Sempre jovem: descubra os benefícios do ácido hialurônico para a pele

O ácido hialurônico é um grande aliado contra os sinais de envelhecimento e consegue corrigir rugas, eliminar marcas de espinha, aumentar os lábios e até dar um sumiço nas celulites! Veja os benefícios e os tratamentos que podem ser feitos com ele

Foto: Getty Images

O ácido hialurônico é uma molécula já presente no organismo, responsável por atrair e reter a água ao seu redor, dando mais viço, firmeza e textura homogênea à pele. Mas, após os 25 anos, a quantidade dele no organismo começa a diminuir e os primeiros sinais de envelhecimento, como rugas e ressecamento, começam a aparecer. É aí que entram os tratamentos estéticos.Além de proporcionarem maior hidratação, eles também podem ser usados como preenchedores, garantindo a correção de rugas, olheiras profundas e lábios finos. “Como é uma substância já presente no organismo, o corpo acaba absorvendo a substância e por isso o resultado é mais natural que outros procedimentos”, diz o dermatologista Jardis Volpi, de São Paulo. O fator negativo é que os tratamentos não são definitivos e exigem manutenção a cada 6 meses ou 1 ano, no máximo. Confira a seguir como o ácido hialurônico pode fazer bem à sua pele:

Preenchimento

Indicado para a região da face, onde se formam as rugas mais fundas como bigode chinês e linhas ao redor da boca, e em regiões que perderam massa com o passar dos anos, como olheiras, maçãs do rosto e lábios. “Ele também pode ser usado em lugares inusitados como o lóbulo da orelha, que fica fininho, e nos lábios vaginais”, afirma Valcinir Bedin, dermatologista de São Paulo. O gel preenchedor é injetável e varia na concentração de ácido hialurônico de acordo com o efeito esperado. Nos primeiros dias após o procedimento a área pode ficar levemente inchada e com hematoma. “Caso a isso aconteça, evite o sol durante e use corretivos verdes que neutralizam o roxo, para disfarçar”, ensina a dermatologista Claudia Marçal, de Campinas. Os resultados são vistos após 3 dias e duram de 3 meses a 1 ano.

Melhora da Textura E Hidratação

É um tratamento injetável, mas não tem função preenchedora. Aqui o ácido hialurônico redobra a hidratação em peles que só têm rugas finas e com os sinais iniciais de envelhecimento. Primeiro é feita aanestesia local e, em seguida, a injeção de ácido hialurônico com microagulhas. O rejuvenescimento e a melhora do tônus cutâneo são vistos em 2 meses. Esse tratamento pode ser feito em todas as regiões, principalmente nas mãos, rosto, pescoço, colo, além das rugas rasas.

Celulite e cicatriz de acne

Sabe aquele buraquinho fundo bem no meio da coxa? O ácido hialurônico também pode ajudar, mas nesse caso o procedimento é um pouco mais cirúrgico. “Depois de anestesiar a região, introduzimos uma pequena agulha para descolar as fibroses que mantém a pele repuxada para baixo. Em seguida, preenchemos o buraco que fica com o ácido hialurônico”, explica a Dra. Cláudia Marçal. O procedimento é rápido e feito no mesmo dia, mas a região fica inchada e com hematoma durante 5 dias. No caso das cicatrizes de acne, antes de aplicar o ácido hialurônico para preencher o buraco, é feito um peeling.

Cremes e produtos para uso tópico

Os produtos que contém ácido hialurônico na fórmula também ajudam a reter água e deixar sua pele sempre jovem. “Hoje ele está presente na forma microionizada, para que uma parte consiga penetrar nas camadas mais fundas da pele e outra, com moléculas mais pesadas, fique na superfície protegendo a perda de hidratação”, diz a Dra. Claudia Marçal. Para potencializar o tratamento, procure outros fatores antioxidantes na fórmula, como vitamina C e A, que retardam a degradação das células.

Reposição via oral

As cápsulas de nutricosméticos a base de ácido hialurônico ainda não chegaram ao Brasil, mas nos consultórios os dermatologistas já recomendam em farmácia de manipulação. “Varia a cada caso, mas normalmente indico de 100 a 300 mg de ácido hialurônico por dia, junto com colágeno ou com vitamina C e um conjunto de antioxidantes”, diz a Dra. Claudia Marçal. Por enquanto, usar um sache de gelatina sem sabor, diluído em um copo de iogurte desnatado ajuda a repor as necessidades diárias. Mas mantenha as expectativas baixas, pois a diferença pode ser bem pequena. “Como qualquer outra substância o corpo vai metabolizar e mandar para onde precisa, não só para a pele”, avisa Dr. Valcinir Bedin.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s