(none)

Inspire-se nas grandes mulheres da Bíblia

Aproveite o Dia Internacional da Mulher eaprenda lições com as mulheres mais marcantes do livro sagrado dos cristãos

Publicado em 03/03/2009

Daniella Gallotto

Conteúdo ANAMARIA

"Entrando o anjo onde Maria estava, disse: Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo. Maria, não temas, porque achaste graça aos olhos de Deus" (Lucas 1:28-30)
Foto: Dreamstime

Débora, à frente do próprio tempo

Era uma dona-de-casa comum, mas foi escolhida para ser juíza. Foi a única mulher das escrituras sagradas a ocupar um cargo político com excelência. Ela se definia como "mãe de Israel” e fazia de tudo para o bem da nação (Juízes 4:4-16). 

- Principais virtudes
Débora era bastante virtuosa: mãe de família, profeta, temente a Deus e líder militar. Traçou estratégias de batalha e conquistou muitas vitórias para Israel na época dos juízes. Foi a libertadora do povo hebreu em tempos de guerra contra os cananeus. 

- Características
• Líder Ela não se intimidou por ser mulher e ganhou o respeito dos líderes de Israel.
• Estrategista Débora sempre buscava maneiras de combater os inimigos buscando inspiração junto ao Senhor e, por isso, tinha êxito em tudo que fazia.
• Conselheira Era preocupada com as pessoas e sempre dava conselhos, discutindo e sugerindo soluções para quem estava com problemas. 

- Seja como Débora
Ela é a prova de que uma mulher pode ser profissional e dona-de-casa ao mesmo tempo. Para imitá-la, procure ser atenciosa e justa. Administre bem o seu tempo e não tome decisões sem antes planejar tudo direitinho.


Ester, a corajosa 

Foi a rainha mais importante que Israel já teve. Judia e órfã, ela foi criada por um parente. Quando se casou com o rei Assuero, Ester fez de tudo pelo povo judeu. Tem um livro da Bíblia só dela. 

- Principais virtudes
Ester descobriu um plano para exterminar todos os judeus. Ela se preparou espiritualmente com um jejum de três dias e orações. Ao final do período, Ester revelou ao rei que era judia e conseguiu salvar o povo. 

- Características
• Sábia Diante de uma situação difícil ela não se desesperava: buscava soluções em Deus para tomar decisões.
• Destemida Não ficou com medo de agir para salvar os judeus. Era ousada e inteligente, e tinha uma fé admirável.
• Humilde Em vez de se mostrar a dona da razão, ela procurava respeitar a opinião dos outros. 

- Seja como Ester
Não aja por impulso, procure sempre orar antes de tomar as suas decisões. Ester também era muito atenciosa.

Sara, a esposa perfeita

Esposa de Abraão, o primeiro dos patriarcas bíblicos. Deus prometeu a Abraão um filho que daria origem a todo o povo de Israel. Sara foi a mulher escolhida para dar à luz essa criança. Ela era chamada de “mãe de multidões” e vista como o modelo ideal de mulher casada. 

- Principais virtudes
Sara era estéril e mostrou ter muita fé quando não desistiu de ter o filho que o Senhor lhe prometeu. Ela perseverou na crença e, aos 90 anos, deu à luz Isaque, que era o herdeiro da promessa feita a Abraão. Por isso, ela é a única mulher mencionada entre os heróis da fé (Hebreus 11:11), pessoas que exercem influência até hoje, como Moisés e Davi. 

- Características
• Dedicada O filho e o marido dela podiam sempre contar com ela. Ela estava ao lado deles em qualquer situação. Acompanhava Abraão em todas as viagens.
• Fiel a Deus, Sara não  desistia fácil das promessas  de Deus e procurava fazer as vontades dele.
• Alegre Ela recebia as pessoas em casa com felicidade e as servia com prazer. 

- Seja como Sara
Não desista nunca dos seus sonhos. Seja confiante em Deus e nas promessas dEle. Coloque sua família em primeiro lugar, seja companheira e procure ter os mesmos objetivos que o seu marido.


Rute, a companheira fiel

Rute era casada com o hebreu Malom e se dava muito bem com a sogra, Noemi. Quando ficou viúva, se apegou muito à sogra, a ponto de acompanhá-la até Belém. Lá, se casou com Boaz e reconstruiu a própria vida. Jesus é um dos descendentes de Rute. 

- Principais virtudes
A amizade, a fidelidade, a dedicação e o desprendimento. Fez um dos mais lindos votos de amizade à sogra. “Onde quer que pousares, ali pousarei eu. O teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus” (Rute 1:16). 

- Características
• Amiga Tratava bem a todos e era muito carinhosa.
• Responsável Trabalhava em campos de cevada e nunca reclamava do trabalho, fazendo o melhor.
• Confiável Procurava ser honesta e íntegra nos afazeres diários. Tinha uma boa reputação e chamava a atenção dos chefes por isso. 

- Seja como Rute
Ela era uma mulher muito doce e competente. Para agir como Rute, seja íntegra em tudo que fizer: trabalho, casamento e família. 

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

Why everybody so pro mario kart all the time¿seems more like the love is for the title than the game itself. I love mario kart to the core but sheesh give sonic a little love. The first all stars racing was amazing. It is a fair bit more immersive and comfortable to play than mario kart is. It no doubt stands up equally to mario kart in terms of quality, no if ands or buts. cheap ray ban sunglasses http://www.alexandraknight.co.uk - 24/03/2014 23:25:22

<b>Elinay</b> - Faltou Abigaiu! - 08/10/2013 22:33:15

<b>elandia</b> - adorei a pesquisa muito aproveitadora - 18/09/2013 01:42:08

<b>Elione flores araujo</b> - amei essas historia são de grande ajudsa nos faz crescer espiritualmente , as vezes fico penssando en hagar acho que ela foi usada e rejeitada, até gostaria de saber mais sobre ela. - 02/09/2013 10:13:17

<b>Charlene G.</b> - (Ester) Tendo Ester ganho a competição de sexo, é eleita pelo rei, e é feita rainha no lugar de Vasti. Et 2:8-9, e Et 2:12-17Já que todas mulheres são inerentemente sujas, aquela que agradou o rei, teve que ser purificada durante dez meses antes que ela pudesse ser a rainha. Et 2:9-12(Sara): Ela envia a Abrão sua criada, Agar, de modo que ela possa ter os filhos desejados. Abrão concorda. Gn 16:1-4(Rute): Rute faz como Noemi diz, e então à meia-noite acorda Boaz que a acha aos pés dele. Ele pergunta quem é ela, e ela diz, "Sou Rute, tua serva; estende, pois, tua aba sobre a tua serva, porque tu és o remidor." Rt 3:7-9Diante do exposto acima, MDeMulher tenho preguiça dessa matéria, não quero me inspirar nessas mulheres submissas... - 27/08/2013 03:09:50

<b>keila</b> - Graça e paz. Vejo que nos dias atuais, apesar de nós mulheres termos conquistado muitos espaços na sociedade, ainda somos para glória de Deus muito dependentes dele. Vejamos: mesmo no passados, essas mulheres, com toda as suas estratégias dependiam também do Todo Poderoso. E hoje não é diferente, se não adquirirmos estratégia, dedicação, fidelidade, liderança, virtude, profissionalismos, humildade, companheirismo,conselheiras e acima de tudo sabedoria vindo dos autos. Ah, meus irmãos nada seríados e nada conseguiríamos. Amém - 19/03/2013 19:37:23

Veja todos os comentários

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.