(none)

Dicas para combinar a cor do esmalte da mão com a do pé

Veja como usar a teoria básica das cores na hora de escolher a combinação perfeita entre esmaltes do pé e da mão. Azul com roxo, rosa com laranja e claro com escuro deixam qualquer produção mais divertida!

Publicado em 02/05/2012

Reportagem: Gabriella Cartaxo - Edição: MdeMulher

Conteúdo GLOSS

Esmaltes azuis combinam perfeitamente com tons de roxo. O usado na imagem é o "Jeans", da Colorama
Foto: Hugo Frasa e Ronaldo Franco

Está lembrada das teorias básicas de cor, aquelas que você aprendeu na aula de artes? Elas podem ajudar, e muito, na hora de escolher a combinação perfeita entre os esmaltes do pé e da mão. O círculo cromático (veja no final da matéria) é o único material de que você vai precisar. Composto de 12 cores, ele se divide em três tons primários (amarelo, azul e vermelho), três secundários (verde, violeta e laranja, resultantes da mistura das primárias entre si) e seis terciários (outras variações de verde, violeta e laranja criadas pelas misturas das primárias com as secundárias). Aprenda a tirar o melhor proveito dessa ferramenta!

Boa vizinhança

As cores análogas são vizinhas no círculo cromático - o rosa que aparece do lado do laranja, o azul que faz fronteira com o roxo... "O contraste entre essas cores é sutil, mas sofisticado!", diz a maquiadora Vanessa Rozan, fundadora do Liceu de Maquiagem, em São Paulo. A professora de moda Patrícia Fonseca, da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) de São Paulo, indica dobradinhas que considera matadoras sempre: "Pintar as mãos de tons alaranjados e os pés de tons vermelhos fica descolado e moderno. Laranja nas mãos e vinho intenso nos pés é ótimo para se jogar na balada."

A duplinha amarelo e roxo é sucesso garantido. O amarelo da imagem é o "Cajá Manga", da Impala
Foto: Hugo Frasa e Ronaldo Franco

Os opostos se atraem

As cores complementares são aquelas que ficam em lados opostos no círculo cromático - as duplinhas amarelo e roxo, azul e laranja e verde-clarinho e vermelho, por exemplo. "A combinação desses tons é sempre harmônica", ensina a professora de moda Luara Proença, da Escola Panamericana de Arte e Design. Se você misturar as duas cores, elas se neutralizam, viram cinza. Separadas, contrastam sem "gritar".

Os clarinhos combinam com versões mais escuras. Na foto, estão o "Violeta", da Colorama, e o "Nouvelle Vague", da Chanel
Foto: Hugo Frasa e Ronaldo Franco

Claro e escuro

Outro jeito moderno para se dar bem na harmonia entre pés e mãos é apostar em cores da mesma família, o famoso tom sobre tom. O segredo é usar a mesma cor tanto no pé quanto na mão, só que com variação de luminosidade, como rosa-claro com rosa-escuro, verde-claro com verde-escuro, azul-claro com azul-escuro e assim por diante. "Se quiser dar mais destaque para as mãos do que para os pés, aplique nelas a cor mais escura", aconselha Camila Zatz, do blog Louca por Esmaltes. E vice-versa.

Se o cremoso foi usado no pé, teste um fosco nas mãos. Misture texturas! Na imagem está o "Ângela", da Rivka Color
Foto: Hugo Frasa e Ronaldo Franco

Muito além do arco-íris

Quem curte moda já sabe que misturar diferentes texturas em um mesmo look é super tendência: tricôs com couro, paetês com veludo, pelúcia com jeans... A mesma ideia vale para os esmaltes. Dá para combinar em pés e mãos os foscos com glitter, metalizados, cremosos, perolados, flocados... Mixar texturas garante modernidade ao look das unhas.

Círculo cromático

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

isa neide silva - gostaria de saber se pode pinta pé e mão da mesma cor se não e brega - 13/12/2012 09:49:12

lia - ajudo em nada - 09/09/2012 01:18:51

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.