(none)

10 ideias para desintoxicar a mente

Confira algumas dicas de como afastar os pensamentos negativos e manter-se feliz

Publicado em 17/07/2012

Reportagem: Carla Leirner - Edição: MdeMulher

Às vezes, rir de si mesma é o melhor remédio
Foto: Getty Images

Uma coisa é ficar brava ou triste de vez em quando. Outra, deixar-se dominar pela ira ou remoer eternamente o rancor, sem mudar o disco. Para evitar que isso aconteça, adote algumas medidas simples, mas altamente eficazes.

1. Gritar... sozinha

Não tem nada pior que mulher histérica, que explode à toa. Para escoar o excesso de energia, conheça o Sopro Rá – prática respiratória que termina com um grito. “O som deve sair da região do estômago, e não da garganta”, ensina a consultora Márcia De Luca. Com os pés afastados, alinhados com os quadris, inspire fundo erguendo os braços. Entrelace as mãos no alto, gire a palma para cima e alongue todo o corpo. Ao expirar, flexione o tronco para a frente e grite “Rá”. Retorne à posição inicial inspirando profundamente. Repita cinco vezes.

2. Fazer exercícios

A atividade física, se não for mecânica, vai vitalizá-la. O que importa é escolher algo de que goste (dançar, nadar, correr...). “Os exercícios oxigenam e estimulam a produção de endorfinas, responsáveis pela sensação de bem-estar”, diz a psicanalista Patrícia Argelazi.

3. Providenciar um amuleto

Os antigos xamãs atribuíam poderes medicinais às pedras. No livro A magia das Pedras e Cristais (ed. Planeta), Barbara de Lellis indica as propriedades de muitas delas: a malaquita equilibra o sistema nervoso; a esmeralda expande a consciência; o quartzo rosa alivia males do amor. Escolha uma ou várias para manter perto de você.

4. Afastar-se dos chatos

Quem está vulnerável deve passar longe dos fofoqueiros, dos reclamões e de quem adora julgar os outros. Já as pessoas de alto-astral atuam como antídoto contra “piti”.

5. Liberar a tensão

Procure incorporar a automassagem ao seu cotidiano para relaxar. Passe nas mãos um pouco de óleo vegetal morno (gergelim, por exemplo) e pressione áreas doloridas, como sola dos pés, ombros, pescoço e cabeça (experimente massagear o couro cabeludo com a ponta dos dedos). Inspire e expire durante o processo.

6. Permitir-se mimos

“Não descuide dos pequenos prazeres, pois são eles que trazem a alegria de volta”, garante a psicóloga Maila Flesch. Vá ao cinema, passeie, veja uma exposição ou tome um drinque com as amigas.

7. Construir o seu refúgio

Transforme sua casa num templo purificando-a com alguns rituais. Acenda incensos e velas e coloque vasos com flores brancas em pontos estratégicos. Em lojas de produtos naturais, é fácil encontrar aromatizadores: experimente borrifar essências cítricas, como limão, tangerina e laranja, que são estimulantes. À noite, prefira um aroma relaxante de lavanda.

8. Desconfiar dos próprios dramas

Não se leve tão a sério. Às vezes, rir de si mesma é o melhor remédio. “O humor abre portas, permite encarar as dificuldades sob uma nova perspectiva”, diz o americano Allen Klein, autor de Courage to Laugh (Coragem para rir).

9. Cantar

Pode ser debaixo do chuveiro, no trânsito ou no karaokê. O importante é soltar a voz. “Ao cantar, você desbloqueia a respiração e relaxa a musculatura corporal e da mandíbula”, explica a cantoterapeuta Adelina Rennó. “Isso ajuda a liberar as emoções represadas.”

10. Trocar o café pelo chá

Todo mundo adora um cafezinho, mas ele é um veneno para quem anda nervosa. Procure substituí-lo por uma gostosa xícara de chá à base de passiflora, melissa ou camomila. Esses calmantes naturais auxiliam o sono e a digestão.

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

japan aids everybody by integrating many one of a kind functions and capabilities. It's a unvaluable thing for any follower of japan. nike free run goedkope http://www.creampad.nl - 08/03/2014 16:21:10

Wow, awesome blog layout! How long have you been blogging for? you make blogging look easy. The overall look of your site is magnificent, as well as the content!. Thanks For Your article about praktisk valfag symaskin ¿ Voss Folkehøgskule . nike free run goedkope http://www.creampad.nl - 07/03/2014 01:55:59

<b>Newton Nunes</b> - Muito bom o Artigo. Vejam mais sobre o assunto no www.areadetreino.com.br Att., Newton Nunes. - 04/10/2012 13:19:08

<b>caterine</b> - Durante tres dias antes de se deitar diga "confio em Deus com todas as minhas for¿as, por isso, pe¿o a Deus que ilumine meu caminho, concedendo-me a gra¿a que tanto desejo" (fa¿a o pedido) e reze 1 Pai Nosso e 1 Ave Maria e no 4 dia publique."Aflita se viu Virgem Maria aos p¿s da cruz, aflita me vejo. Valei-me m¿e de Jesus. Confio em deus com todas as minhas for¿as, por isso pe¿o que ilumine o meu caminho concedendo-me a gra¿a que tanto desejo. Am¿m.Rezar durante 3 dias- fazer 3 pedidos sendo 2 dif¿ceis e 1 imposs¿vel, publique no terceiro dia e veja o que acontece no quarto dia. - 24/07/2012 22:20:18

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.