nao

Aprenda a superar as frustrações

Confira oito atitudes essenciais para resolver qualquer problema e sair das frustrações ainda mais forte

Atualizado em 09/03/2011

Andrezza Duarte

Conteúdo MÁXIMA

Seja resiliente: encare as dificuldades com humor!
Foto: Dreamstime

Por que algumas pessoas levam um safanão da vida e conseguem se reerguer, enquanto outras se afundam em sentimentos negativos? A resposta tem uma única palavra, pouco usada no dia a dia, mas fundamental para uma vida feliz: resiliência. Esse é o nome dado à capacidade de vencer dificuldades e se deixar transformar por elas, saindo ainda mais forte da situação.

O termo resiliência foi adotado para descrever aqueles que se adaptam facilmente às mudanças, assumem responsabilidades e encaram tudo com humor e energia.

O que nos faz resilientes?

"O que leva as pessoas a enfrentar o luto com esperança e sair de uma situação dolorosa - a morte de alguém querido ou a perda de um emprego - é a maturidade adquirida com o sofrimento. O resiliente se fortalece na luta", afirma o psicólogo George Souza Barbosa, professor do Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento Aliança (SP).

Todos podem se treinar para conquistar a resiliência - adotando as atitudes a seguir:

Respire fundo antes de agir por impulso
Foto: Dreamstime

1. Autocontrole

O segredo está no equilíbrio emocional. "Ser capaz de administrar as emoções diante do inesperado é sinal de maturidade", diz George. Quanto pior a situação, maior a necessidade de ter a mente serena para tomar a decisão certa - não se resolve problema de cabeça quente.

Treino
Antes de agir, respire fundo para equilibrar os batimentos cardíacos e se acalmar. Explica o psicólogo: "Essa breve pausa impede a reação imediata, possivelmente desastrosa, lhe dando tempo para ver o que fazer de racional".

2. Flexibilidade

Nem sempre as coisas saem como se quer, mas quem é flexível reage melhor diante de imprevistos e encontra saídas alternativas, às vezes melhores do que havia planejado.

Treino
Tenha um plano B. "Imagine outros caminhos até seu objetivo. Se de um jeito não deu certo, tenha desprendimento e avalie o lado bom de algo novo, ou seja, do que não era o que você esperava", orienta Claudia.

3. Humor

O otimismo suaviza o stress e ajuda a encarar problemas de forma prática e positiva, transformando a angústia em esperança.

Treino
Ter humor não é sorrir o dia inteiro, e sim manter uma atitude otimista, a qual pode ser desenvolvida ao assumir o papel de observadora. "Olhe a situação como se não fizesse parte dela: você terá mais leveza e encontrará novas saídas", sugere George.

4. Sociabilidade

Estudo do psiquiatra americano Steven Wolin revelou: 35% das crianças com histórico de vida difícil (como maus-tratos e fome), e que conseguiram superar, tinham maior facilidade para se relacionar. Diz George: "Devemos criar laços com quem nos dá força e segurança".

Treino
Cultive seus relacionamentos. "O segredo é se mostrar interessada, presente e útil", ensina ele. Que tal usar o Facebook para nunca esquecer o aniversário dos amigos?

Para uma boa injeção de ânimo, inspire-se em pessoas corajosas
Foto: Dreamstime

5. Iniciativa

Não adianta esperar que a solução para os problemas caia do céu. Só você tem o poder de mudar sua vida. "Iniciativa é o impulso necessário para desenvolver e conquistar projetos positivos. Esse movimento combate a estagnação e a depressão", alerta Elko.

Treino
Quem vive de passado é museu, portanto, viva o presente olhando para o futuro. Não é porque ontem foi difícil que hoje também será. A cada dia podemos recomeçar. Precisa de uma injeção de ânimo? Espelhe-se em pessoas corajosas e com boas propostas de vida. "O exemplo dos outros nos dá gás e nos ajuda a caminhar com firmeza em direção aos nossos objetivos", aconselha George.

6. Autonomia

Você não é responsável pelo comportamento de ninguém - apenas pelo seu. "Cada um é dono da própria cabeça e dos pensamentos", diz Claudia. Ter a habilidade física e emocional de se afastar de situações ou pessoas que nos fazem mal é uma característica fundamental.

Treino
"Faça um esforço para concentrar-se no que é positivo em sua vida, sem valorizar as situações contrárias", avalia George.

7. Determinação

"Quando há determinação, há superação", diz Claudia. "Aprendi essa lição num estudo realizado com mais de 180 pessoas que viveram grandes sofrimentos e, ainda assim, mantiveram-se fortes, determinadas, invencíveis." Sim: até o fim os sobreviventes enfrentam e resistem, com esperança.

Treino
Nunca abra mão dos sonhos antes de realizá-los. "Para tanto, decida não desistir. Isso fortalece o desejo de vencer", ressalta ela.

8. Coragem

Depois de um baque é preciso reaprender a viver. "É fundamental aceitar a dor e respeitar o que você está sentindo, sem medo nem vergonha. Mas nada de se entregar", afirma Claudia.

Treino
Assuma um compromisso sério com a felicidade. Ao mesmo tempo, não fuja da dor - quando ela aparecer, viva o luto, mas ponha um limite nele. "Se agir assim, não será qualquer ventinho a derrubar você", enfatiza Claudia. Respire fundo, reconheça seus erros e siga em frente.

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

I imagine it¿s about the same, yeah. But quicker, as you say ¿ it should be up by the end of the week. Right now, though, the place is an absolute shambles! Cheap Designer Sunglasses http://creativefashionforum.co.uk/ - 20/05/2014 02:31:36

<b>Eliane Lopes</b> - Bem lendo tudo isso me dá mas fé de encarar a vida me sinto infeliz e triste e frustrada de não ter alcançado meus objetivo hoje me sinto dependente de um casamento sem ter o meu próprio eu, mas tenho coragem suficiente de correr atraz e querer cada vez mais vencer essse dia dia difícil,complicado mas nunca impossível, tenho certeza que tudo acontecerá no momento supremo da minha vida. - 25/10/2011 18:52:53

<b>Keda</b> - a - 12/04/2011 18:39:26

<b>Monica</b> - oiee.. uma reportagem bem legal sobre seguir em frente... o/ - 15/03/2011 16:56:16

<b>Julia Cleto</b> - Muito interessante e importante o assunto apresentado. Vamos adotar as orientações apresentadas. Que Deus abençôe a todos. - 09/03/2011 21:59:24

<b>Elizabeth</b> - Valeu pelas dicas! Agora é partir para a incorporação! Com certeza! Paz e luz... - 09/03/2011 11:43:34

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.