nao

Adeus aos pêlos encravados

Tormento de muitas mulheres, os fios que crescem debaixo da pele podem ser eliminados

Publicado em 23/10/2008

Sabrina Felix

Conteúdo VIVA!MAIS
Evite espremer o pêlo para não manchar a pele

Evite espremer o pêlo para não manchar a pele
Foto: Dreamstime

Ter uma pele lisinha é o sonho de qualquer mulher. Mas, algumas vezes, somos acordadas por um pesadelo: o dos pêlos encravados. Mais freqüentes entre quem tem cabelos enrolados — pois os fios não nascem retos, dificultando sua saída —, eles atacam a maioria de nós e muitos homens... Nesses casos, o que fazer? Deixá-los lá, nem pensar. Cutucá-los pode ser pior, desencadeando inflamações e até cistos! Veja como minimizar os riscos e combater o problema.

Aparecimento

· Roupas muito apertadas — em qualquer parte do corpo, e não apenas nas pernas — favorecem o encravamento dos pêlos.
· Remoção com cera quente ou fria é contra-indicada pelos especialistas. Como o método arranca o cabelo pela raiz, o seu eixo de crescimento se altera.
· Apesar de só dissolver o pêlo, a depilação com creme também pode encravá-lo se o produto penetrar em uma ferida.
· A lâmina de barbear não provoca o problema, pois apenas corta o fio. Mas ela pode machucar a pele, facilitando a entrada de bactérias e, conseqüentemente, uma inflamação. Isso, sim, pode gerar o encravamento.

Combate

· No banho, adote um sabonete líquido livre de óleo mineral ou derivados de petróleo e uma bucha vegetal. Esfregue suavemente.
· Usar esfoliante regularmente ajuda a minimizar o problema. Passe-o três dias antes da depilação para expulsar a penugem encravada. No entanto, nem pense em aplicá-lo em regiões machucadas – irá irritá-las ainda mais!
· Recorreu à lâmina de barbear para deixar a perna lisinha? Então, lixo! Nada de usá-la mais uma vez.
· Depilação com cera quente/fria deixa os poros abertos, dilatados. Por isso, durante três dias, não use substâncias irritantes, como cremes e loções.
· Nunca reutilize a cera para a remoção dos fios. Jogue-a fora!
· Se sua pele estiver esbranquiçada ou rachada e for necessário usar algum produto, fique atenta às reações.
· Para retirar o fio encravado, recorra a uma pinça. Vá com todo cuidado para não machucar a pele!

Cuidados e tratamentos

· Resista à tentação e jamais cutuque o pêlo encravado. Além de piorar o quadro, sua pele pode ficar marcada!
· A penugem está muito profunda? Já para o dermatologista.
· Em caso de inflamação, o tratamento é feito com antibióticos de uso local.
· Se não melhorou, volte ao especialista, pois pode ser necessário drenar a lesão.

Estágios

Encravado: o pêlo cresce debaixo da pele. Não representa mal nenhum.
Inflamado: a área fica inchada e levemente avermelhada. Algumas vezes, apresenta secreção amarela e, em geral, causa dor.
Cisto: maior, dolorido e mais rígido do que a inflamação. A drenagem não garante que ele não volte.

Solução

A depilação definitiva a laser pode ser uma saída para reduzir o problema. Em geral, são necessárias seis sessões para cada região. Mas, saiba: o método elimina os fios existentes, contudo, não impede o aparecimento de novos. Portanto, pense bem antes de investir!


Agradecimentos: Cláudia Maia, dermatologista e integrante da diretoria-executiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia, e Renata Magalhães, dermatologista e médica -assistente da disciplina de dermatologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)


 

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

<b>Kelly</b> - Olá, tenho problemas sérios como pontinhos pretos em toda perna e tbm pontinhos vermelhos. Faço depilação com o aparelho que arranca pela raiz. Nao uso short a anos pq morro de vergonha. Me ajude, por favor!!!! minha pele eh clara e não tomo sol.Obrigada - 01/02/2014 19:38:31

<b>Renata</b> - Eu sou loira natural, logo acho que n¿o existe tratamento :-(J¿ tentei todos os tipo de laser, mas como meus p¿los s¿o quase brancos, nada funcionou... - 25/01/2013 18:13:20

<b>crislane</b> - costumu usar cal¿a jens com frequencia, ser¿ ela a respons¿vel por tantos p¿los encravados nas minhas coxas? - 15/07/2012 14:16:52

<b>THAÍS</b> - e TINHA VARIOS PELOS ENGRAVADOS, FICAVAM VERMELHOR E MINHA BATATA NA PERNA FICAVA HORRIVEL, SEM FALAR QUE FUTUCAVA BASTANTE FICANDO VERMELHOS E ESCRAVADOS, PESQUESEI VARIAS VEZES NA INTERNET FIZ VARIAS TENTAIVAS E NADA RESOLVIA E MINHA PERDA FICANDO MANCHADA E FEIA, EM UM CERTO DIA TAVA TOMANDO BANHO VI UMA PEDRA POMES, AI PENSEI SE UMA BUCHA NÃO RESOLVE ELA VAI RESOLVER. AI PASSEI BASTANTE SABONETE LIQUIDO E DEPOIS FUI FAZENDO MOVIMENTOS CIRCULARES COM A PEDRA POMES BEM DE LEVE, POR QUE MINHA PENA É DELICADA E NÃO IGUAL AOS PÉS QUE DÁ PRA POR MAIS UM POUCO DE FORÇA. MOVIMENTOS CIRCULAR E DELICADOS, RESULTADO PAROU DE NASCER PELO ENGRAVO E A MINHA PERNAS VOLTARAO A FICAR LIMPAS E SEM MANCHA, OBS AGORA QUANDO TO SEM TEMPO USO GILETE MESMO PARA FAZER AS PERNAS E NÃO TENHO MAIS PROBLEMAS COM PELOS ENGRAVADOS.fICA A DICA PRA QUEM PRECISAR. OBS.: Usem oléo de banho também depois que terminar a pela fica lisinha, bonita e sem pelo engravado. - 25/03/2012 08:48:48

<b>Yolany</b> - Ola eu tenho muitos pelos encravados nas minhas pernas especificamente nas coxas e tem aspecto de puntos pretos ser¿ devido aos pelos encravados o est¿ manchada? ,sera que algum esfoliante me ajudaria ?posso utilizar qualquer esfoliante o um em especifico?a minha pele ¿ morena ,aguardo resposta muito abrigada - 06/03/2012 12:43:03

<b>cristiana</b> - Oi gostaria de saber um tratamento para pelos encravados, fiz depilação pela primeira vez é agora os pelos estão nascendo encravados o que faço, pois tenho muito pelos.Obrigada!!!! - 10/10/2010 10:46:01

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.