Como recuperar a pele após o verão

Confira dicas para renovar a pele depois da temporada de calor

O sol pode prejudicar a sua pele. Cuidado!
Foto: Getty Images

Hidrate e acabe com a acne

O ressecamento da pele ocorre por causa do calor que, com o passar dos dias, desidrata e provoca uma discreta descamação. 

Segundo Adilson Costa, médico da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a primeira recomendação é tomar banhos mais rápidos, com pouco sabonete e água morna, sem esquecer do hidratante corporal ao final. 

No entanto, em alguns casos, de acordo com a predisposição de cada um, as altas temperaturas estimulam as glândulas sebáceas e a pele fica mais oleosa. Assim, além da desidratação, aumenta o surgimento de acne. Nessa situação, prefira produtos sem óleo. 

Como recuperar os cabelos depois do verão

Outra maneira de reverter os estragos do verão é cuidar da alimentação. De acordo com a nutricionista Fernanda Machado, a falta de hidratação causa a escamação cutânea, mesmo que você não veja. 

Evite alimentos condimentados, embutidos e industrializados. Bebidas alcoólicas também pioram o quadro. Consuma muito agrião, couve, maçã, limão, mamão, melancia, melão e caju.

Livre-se das manchas

Como recuperar a pele após o verão

Foto: Getty Images

Outro problema frequente do pós-verão são as manchas. “Para se proteger do sol, a pele passa por um processo inflamatório que desregula a produção de melanina, substância responsável pela cor. Assim, algumas regiões do corpo ficam mais escuras do que outras”, explica o dermatologista Adilson Costa. 

Isso pode ser motivado por inúmeros fatores, como gravidez, velhice ou doença crônica. Mas o principal deles é a falta ou uso inadequado do protetor solar, que deve ser retocado a cada duas horas e ter fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo. O médico lembra ainda que também é preciso usar protetor nas estações mais frias do ano, diariamente. 

Existem medicações para manchas, rugas e acne que são muito eficazes, mas não podem ser adquiridas sem receita médica. É o caso daquelas à base de ácido retinoico, ácido glicólico e hidroquinona. “Para reduzir as manchas na pele diga não ao excesso de leite e seus derivados, amendoim e ovos. Prefira alho, nabo, maçã, alface, cenoura, abóbora e a geleia real, que pode ser encontrada em cápsulas. Esses alimentos possuem antioxidantes capazes de estagnar a inflamação responsável pelas manchas”, diz a nutricionista Fernanda Machado. 

Receita caseira para renovar a pele

Como recuperar a pele após o verão

Foto: Getty Images

O cirurgião plástico Luciano Esteves, da clínica Plena Personal Care, do Rio de Janeiro, indica um esfoliante para peles castigadas pelo excesso de sol, cloro e água do mar. 

Ingredientes
• 1 colher (sopa) de farelo de aveia
• 2 colheres (sopa) de mel
• 2 colheres (sopa) de açúcar cristal 

Modo de fazer
Junte a aveia e o mel, misture e deixe descansar por 15 minutos. Acrescente o açúcar cristal, misture rapidamente e esfregue levemente sobre a pele do rosto e do colo, por cerca de 5 minutos, com movimentos circulares. Depois, espalhe toda a máscara pelo rosto e deixe secar por aproximadamente 15 minutos. Lave bem com água fria. Aplique um hidratante em seguida.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s