Tratamentos de pele poderosos

Rastreamos o que há de melhor em tratamentos de pele: peeling de 5 minutos, clareador de manchas em comprimido e tratamento para eliminar ruguinhas, poros dilatados e cicatriz de acne

Escrito por

Redação M de Mulher

Atualizado em 25/06/2012 em

NOVA

um conteúdo de

Tratamentos de pele poderosos
Reportagem: Verônica Meyer - Edição: MdeMulher

Reunimos os tratamentos de pele mais poderosos para você
Foto: Getty Images

Peeling algowhite

A novidade: trata-se de um peeling de enzimas extraídas da alga marrom. O “white” vem de suas propriedades para clarear manchas e amenizar o fotoenvelhecimento. Pode ser usado por quem se bronzeou, mas é bom evitar o sol uma semana antes do tratamento.

O diferencial: em forma de gel, o produto é aplicado diretamente no rosto, onde age por cerca de apenas cinco minutos. Segundo a dermatologista Ligia Kogos, ele não dói, não arde, e a recuperação é rápida. Nos três dias após a aplicação, a pele pode ficar um pouco vermelha e descamar de leve. Depois disso, fica mais clara e mais uniforme.

Indicação: de três a quatro sessões, com intervalos de 15 dias.

Exoplastia

A novidade: uma versão menos agressiva do peeling de fenol, desenvolvida pelo médico José Kacowicz, especialista em farmacologia cosmética. O tratamento tem ótimo poder rejuvenescedor, mas deixa a pele praticamente em carne viva.

O diferencial: indicada para tratar rugas e linhas de expressão acentuadas, oferece uma recuperação mais rápida e dói menos — mesmo assim, a dor é considerada de moderada a alta. Tanto que é necessário tomar anestesia. Em vez dos cerca de dois a seis meses para ter o rosto regenerado, nessa versão a pele demora oito dias para cicatrizar. Durante esse tempo, é proibido falar, sorrir, chorar, escovar os dentes e só dá para se alimentar por canudinho. Após retirar os curativos, são mais 30 dias de recuperação.

Indicação: uma sessão.

Resurfacing fracionado

A novidade: o Fraxel, que já ajudou mulheres a se livrar de flacidez, cicatriz de acne e manchas, passou por uma reformulação. A nova versão desse laser fracionado dispensa a tinta azul, que era aplicada no rosto para definir a área a ser tratada. A técnica vale até para peles bronzeadas.

O diferencial: além de doer menos (é aplicada uma pomada anestésica), o aparelho ficou mais potente. Atinge uma profundidade duas vezes maior que a versão anterior, estimulando a produção de colágeno e elastina. Não forma cascas e deixa a pele vermelha por um ou dois dias. “Durante esse período, é preciso evitar o sol”, diz o dermatologista Otávio Macedo.

Indicação: em média, quatro sessões, com intervalos de duas a três semanas entre elas.

Peeling de diamante com hidratação simultânea

A novidade: une um peeling realizado por aparelho com a aplicação de uma máscara de hidratação profunda. Dá ótimos resultados contra o ressecamento.

O diferencial: o aparelho possui uma ponteira de diamante que faz uma microdermoabrasão no rosto. Para amenizar a sensação de ardência, é borrifado um jato de água termal gelada. Depois, entra em ação a máscara de hidratação. “Os resultados duram cerca de 15 dias”, diz a dermatologista Christiana Moron, de São Paulo.

Indicação: três sessões, com intervalos de uma semana.

3D tridimensional

A novidade: o tratamento reúne três tecnologias para combater rugas, manchas, cicatrizes de acne, poros dilatados e flacidez: infravermelho, luz pulsada e laser fracionado.

O diferencial: os três procedimentos são realizados no mesmo dia ou em datas separadas, como a paciente preferir. Cada aplicação dura cerca de uma hora e a pele pode ficar vermelha e sensível. “Mas após um ou dois dias já é possível ver um rosto liso, com maior tônus e mais claro”, garante o dermatologista João Carlos Pereira, fundador da Sociedade Brasileira de Laser. Os benefícios duram de um a dois anos.

Indicação: cerca de três sessões de cada aparelho, uma vez por mês.

Tratamento multifatorial

A novidade: um clareador via oral, ingerido duas vezes por dia.

O diferencial: desenvolvido pela dermatologista Maria Bussade e indicado para acabar com manchas e envelhecimento precoce. Além do comprimido, conta com proteção solar intensiva e fórmulas tópicas clareadoras.

Indicação: pode ser dividido em três partes. Na primeira, a paciente usa um protetor solar intenso. Na segunda, duas vezes ao dia (manhã e noite) são aplicados cremes clareadores à base de vitamina C ou ácido glicólico. Por fim, entram os clareadores via oral, que deverão ser ingeridos duas vezes ao dia. O tratamento leva de oito a 12 semanas e deve ser repetido após dois meses.