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8 dicas para acabar com a insônia

Confira as dicas do Laboratório do Sono, de Porto Alegre, e transforme seu quarto num ambiente perfeito contra a insônia

Publicado em 04/01/2012

Reportagem: Lorena Verli - Edição: MdeMulher

Conteúdo ANAMARIA
mulher dorme

A melhor forma de dormir rapidamente é relaxando o corpo e a mente
Foto: Dreamstime

Para dormir bem, basta se deitar e fechar os olhos, certo? A ideia funciona bem na teoria, mas, na prática, ter uma noite tranquila e acordar disposta no dia seguinte é cada vez mais raro.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 2 em cada 5 brasileiros sofrem de insônia. A sensação é desagradável, afinal, o cansaço bateu, a cama está ali, você tem de acordar em
algumas horas e... o sono não vem!

Por isso, quem dorme profundamente todas as noites pode se considerar uma felizarda. Já se você acorda exausta, nada de se preocupar: com a mudança de alguns hábitos noturnos, você também vai sonhar com os anjos. "Para garantir uma boa noite de sono devemos ter uma rotina na qual vamos desacelerando o ritmo, fazendo atividades mais monótonas à noite", explica o neurologista Geraldo Rizzo, diretor do Laboratório do Sono, de Porto Alegre.

Segundo ele, os hábitos que garantem dormir sem precisar contar carneirinhos não são difíceis de colocar em prática. Trata-se de incorporar atitudes calmantes, como manter o quarto escuro, diminuir a ansiedade e desligar a TV (melhor mesmo seria tirá-la de perto da cama de uma vez, não?).

Confira uma relação de dicas que driblam a insônia, para que você possa realmente descansar à noite e acordar com a energia renovada.

1. Apague a luz

Como acontece com a maioria dos mamíferos de hábitos diurnos, a qualidade do sono depende diretamente da escuridão do ambiente. Quando o cérebro registra a presença de luz, mesmo que de uma lâmpada bem fraquinha, ele compreende que ainda é dia e fica em estado de alerta. Essa pode ser a causa daquela insônia terrível que surge no meio da madrugada.

2. Ligue o ventilador

Quando o quarto fica quente demais, o corpo tem dificuldade para se manter nos saudáveis 36,5ºC. O resultado é um sono inquieto, superficial e cansativo. Evite o superaquecimento mantendo seu quarto bem ventilado - abrindo portas e janelas ou ligando o ventilador - e deixando lençóis, mantas e cobertores pesados bem longe da cama nas noites quentes.

3. Pare de ver o relógio

Conferir o despertador a cada minuto só serve para aumentar a ansiedade, deixando-a ainda mais tempo acordada. Vire a face do relógio para a parede e deixe de controlar a quantidade de
horas até o dia amanhecer. Um truque: conte uma história bacana para si mesma até pegar no sono. Faça de conta que você está de férias, em um lugar lindo, e pode relaxar o quanto quiser...

4. Evite os eletrônicos em geral

Celulares e computadores são aparelhos que emitem ondas eletromagnéticas, que deixam você em alerta absoluto. Por isso, evite ficar exposta a esses aparelhos antes de se deitar. Não
bastasse isso, as ondas também diminuem o tempo do sono profundo, aquele que faz o corpo recuperar as energias gastas durante o dia.

5. Aprenda a relaxar

A melhor forma de dormir rapidamente é relaxando o corpo e a mente. Experimente colocar em prática a técnica abaixo:

· Contraia e relaxe lentamente todos os músculos, dos dedinhos dos pés até o rosto.
· Depois, massageie o couro cabeludo enquanto mentaliza uma paisagem bonita.

6. Perfume sua noite

Acenda um incenso de lavanda no quarto três horas antes de dormir. Feche a porta e deixe uma fresta da janela aberta enquanto o incenso queima. Dessa forma, o cheiro tem por onde escapar e não fica impregnado no ambiente. Na hora de dormir, o aroma ajudará a induzir o sono. Caso seja alérgica a incenso, tente gotas de óleo essencial.

7. Mantenha a rotina

Nosso organismo precisa de rotina para funcionar bem, motivo pelo qual vale a pena ir para a cama e se levantar sempre nos mesmos horários - assim, você se acostuma a ficar com sono na hora certa. Com o tempo, seu relógio biológico ficará tão regulado que você nem precisará de despertador para acordar. Ah, e nada de ficar na cama mais tempo no fim de semana!

8. Tome um banho quentinho

Duas horas antes de ir para a cama, tome um banho quente para relaxar os músculos e facilitar o sono profundo. Deixe a água passar pela cabeça e imagine que, com ela, vão pelo ralo todos os problemas do dia (não se concentre neles nessa hora!). Ao sair do chuveiro, mantenha os pés aquecidos para o corpo entender que é hora de descansar.
 

Procure ajuda


Insônia pode ser sintoma de outras doenças mais graves. Se ela se tornar frequente, o ideal é procurar um médico especializado em distúrbios do sono para descobrir que problemas estão
interferindo na qualidade da sua noite. Mas nada de tomar remédios por conta própria: isso pode piorar o problema e ainda deixá-la viciada.

Comentários

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<b>rosa gaia </b> - oi meu nome e rosa tenho 36 anos ,sou casada a 12 anos e tenho uma filha de 9.nem sei o q e uma noite de sono profundo . durmo pouquissimo . as vezes nada. sou servente escolar . mas no outro dia levanto tao disposta e animada q ninquem acredita q nao durmi. isso e normal. pare¿e q dormi nao me faz falta. mas sinto vontade de dormir num dia e acordar no outro. obrigada - 04/06/2013 20:29:45

<b>diovana</b> - oi tenho 11 anos sou muito estresada e acordo 5 vezes na noite e vou dormir mais ou menos 1 hora da manha e acordo super cansada mas minha mae ou meu pai vao dizer que e frescura o que eu faço?bjs - 07/05/2013 10:07:00

<b>eduardo silva</b> - tome um banho quentinho 5 minutos antes de ir dormi .relaxe sua mente e tente nao pensar em nada. deite com a luz apagada e ligue o ventilador sem que ele faça barulho... - 18/01/2013 19:11:03

<b>Alyce</b> - Dica boa viu!! dormi bem agora por causa dessas dicas - 22/11/2012 00:04:59

Ole1,Pode acontecer sim, as vezes a dor e9 te3o inetnsa que em uma crise a pessoa ne3o consegue abrir os olhos principalmente por causa da luz. Tem pessoas que ne3o conseguem dormir, outras preferem como modo de aliviar a dor.c9 necesse1rio procurar um me9dico para descobrir da onde vem a enxaqueca, qual a raze3o.Nesse caso fica mais fe1cil saber porque a pessoa sente sono, se seu amigo ainda ne3o consultou este1 na hora!espero ter ajudado! - 10/08/2012 15:41:05

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