Pular para o conteúdo principal

PUBLICADO EM

29/10/2014

ATUALIZADO EM

29/10/2014

Conquiste uma pele 10 anos mais jovem!

NOVA traz truques e tratamentos incríveis para não deixar seu rosto parecer mais velho do que você. Confira!
Conquiste uma pele 10 anos mais jovem!
Reportagem: Sandra Hirata - Edição: MdeMulher

Veja tratamentos de pele para os 20, 30 e 40 anos
Foto: Getty Images

20 para sempre

Pouquíssimas manchas, nadinha de rugas, tudo firme e no lugar. Na faixa dos 20, temos a melhor pele da nossa vida. Que tal parar o relógio e ficar assim para sempre? Meninas, tem de cuidar! "Nessa idade, as palavras-chave são higienizar (do jeito certo), proteger e hidratar", ensina a dermatologista Érica Monteiro, de São Paulo. Veja aqui o que fazer para ter um rostinho de anjo.

MUDANÇA DE HÁBITO: mantenha o frescor da juventude no banho. "Evite água quente e sabonetes detergentes, em barra, que removem a camada de água e óleo protetora da pele, levando-a a ressecar e enrugar", explica a dra. Érica. A dica é optar por sabonetes líquidos: para oleosas, escolha os à base de ácido salicílico, como o Deep Clean, Neutrogena, que contraem os poros; e, para as normais e secas, os do tipo hidratante, como Hydra Confort, L’Oréal Paris.

SEU ARSENAL: para ser jovem para sempre, é indispensável usar filtro solar - lembre-se de que 80% do envelhecimento facial é causado pelo sol - e hidratante todo dia. Tem preguiça ou não tem tempo? Mate dois coelhos e opte por um com filtro solar na fórmula. "Esse produto impede a formação das rugas de expressão e as causadas pela radiação solar", explica o dermatologista Marcelo Bellini, de São Paulo. As oleosas - sim, elas também precisam ser hidratadas - se dão melhor com produtos em gel, como Hidrafil Gel FPS 20, Stiefel. Para as normais e secas, vá de loção, como a Sundown Facial Diário FPS 30, Johnson’s, com hidratação de longa duração.

Pele de bebê

Uma nova técnica de peeling de cristal deixa o rosto lisinho, amaciando, fechando os poros e eliminando manchas de sol. "Agora o equipamento faz uma espécie de sucção e, ao mesmo tempo, rola os cristais sobre ele", explica o dr. Marcelo. O objetivo é provocar uma suave descamação, tornando a pele mais uniforme. Só não pode tomar sol na praia. São indicadas de quatro a cinco sessões.

Medidas enxutas

Happy hour e baladas são irresistíveis, mas deixam como saldo uma silhueta inflada, com gordurinhas sobrando. Para voltar a exibir medidas sequinhas, o truque é fazer drenagem linfática turbinada (combinada a massagem modeladora). A Clínica Eliane Monteiro, em São Paulo, oferece a técnica, que, além de acabar com o inchaço, também combate gordura localizada e celulite.

30 com cara de 20

Seus maiores inimigos são manchas escuras amarronzadas e as sardas, decorrentes do sol tomado desde a infância, sem proteção, ou devido aos hormônios da gravidez. Ao mesmo tempo, a partir dos 30 as linhas e ruguinhas invadem sorrateiramente a face.

MUDANÇA DE HÁBITO: acredite, parar de fumar evita rugas. "As substâncias do cigarro aumentam a degradação do colágeno, o responsável por deixar a pele firme e uniforme", explica o dermatologista Davi de Lacerda, de São Paulo. Além de parar com as tragadas, que também causam linhas tipo código de barras ao redor da boca, nada de dietas radicais. "A perda exagerada de gordura faz o rosto ficar encovado e envelhecido antes do tempo", alerta a dermatologista Mônica Azulay, do Rio de Janeiro.

SEU ARSENAL: acrescente produtos para combater e suavizar as manchas instaladas. Adote filtro solar à base de ativos clareadores e rejuvenescedores, como a soja, encontrada no Minesol Actif FPS 30, ROC, e use clareadores de nova geração, como Clariderm Clear, Stiefel, com o mesmo poder clareador da hidroquinona, sem irritar nem agredir a pele. Use à noite. De dia, a opção é o Fluido Clareador FPS 20, Eucerin, com ácido diólico, que uniformiza a pele por diminuir a produção de melanina. Não se esqueça também de combater e prevenir as rugas, adicionando ao ritual um creme noturno, como Passiflora Dermoativo 30+, Natura, com alto poder de bloquear os radicais livres, que envelhecem a pele.

Tira-manchas

Para eliminar tudo de uma vez - manchas e ruginhas -, o dermatologista Adilson Costa indica fazer um tratamento anual com três sessões mensais de luz intensa pulsada. "A técnica tem alto poder clareador, além de estimular a formação de colágeno para preencher as rugas e firmar o rosto", revela. No lugar da mancha, forma-se uma crosta, que cai em sete dias.

Spray salvador

Aqueles quilinhos extras teimam em envelhecer seu visual? Experimente uma novidade lançada este mês: o spray sublingual à base da planta Gymnema sylvestre inibe a vontade de comer doce. Segundo o cosmetólogo Maurício Pupo, a planta tem efeito hipoglicemiante, ou seja, reduz o açúcar do organismo e, como efeito rebote, a avidez por doces. O spray está disponível em farmácias de manipulação sob prescrição médica.

Acima de 40 parecendo ter 30

Os grandes vilões dessa fase são a flacidez e a perda de volume da face. "A partir dos 40 anos, começa a haver declínio dos hormônios femininos envolvidos na produção de colágeno e elastina", explica o dermatologista Davi de Lacerda. Resultado: os sulcos se aprofundam, os pés de galinha proliferam e a flacidez se acentua, com queda da cauda da sobrancelha e perda de definição da mandíbula. É possível driblar tudo isso e aparentar dez anos a menos.

MUDANÇA DE HÁBITO: nessa faixa etária - e nas seguintes -, o grande desafio é lutar contra a gravidade. Na hora de lavar o rosto, evite ao máximo fazer movimentos bruscos e fortes. E sempre passe o creme com movimentos suaves e ascendentes, levantando a pele. Nas pálpebras, espalhe o produto com o dedo anular, o mais leve para esse tipo de procedimento, levando-o do canto interno do olho até o final da sobrancelha.

SEU ARESENAL: para dar um up imediato ao rosto, adicione ao nécessaire cremes com efeito lifting, como o Nivea Visage Expert Lift Diurno e o Victative Lift Serum, O Boticário. Os chamados preenchedores de rugas, como o Retin-Ox Wrinkle Filler, ROC, com ácido hialurônico, amenizam bastante os sulcos. Quem curte novidade pode experimentar os produtos manipulados sob prescrição médica à base de células-tronco de maçã. A Galena está trazendo para o Brasil o PhytoCellTec, que, segundo o fabricante, protege as células-tronco da pele, devolvendo-lhe a capacidade de agir como uma célula de uma pessoa jovem.

Nova face

A técnica rejuvenescedora da vez é a remodelação facial. "Faço preenchimento com ácido hialurônico nos sulcos e perto das têmporas, devolvendo volume à região. E injeto toxina botulínica para suavizar as rugas e também no músculo platisma para deixar a mandíbula mais definida, como se fosse jovem", diz a dermatologista Mônica Azulay.

Adeus moleza

A novidade contra a aparência de gelatina é o aparelho de radiofrequência Thermage, que promete deixar tudo durinho em uma única sessão. Segundo a dermatologista Daniela Nunes, do Rio de Janeiro, o aparelho dispara ondas que, quando chegam à derme, elevam a temperatura a 60 graus em menos de um segundo para provocar a contração das fibras de colágeno da região.

Vote nas finalistas do 21º Prêmio CLAUDIA

Políticas Públicas

  • Heloísa Helena de Oliveira
    Heloísa Helena de Oliveira

    Monitora e argumenta com políticos para alterar projetos de lei que não favorecem os jovens do Brasil 

  • Maria Clara de Sena
    Maria Clara de Sena

    Única transexual no mundo no cargo de Mecanismo de Prevenção e Combate à Tortura, luta pelos direitos LGBTs 

  • Paula Johns
    Paula Johns

    Fundadora da Aliança de Controle do Tabagismo + Saúde, batalha para controlar o tabagismo  

Ciências

  • Adriana Melo
    Adriana Melo

    Especialista em medicina fetal comprovou a relação entre infecções por zika em e as malformações em bebês

  • Eliana Abdelhay
    Eliana Abdelhay

    Desenvolve pesquisas a fim de melhorar os prognósticos de doenças graves e agiliza o diagnóstico de câncer

  • Thelma Krug
    Thelma Krug

    Restringe o desmatamento nas florestas e emissão de poluentes, responsáveis pelas mudanças climáticas

Revelação

  • Alessandra Orofino
    Alessandra Orofino

    Esta à frente de uma ONG que conecta pessoas interessadas em solucionar problemas no Rio de Janeiro

  • Raquel Helen Santos Silva
    Raquel Helen Santos Silva

    Destaca-se por criar projetos de empoderamento e por conseguir apoio internacional para as causas feministas

  • Samantha Karpe e Letícia Camargo Padilha
    Samantha Karpe e Letícia Camargo Padilha

    Desenvolveram uma cobertura para ruas e estradas mais resistente, econômica e sustentável que a convencional

Cultura

  • Anna Muylaert
    Anna Muylaert

    Diretora do filme Que Horas Ela Volta?, aqueceu a discussão sobre a exploração do trabalho doméstico no Brasil

  • Mari Corrêa
    Mari Corrêa

    Realiza oficinas de cinema em aldeias do Xingu e ensina os índios a registrar sua cultura, história e hábitos

  • Panmela Castro
    Panmela Castro

    Imprime sua arte em murais e performances e oferece oficinas para prevenir a violência contra as mulheres 

Negócios

  • Cristina Junqueira
    Cristina Junqueira

    Criou o Nubank, cartão de crédito que pode ser administrado pelo celular, dispensa o banco e não tem anuidade

  • Mariana Alves Madureira
    Mariana Alves Madureira

    Trabalha para impulsionar o desenvolvimento econômico de lugares pobres estimulando o potencial turístico

  • Carla Renata Sarni
    Carla Renata Sarni

    Criou uma rede de consultórios que oferece tratamento odontológico a um custo acessível na periferia

Consultora NATURA

  • Juthay Nogueira
    Juthay Nogueira

    Promove ações para evitar que os jovens entrem para o tráfico de drogas, em uma comunidade de Belo Horizonte

  • Nilcimar Maria Silvestre dos Santos
    Nilcimar Maria Silvestre dos Santos

    Fundou uma associação que apoia vítimas de agressão doméstica e estimula o empreendedorismo 

  • Rozimere Santos Oliveira Souto
    Rozimere Santos Oliveira Souto

    Líder que organiza a produção agrícola e o empreendedorismo entre as mulheres, no Sertão da Paraíba

Trabalho Social

  • Marineide Silva
    Marineide Silva

    Criou uma ONG para ensinar corrida para mais de 500 crianças e adultos no bairro mais violento de São Paulo

  • Brigitte Louchez
    Brigitte Louchez

    Está à frente de uma ONG que luta para combater a exploração sexual de crianças e jovens em Fortaleza, no Ceará

  • Mônica Azzariti
    Mônica Azzariti

    A fonoaudióloga prepara policiais para que resolvam ocorrências nas favelas sem violência, evitando conflitos

  • Este campo genérico trata a saída do campo título do bloco card na view, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    Este campo genérico trata a saída do campo legenda do bloco card, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    O que é destaque no MdM
  • Este campo genérico trata a saída do campo título do bloco card na view, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    Este campo genérico trata a saída do campo legenda do bloco card, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    O que é destaque no MdM
  • Este campo genérico trata a saída do campo título do bloco card na view, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    Este campo genérico trata a saída do campo legenda do bloco card, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    O que é destaque no MdM
    Testamos as famosas massagens tailandesas que tratam dores e propor...
  • Este campo genérico trata a saída do campo título do bloco card na view, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    Este campo genérico trata a saída do campo legenda do bloco card, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    O que é destaque no MdM
    A foto desta mãe abraçando a caçula antes de ter outro filho vai...
  • Este campo genérico trata a saída do campo título do bloco card na view, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    Este campo genérico trata a saída do campo legenda do bloco card, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    O que é destaque no MdM
    Conheça o coletivo de advogadas que já atendeu centenas de mulher...
  • Este campo genérico trata a saída do campo título do bloco card na view, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    Este campo genérico trata a saída do campo legenda do bloco card, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    O que é destaque no MdM
    As maiores tendências de verão para você já ir preparando o arm...
  • Este campo genérico trata a saída do campo título do bloco card na view, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    Este campo genérico trata a saída do campo legenda do bloco card, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    O que é destaque no MdM
  • Este campo genérico trata a saída do campo título do bloco card na view, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    Este campo genérico trata a saída do campo legenda do bloco card, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    O que é destaque no MdM
    Sasha Meneghel lacra na primeira entrevista na TV: "Já tive u...