Depilação: tire suas dúvidas para deixar sua virilha linda

Você sabe como depilar e cuidar da sua virilha para que ela fique sempre lisinha e sem manchas? Tire suas dúvidas

Escrito por

Gislene Pereira

Atualizado em 24/08/2012 em

Women's Health

um conteúdo de

Depilação: tire suas dúvidas para deixar sua virilha linda
Reportagem: Gislene Pereira - Edição: MdeMulher

Foto: Getty Images

Qual a melhor forma para evitar o pelo encravado, que fuja da esfoliação com bucha vegetal?
Esfoliar a pele diariamente — e não apenas no dia anterior à depilação — remove as células mortas e dificulta o encravamento dos pelos que estão nascendo. Para aquelas que possuem a pele propensa ao problema, a solução deve ser mais radical. “É necessário acabar definitivamente com o nascimento do pelo por meio da fotodepilação”, recomenda a dermatologista Valéria Marcondes, de São Paulo. Em alguns casos, uma única sessão já resolve o problema.

Qual método é menos perigoso para a saúde íntima feminina?
“Prefira as ceras descartáveis, que oferecem menor risco de contaminação”, diz a ginecologista Denise Coimbra, do Grupo de Reprodução Humana da Unifesp. Quanto ao uso do creme depilatório, a médica recomenda cautela: “Deve ser passado apenas na região externa, pois contém substâncias que podem causar alergia”.

Posso pegar hepatite caso a cera seja reutilizada?
A dermatologista Márcia Miranda, do Rio de Janeiro, diz que esse risco não existe: “Mesmo havendo fragmentos de pele no material reutilizado, os micro-organismos são mortos após o aquecimento da cera”. Mas fique atenta: se você frequenta um local que reaproveita o material, pode sair de lá com alergia ou até micose.

Existe algum método de depilação que afine os pelos?
Algumas mulheres afirmam que tiveram a quantidade de pelos reduzida após algum tempo depilando a virilha com métodos de arrancamento, como é o caso da cera e da máquina depilatória. Porém, a forma mais rápida para afinar os fios é mesmo o laser, uma vez que ele os elimina ou os enfraquece a cada sessão.

Há algum risco em depilar a virilha com o laser?
“Não se fizer o tratamento em uma clínica especializada, onde o processo seja acompanhado por um dermatologista ou esteticista treinado”, afirma a dermatologista Mônica Linhares, do Rio de Janeiro. Os aparelhos são seguros e os mais novos possuem resfriamento que proporciona menos dor.

Mais