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O fim do inchaço!

Com algumas atitudes simples, dá, sim, para se livrar do inchaço, baixar o ponteiro da balança e o número do seu manequim. Interessada?

Publicado em 26/06/2012

Reportagem: Angela Senra - Edição: MdeMulher

Adeus inchaço

Desinchar é uma boa maneira para diminuir medidas
Foto: Getty Images

Basta aquele período do mês se aproximar para seus shorts ficarem justos? Pode ser culpa da retenção hídrica causada pelo aumento do nível de estrógeno durante a TPM, que faz os rins trabalharem devagar. Sente os tops apertados no abdômen mesmo longe de a menstruação chegar? Drinques alcoólicos instalam o inchaço instantaneamente. E alimentação cheia de itens industrializados é outro desencadeador do efeito esponja, por conter muito sódio. O problema (que traz olheiras e queda de cabelo) é causado também por distúrbios renais, circulatórios, alergias alimentares, sedentarismo, usar salto alto e dias muito quentes. Seu corpo acumula água e pesa até 3 quilos mais! Aprenda a dar fim a esse ciclo a seguir.

Bebidas drenantes

Beba água. A nutricionista Cynthia Antonaccio, de São Paulo, explica que o líquido favorece a eliminação de toxinas pela urina. "A hidratação pode diminuir o inchaço e contribuir para o controle de peso." A recomendação é de oito a dez copos por dia. Vale incluir chás, como os de hibisco e cavalinha, e sucos com clorofila. O ideal são de duas a três xícaras por dia.

Mistura que afina

Duas receitas da nutricionista Elainde de Pádua, da Clínica DNA Nutri, em São Paulo, para desinchar:

Para colocar no suco

Clorofila: "Não altera o sabor da bebida e, se você tomar todos os dias (além de fazer uma dieta equilibrada), pode perder até 4 quilos em um mês."

Modo de fazer: Bata no liquidificador 1 xícara (chá) de agrião, 1 xícara (chá) de couve, ½ maço de salsinha, 600 ml de água; coe e coloque em fôrmas de gelo no congelador. Ao preparar um suco, junte uma pedra.

Para temperar
Some uma colher desta receita, que dura até 20 dias, a seus pratos.

Modo de fazer: No liquidificador, bata 1 maço de sálvia, 1 alho-poró, ½ xícara de aipo, 4 cabeças de alho, 1 cebola grande, 1 pimentão vermelho, manjericão, alfavaca, hortelã, pimenta a gosto, 10 ramos de alecrim, 10 folhas de manjerona, 10 colher (sopa) de óleo de canola, azeite de oliva ou água para misturar, 1 xícara (café) de sal. Guarde em potes tampados.

Sal, não gosto

Para ficar mais esguia, você precisa ficar de olho no consumo de sódio. A recomendação máxima diária é de 2 400 miligramas (uma colher de chá), mas, como ele está presente em praticamente todos os produtos industrializados, mesmo nos diet e light, em grande quantidade, é fácil ultrapassar a medida. Se vale trocar o tipo de sal? Confira:

Refinado: seus grãos são processados em forma de pequenos cubos, que passam facilmente pelos buracos do saleiro. É composto de mais de 99% de cloreto de sódio.

Marinho: seus grãos possuem formato irregular, de pirâmide ou flocos, e por isso se dissolvem mais rápido. Também é composto de mais de 99% de cloreto de sódio.

Light: composto de 50% de cloreto sódio e 50% de cloreto de potássio, é uma opção mais saudável. "Ainda assim, a quantidade máxima diária é uma colher de chá", indica Elaine.

Alimentos que desincham

Kiwi: contém cálcio, magnésio e potássio, que facilitam a diminuição da retenção hídrica.

Alface: as folhas são ricas em clorofila, ácido fólico, vitamina C, potássio e fitoquímicos, como flavonoides e lactucina, que auxiliam no processo de desintoxicação e redução do inchaço.

Melancia, Manga: ajudam a eliminar ácido úrico.

Melão: diurético e laxante, desintoxica o fígado.

Capim-cidreira e salsinha: ricos em cálcio, magnésio e ácido fólico, são ótimos para acabar com gases, além de possuir ação diurética.

Alcachofra, aspargo e chicória: têm inulina - boa para manter a flora intestinal saudável e, com isso, diminuir a barriga. Têm função diurética.

Água de coco: contém eletrólitos como potássio e magnésio, capazes de minimizar o inchaço.

Pera: digestiva, ajuda a dar fim à retenção hídrica, às toxinas e ao acido úrico.

Suco de uva: tem ação depurativa, o que favorece a expulsão do excesso de toxinas.

Um tipo de exercício basta

A mesma atividade física que ajuda você a emagrecer também dá um jeito no inchaço. "Quarenta minutos diários de exercícios aeróbicos acabam com a retenção hídrica", diz a fisiologista e personal trainer Stella Krieger, da Body Expression, de São Paulo. "Caminhada, natação, andar de bicicleta, o que preferir." Isso porque esse tipo de malhação tem efeito direto sobre o metabolismo. "Além de aumentar os batimentos do coração, também acelera vários processos no corpo, como a queima de gordura e calorias, eliminação de líquidos e toxinas." No período menstrual, a boa pedida é ampliar o tempo e diminuir o ritmo do exercício. "Em vez de 40 minutos de esteira, você poder fazer 50 em uma velocidade mais baixa."

Alimentos que incham

Produtos industrializados: mesmo os light são ricos em sódio.

Refrigerantes e bebidas gaseificadas: os primeiros esbanjam sódio. No segundo caso, o gás provoca dilatação abdominal.

Embutidos e defumados: salsicha, linguiça.

Frios: presunto, salame, queijos.

Temperos: em tabletes ou em pó.

Enlatados: atum, milho, ervilha, molhos.

Conservas: azeitona, aspargo, alcaparra.

Carnes salgadas: bacalhau, carne-seca.

Condimentos: ketchup, mostarda, shoyu.

Pratos congelados e queijos amarelos

Massagem no chuveiro

A esteticista Eliane Monteiro, de São Paulo,ensina manobras que você pode fazer pelo menos uma vez por semana (ou duas na que antecede a menstruação).

Rosto

1. Espalhe creme indicado para seu tipo de pele na região dos olhos e outro no rosto.

2. Com os dedos anulares, pressione levemente as pálpebras inferiores até as têmporas.

3. Posicione as mãos abertas sobre o rosto e com os dedos anulares desça pressionando o contorno das pálpebras até o nariz. Em seguida, empurre levemente até as têmporas.

4. Com os dedos anulares voltados para baixo, pressione a testa em direção à raiz dos cabelos. Repita três vezes.

5. Com a mão fechada, massageie o rosto nas têmporas. Bombeie, empurre com os dedos indicadores e feche a mão de novo.

Pescoço

Passe creme indicado para seu tipo de pele na região e com a mão direita aberta desça até o colo. Repita três vezes. Faça agora o mesmo movimento com a mão esquerda. Repita três vezes.

Corpo

1. "Abra" os gânglios da virilha tocando a área com as mãos espalmadas.

2. Faça o mesmo na região atrás dos joelhos, com as mãos em concha.

3. Suba as mãos fazendo pressão na coxa, no sentido da virilha.

4. Toque a batata da perna e suba pressionando levemente as pernas com as mãos até os joelhos, como se estivesse bombeando a região.

5. No abdômen, faça massagem em sentido horário. Repita três vezes.

6. Coloque a mão direita na cintura do lado esquerdo e puxe pressionando até o umbigo. Desça até a virilha, fazendo pressão para finalizar. Repita do outro lado.

Comentários

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