nao

5 dicas para acabar com o cansaço

Confira 5 maneiras de acabar com o cansaço decorrente da rotina estressante e recarregue as energias

Publicado em 25/10/2011

Reportagem: Carol Costa - Edição: Mdemulher

Conteúdo ANAMARIA

Livre-se já do cansaço e recarregue as energias para viver bem diariamente
Foto: Getty Images

Nos dias de hoje, são raras as pessoas que não reclamam do cansaço, resultado da rotina estressante. A boa notícia é que para acabar com ele bastam pequenas mudanças de hábitos, como diminuir a carga das atividades rotineiras, fazer o dia render mais, desacelerar, livrar-se da culpa e esvaziar a mente por alguns momentos. Veja então como colocar cada uma das lições citadas em prática e recarregue as energias.

1. Diminua a carga
Quem vive com a agenda cheia não tem mesmo como tocar o dia sem se sentir à beira de um ataque de nervos. A única forma de diminuir a carga é ser realista com o que você de fato consegue fazer sem abrir mão de sua saúde e vida pessoal. Tenha uma conversa com seu chefe e equipe para, juntos, avaliarem que tarefas podem ser passadas para outra pessoa.

2. Faça o dia render mais
Uma forma certeira de acomodar os afazeres dentro do seu dia é colocá-los num papel, anotando quantos minutos cada tarefa vai lhe tomar. Recorte os itens e arrume-os em fila - afinal, você só conseguirá se dedicar a uma atividade por vez. Encaixe as tarefas de modo a ter um tempo também para você.

3. Desacelere
O mundo vive uma cultura da pressa, onde todos os pedidos são para ontem, mas vale a pena questionar o estrago que essa correria causa no corpo. Para se ter uma ideia, muita gente já não busca mais os tais cinco minutos de fama, mas cinco minutos de sossego. Desacelere!

4. Livre-se da culpa
O cansaço é primo da culpa, aquele fardo que a gente arrasta quando percebe que não tem dedicado tempo suficiente para os filhos, o marido, a alimentação, a casa, o bicho de estimação... Para livrar-se desse peso, pense mais em oferecer qualidade do que quantidade de tempo: seu filho vai preferir que vocês passem 20 minutos brincando numa noite em vez de ter a mãe presente o dia todo, mas exausta, sem paciência e largada no sofá. Procure adaptar esse raciocínio da qualidade às outras atividades e verá como a culpa e o cansaço diminuirão rapidinho.

5. Esvazie a mente
Busque algo que lhe dê prazer - dançar, fazer tricô, cuidar das plantas, ir ao culto ou à igreja, jogar uma partida de buraco - e assuma o compromisso consigo mesma de incluir um tempinho para isso ao longo da semana. Atividades prazerosas funcionam para o cérebro como uma meditação, recarregando a energia imediatamente e abrindo espaço para que sentimentos mais positivos prosperem.

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

disse:Corroboro totalmente com a Vise3o de Eduardo Pocetti.No mundo de hoje como o que psesriona, ne3o se3o as mudane7as propriamente dita mas a velocidade das mudane7as por razf5es queira ou ne3o, da globalizae7e3o com suas pressf5es e daed, questf5es como a falta de vise3o, ae7e3o e preparae7e3o de modo competitivo quanto a inovae7f5es, competitividade, qualidade, capacitae7e3o, planejamentos, poledticas corporativas do negf3cio, estrate9gias, objetivos corporativos desdobrados em metas, mensurae7e3o, flexibilidade, uma contabilidade de qualidade entre outros fatores credticos de competitividade, se3o alguns atributos que normalmente faltam ao perfil da maioria dos nossos empreendedores.Por falta de conhecimento, entendimento ou ate9 de tempo relativamente a importe2ncia desses fatores credticos de sucesso como sendo uma carta de navegae7e3o, um sistema de governabilidade onde o empreendedor teria uma vise3o de curto, me9dio e longo prazo fundamentados em estudos e ane1lises de cene1rios, controle holedstico sobre os negf3cios, proporcionaria um exercedcio constante de ane1lises credticas quanto a riscos, ameae7as, tendeancias e oportunidades.c9 imperioso que todas as gestf5es assumam a diree7e3o e responsabilidade dos elementos da governane7a o que, para isso he1 necessidade de buscar o alinhamento dessa vise3o. Uma empresa sem geste3o, segue sem diree7e3o; apesar das capacidades te9cnicas. - 04/03/2012 01:18:35

Qz9HuN mfqwiykcndng - 01/12/2011 06:09:18

egLr1S gqktkspfnbyp - 26/11/2011 13:50:35

We've arvreid at the end of the line and I have what I need! - 24/11/2011 12:49:26

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.