito sobre irritações e inflamações, diminuindo a vermelhidão, e atua na circulação, aumentando o fluxo de sangue. Isso evita o acúmulo de toxinas e melhora a oxigenação, o que trata todo tipo de inflamação, desde a acne até a celulite”, explica a dermatologista Livia Pino, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e professora da Faculdade de Medicina de Valença (RJ).

Leia também: Spa em casa: receitas fáceis para cuidar da pele do rosto

 

Como usar o café para a beleza

Dependendo da região do corpo e da finalidade, o café pode ser usado na forma líquida, em pó e em borra (o que sobra depois que o café é coado) para dar uma forcinha na rotina caseira de beleza. É fácil, você vai ver!

 

O café é um ótimo esfoliante para o rosto

A digital influencer Raiana Oliveira adora esfoliar a pele com café (Instagram @raianaoliver/Reprodução)

A misturinha aqui é simples, simples: uma colher de sopa de café, uma colher de sopa de açúcar e água suficiente para formar uma pastinha (vá colocando aos poucos, até atingir uma textura firme de esfoliante).

Aplique na pele do rosto massageando com movimentos circulares e, quando tiver feito isso em todo o rosto, deixe a “máscara” fazer efeito sobre a pele por 10 minutos. Enxague com água morna e, se quiser, aplique um hidratante logo na sequência.

Além de remover as células mortas, essa esfoliação melhora muito o aspecto de espinhas e ajuda no tratamento contra a acne – lembra que Livia falou sobre acne aqui em cima?

 

Café contra as olheiras

Segundo um estudo da Universidade de Washington (EUA), compressas de café gelado atenuam tanto a coloração quanto o inchaço das olheiras. A baixa temperatura da bebida ajuda a desinchar e a cafeína contrai as veias da região por aproximadamente 48 horas. Logo, se você fizer aplicações diárias, gradativamente terá seu tom natural da pele de volta (e não correrá o risco de parecer um panda ao contrário por causa de corretivos mal aplicados).

A conclusão do estudo alerta, porém, que este tratamento não é definitivo: uma vez interrompido, as olheiras voltarão a aparecer em poucos dias. O ideal é fazer as mudanças necessárias no estilo de vida para se livrar de vez delas.

 

Café contra a celulite

Livia afirma que a celulite nada mais é que uma inflamação crônica, marcada pela gordura aprisionada nos tecidos, e que por isso os produtos com cafeína são muito indicados para aliviar seus efeitos na pele. “Eles ajudam a diminuir a retenção linfática, melhorando a circulação local e diminuindo o ‘efeito casca de laranja’”.

A forma de usar café nas partes do corpo atingidas pela celulite é muito simples. Você só precisa de duas colheres de sopa de borra fresca de café (ou, se não tiver coado a bebida recentemente, da mistura de duas colheres de sopa de pó de café com uma colher de sopa de água) para massagear as regiões com movimentos circulares.

Concentre os movimentos por dois minutos em cada área, deixe o café agir por 15 minutos quando toda a aplicação tiver sido feita e, no final, lave a pele normalmente.

 

O café retarda o envelhecimento das mãos

(iprogressman/Thinkstock)

O envelhecimento natural das mãos tem como resultado uma pele mais flácida e o surgimento daquelas manchinhas claras de idade. Um estudo da Universidade de Bolonha (Itália) apontou que esses sintomas demoram mais para surgir e, se já tiverem aparecido, são atenuados com a aplicação da borra do café nas mãos uma vez por semana.

Basta esfregar bem as mãos na borra do café, deixar agir por 15 minutos e lavar com água fria.

 

O café dá um brilho extra aos cabelos castanhos e pretos

Assim como as loiras usam o chá de camomila, as morenas têm o café como arma para deixar a cor dos cabelos mais viva e brilhante. É só passar uma pastinha de café em pó com água por toda a extensão dos fios, deixar agir por 30 minutos e lavar normalmente.

A acidez do café também ajuda a fechar as cutículas dos fios, dando a eles um brilho extra.

 

Beber café também tem seu valor para a beleza

(Tomwang112/Thinkstock)

Embora de forma não tão direta quanto colocá-lo sobre a pele, o café bebido tem função na manutenção da beleza. Sua ação é principalmente no combate ao envelhecimento precoce da pele. “Ele tem uma propriedade antioxidante importante e combate os radicais livres”, esclarece Livia, que apenas pede cautela: “Vale lembrar que cafeína em excesso pode causar problemas para a saúde”.

Também é bom ter em mente que, ao notar qualquer sinal estranho na pele ou se tiver alguma dúvida sobre como cuidar dela, você deve passar por uma consulta com uma dermatologista.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s