nao

Tratamentos para renovar seus dentes em 1 dia ou 1 semana

Hoje é possível entrar no consultório do dentista com um sorriso apagadinho e sair de lá feliz da vida!

Atualizado em 21/07/2014

Carmen Cagnoni - Edição: MdeMulher

Mulher sorrindo

Os tratamentos estéticos não exigem mais um tempo enorme para transformarem seu sorriso
Foto: Thinkstock

Os tratamentos odontológicos com finalidade estética, atualmente, deixaram de exigir dias e dias. Há técnicas, como clareamento a laser, que precisa de apenas algumas horas para deixar o sorriso branquinho. A colocação das facetas de porcelana para alinhar os dentes também pode ser feita numa única sessão. 
 
"Os pacientes pedem tratamentos cada vez menos invasivos, mais rápidos e previsíveis, ou seja, eles querem prever o resultado", afirma Maristela Lobo, cirurgiã-dentista, de São Paulo. Tanto que, para atender esse desejo, existem clínicas que oferecem um day spa odontológico. Nele, vários procedimentos são realizados com o objetivo de restaurar o equilíbrio estético do rosto. "Costumo dizer que um belo sorriso resgata a auto-estima de qualquer pessoa. Sem falar que rejuvenesce uns dez anos", fala Maristela Lobo. Ficou interessada numa transformação express? Listamos os tratamentos mais modernos para você fazer em apenas um dia ou em até uma semana. 
 

1 dia: dentes e gengiva clarinhos 

Clareamento a laser 
 
Indicação: clarear ou uniformizar o tom dos dentes e eliminar manchas. Mas atenção: próteses e restaurações não podem ser clareadas. 
 
Técnica: "O peróxido de hidrogênio é ativado pelo laser, que acelera a velocidade de clareamento", diz Leonardo Ganzarolli, do Instituto Bibancos de Odontologia, em São Paulo. A sessão demora cerca de uma hora. 
 
Contraindicação: "Pessoas com histórico de sensibilidade severa nos dentes", fala Marcelo Fonseca, presidente da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética. 
 
Cuidados: não ingerir alimentos com cores fortes e corantes (suco de uva, vinho tinto, café, chá preto, refrigerantes à base de cola etc.) e evitar o cigarro. 
 
Durabilidade: de um ano e meio a dois. 
 
Restauração em resina 
 
Indicação: para pessoas insatisfeitas com a aparência das restaurações prateadas ou escurecidas ou quando elas encontram-se fora do lugar, gerando desconforto e risco de cáries. 
 
Técnica: o profissional remove a restauração antiga de amálgama, aquela prateada, e, imediatamente, confecciona a nova restauração em resina, de tonalidade clara como a do dente. "O procedimento é finalizado com acabamento e polimento", explica Marcelo Fonseca. Também é possível utilizar porcelana no lugar da resina, mas esse material tem um custo mais elevado. O tempo de colocação varia de uma hora a um dia. 
 
Contraindicação: não há. 
 
Cuidados: manter as consultas regulares ao dentista. 
 
Durabilidade: cerca de dez anos. 
 
Peeling gengival 
 
Indicação: clarear gengiva escura, mais frequente em pessoas da raça negra, oriental e fumantes de longa data. 
 
Técnica: trata-se de uma espécie de esfoliação. "Usamos um aparelho que tem a ponta diamantada aliado ao ultrassom para melhorar o aspecto da gengiva arroxeada e escura, decorrente da produção excessiva de melanina", explica Hugo Roberto Lewgoy, especialista, mestre e doutor pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. 
 
Contraindicação: presença de gengivite, periodontite e herpes em atividade. 
 
Cuidados: uso de uma escova dental específica para higienização pós-cirurgia, de acordo com orientação do dentista. 
 
Durabilidade: o tratamento é definitivo. 
 
Toxina botulínica 
 
Indicação: deixar a gengiva menos aparente ao sorrir. 
 
Técnica: um dos usos da toxina botulínica na odontologia é tratar o sorriso gengival. "Injetamos a substância em alguns pontos, como na parte interna dos lábios superiores ou ao lado das narinas, para relaxar a musculatura. Dessa forma, a pele do lábio não sobe tanto ao sorrir e a gengiva aparece menos", explica Daniel Vasconcellos, odontologista da Clean Clínica, em São Paulo. "A solução é temporária e menos invasiva do que a cirurgia com o mesmo fim. Se a paciente gostar do resultado, poderá partir para a operação", completa. 
 
Contraindicação: gestantes e mulheres com hipersensibilidade ao produto. 
 
Cuidados: não pressionar o local por 24 horas. Evitar a prática de atividade física no mesmo dia. 
 
Durabilidade: seis meses. 
 

1 semana: redesenhando a forma 

Facetas de porcelana 
 
Indicação: sorriso desalinhado, canino pontudo, dentes de tamanhos diferentes. 
 
Técnica: fechar espaços, modificar a forma, a cor e o tamanho dos dentes com mínimo desgaste é o objetivo do procedimento realizado por meio de lâminas de porcelana fixadas com uma cola especial. "Na primeira sessão, é feita a moldagem. Na segunda, ocorre a instalação provisória e uma prova estética para checar o resultado. Na terceira, são colocadas as facetas definitivamente", explica Daniel Vasconcellos. "Os dentes que serão modificados sofrem um desgaste artificial para receber as facetas", diz Marcelo Fonseca. 
 
Contraindicação: presença de muitas restaurações antigas, bruxismo, perda óssea e determinados tratamentos de canal, além de dentes escurecidos. 
 
Cuidados: boa higiene e limpeza profissional a cada seis meses. 
 
Durabilidade: dez anos, em média. 
 
Fragmentos de porcelana 
 
Indicação: pequenas correções e harmonização do sorriso, como diastemas (vão entre os dentes da frente), dentes com diferenças de tamanho ou levemente tortos. 
 
Técnica: as lâminas de porcelana são geradas a partir de moldes e do estudo de cada paciente e, então, confeccionadas com uma camada ultrafina e em um tamanho reduzido. "Os fragmentos proporcionam harmonização e correção de um sorriso sem que haja desgaste do dente, preservando sua estrutura. O método transforma pequenos defeitos com perfeição e naturalidade", explica Luis Calicchio, do Ateliê Oral. 
 
Contraindicação: dentes escurecidos. 
 
Cuidados: boa higiene e limpeza profissional a cada seis meses. 
 
Durabilidade: de dez a 15 anos. 
 
Clareamento combinado 
 
Indicação: uniformizar o tom, clarear ou recuperar a cor original dos dentes. 
 
Técnica: utiliza uma moldeira onde é disposto o gel de peróxido de carbamida em concentração que varia de 10% a 30%. Esse acessório deverá ser encaixado nos dentes, em geral, durante à noite. "Para um resultado mais rápido, o ideal é associar técnicas: o paciente faz uma sessão de clareamento com laser no consultório do dentista (que dura, em média, 45 minutos) e continua o tratamento em casa por uma semana, em média", conta Maristela Lobo. 
 
Contraindicação: sensibilidade acentuada nos dentes. 
 
Cuidados: não ingerir alimentos com cores fortes ou corantes e não fumar. 
 
Durabilidade: de um a dois anos. 

Comente