(none)

As famosas que venceram o câncer

Aprenda lições de superação com as famosas que venceram a doença

Publicado em 23/08/2010

Lorena Verli

Conteúdo ANAMARIA
Destaque da Matéria

Drica Moraes inicia novo ciclo
Foto: Rafael Campos

Patrícia Pillar, Joana Fomm, Márcia Cabrita... O que essas atrizes têm em comum? Elas lutaram ou lutam contra o fantasma do câncer. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença atinge hoje cerca de 253 mil mulheres no Brasil, especialmente o câncer de mama e o de colo de útero. Mas outros tipos de câncer, como a leucemia, também dão as caras entre as brasileiras.

Foi o caso da atriz Drica Moraes, que descobriu a doença em fevereiro deste ano. Depois de passar por várias sessões de quimioterapia e por um bem-sucedido transplante de medula óssea, Drica recebeu alta do hospital e, no fim de julho, festejou seus 41 anos em família.

Segundo sua assessoria, a atriz, mãe de Mateus, de 1 ano e meio, está bem e voltará a trabalhar em breve. "Ela está se recuperando bem e retomando suas atividades aos poucos."

Nunca perca a esperança
O diagnóstico de um câncer não é mais uma sentença de morte, como era antigamente. Segundo o oncologista Décio Lemer, do Hospital São Vicente de Paulo, no Rio de Janeiro, para combater a doença é fundamental manter o amor-próprio.

"Pacientes que conseguem ter bom humor respondem melhor ao tratamento contra o câncer", afirma o oncologista. Descubra como essas bravas guerreiras lutaram contra a doença e as atitudes que ajudam a vencer o câncer de vez.

7 armas para lutar contra o câncer

Destaque da Matéria

Chá-verde desacelera o crescimento de algumas células cancerígenas
Foto: Getty Images

1. Aprenda a se amar
Pacientes que cultivam o amor-próprio e que conseguem manter o bom humor durante o tratamento, enfrentam melhor os efeitos da cirurgia, da quimioterapia e da radioterapia. Não pense: "por que foi acontecer comigo?".

2. Beba chá-verde
Alguns alimentos têm substâncias que combatem o câncer. De acordo com uma pesquisa americana, o chá-verde tem um componente que desacelera o crescimento das células de leucemia, de câncer de mama e de boca.

3. Dê espaço para a tristeza
Esse sentimento também faz parte da doença e é normal. O que não pode acontecer é se deixar dominar por ele.

4. Fique perto de quem você ama
Pacientes com uma estrutura familiar sólida e amigos lidam melhor com a doença e com o tratamento. 

5. Abandone os maus hábitos
Continuar fumando não é uma boa escolha. Uma pesquisa americana destacou que a nicotina presente no cigarro pode interferir no resultado da quimioterapia.

6. Cultive a fé
Pesquisa brasileira revelou a importância da religiosidade e da fé na luta contra a doença. Os pacientes com câncer reencontram o sentido da vida e fortalecem laços familiares através da religião.

7. Faça exercícios
Mulheres com câncer de mama que se exercitam têm menos risco de ter depressão durante o tratamento, diz estudo americano. 

 

Nesta matéria

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

Fatima Araujo - Acabei de deixar um c¿ncer. Tive que retirar as duas mamas.¿ um susto , mas me considero uma pessoa feliz e de muita sorte.Descobri a tempo e nem tive que fazer r¿dio ou quimio.Isso n¿o ¿ legal?Fiz a reconstru¿¿o imediata e ainda estou lutando para n¿o perder tamb¿m a pr¿tese. Para quem perdeu os 2 seios,perder uma das pr¿teses n¿o ¿ nenhum absurdo.Outro dia minha irm¿ ligou e perguntou se eu estava chorando.Respondi : -Como eu vou chorar se o dia est¿ lindo e tenho for¿a pra dar uma voltinha na pra¿a? Como me sentir infeliz vendo o por do sol no Arpoador? Ou com um churrasquinho na lage? ou um banho de mangueira, brincanco com o cachorro, brincando com uma crian¿a.Voa, voa minha pipa! seja feliz voc¿ tamb¿ - 24/05/2013 18:58:38

celinha santiago - Tenho 2 filhos e sou viuva,estou passando por um tratamento do cancer de mama, fiz uma mastectomia em dezembro de 2011, dia 20 de janeiro de 2012 tive que voltar e fazer uma limpeza das axilas,(retirada das celulas linfonodos)agora estou na quimioterapia.meus cabelos ja cairam (tinham 80 cm de cabelos)sou prof. de dança do ventre e cabeleireira.sem meus seios e meus cabelos longos ficam dificil de fazer as aulas, pois os cabelos e os seios...são tudo na dança do ventre. usarei veus...quanto aos seios...uma prótese de silicone ate a minha recontrução da mama...rsrsrse quanto a profissão de cabeleireira...vou ter que por uma pessoa aqui no meus alão quando eu reabrir...tenho um lindo blog de onde homenageio os meus médicos que me acompanharam lá do INCA.todos la merecem sim minha admiração!"nastenka na campanha do cancer de mama"beijos e linda a reportagem aqui lida!Drica...beijos! - 31/03/2012 18:52:36

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.