Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Água micelar: conheça o produto que deve entrar na sua rotina de beleza

Ela promete limpar, remover a maquiagem e hidratar a pele sem deixá-la oleosa.

Por Fernanda Morelli
Atualizado em 28 out 2016, 18h26 - Publicado em 21 Maio 2016, 07h00

Você já deve ter se deparado com alguma das versões de água micelar que aos poucos vêm invadindo as prateleiras das farmácias nacionais. O produto já era bem conhecido no exterior e fazia relativo sucesso por aqui graças à propaganda boca a boca dos maquiadores. Não à toa: remove até o make à prova d’água, com eficiência comparada à dos demaquilantes específicos. Ainda tonifica e hidrata levemente a pele sem deixá-la com aspecto oleoso. Apesar do nome, não é água. É chamada assim pela fórmula superleve e por causa das micelas, os componentes responsáveis pela limpeza. “São estruturas químicas cujo formato arredondado e polarizado atrai a sujeira. Em contato com a pele, absorvem as impurezas, removidas com a ajuda de um algodão”, explica a cosmetóloga Sônia Corazza, de São Paulo. Por ser livre de agentes irritantes, como álcool, parabenos e fragrância, a água micelar também é indicada para quem tem pele sensível, pois consegue promover uma higiene efetiva sem agredir nem remover toda a oleosidade natural. “Esse equilíbrio é essencial: se limpamos demais a pele, o organismo acaba produzindo sebo em excesso para compensar a perda. Por outro lado, se não o fizermos efetivamente, os poros podem entupir, o que propicia o surgimento da acne”, diz o dermatologista Alexandre Filippo, de São Paulo. Outra vantagem do produto é manter o pH natural da pele, em geral afetado pela limpeza. “Assim, ela mantém sua capacidade de proteção e reparação”, explica a dermatologista Flavia Ravelli, de São Paulo.

A melhor opção para o seu rosto

Embora a água micelar seja essencialmente neutra, sua composição pode variar um pouco de marca para marca. “Se você tem pele oleosa, procure versões que contenham ativos seborreguladores, como o gluconato de zinco e o ácido salicílico. Eles auxiliam no controle da produção de óleo pelas glândulas sebáceas e dificultam a proliferação da bactéria causadora de acne”, sugere Flavia. Já os outros tipos de pele, incluindo as secas e sensíveis, podem aproveitar as versões mais simples ou com ativos calmantes ou hidratantes, como água termal e extrato de pepino.

Modo de usar

A água micelar pode ser incluída na rotina diária de limpeza. Escolha se prefere aplicar antes ou depois de lavar com sabonete. Passe com um algodão e não se preocupe com o enxágue. “Dispensa o uso de tônico, a não ser para quem tem pele oleosa – ele possui funções específicas, como fechar os poros e controlar a produção de sebo”, avisa Alexandre. E fique atenta ao rótulo: nem todas as versões são adequadas para a região dos olhos, já que alguns produtos podem provocar irritação e ardor.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

O mundo está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por CLAUDIA e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.

Acompanhe por CLAUDIA.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.