nao

Como conseguir realizar o que mais deseja

Definir propósitos, planejar, informar-se sobre o assunto... Tudo é importante para traçar o caminho certo rumo à realização

Publicado em 27/06/2012

Reportagem: Miriam Gimenes - Edição: MdeMulher

Conteúdo ANAMARIA

Traçar metas para alcançar um ideal é o segredo para uma vida feliz
Foto: Getty Images

Você acredita no seu sonho e busca sem medo os caminhos para realizá-lo? O psicólogo Daniel Carvalho afirma que o sonho é a alavanca motivadora para seguir em frente na vida. “Sem ele, a vida fica sem sentido”. Mas não é por isso que você tem de fazer uma lista enorme de metas para sentir-se feliz. O foco é essencial para seguir o caminho certo, e os objetivos devem ser realistas para não virarem frustração.

Defina o que é mais importante, seja determinada e, aí, virão os benefícios. “Atitudes como essas combatem a depressão e retardam o envelhecimento”, diz Daniel.

Veja como se organizar e seguir em frente com coragem e confiança:

Seja prudente: devemos sonhar, mas sempre com os pés no chão. Isso não significa desistir, mas ter a noção do esforço e do tempo que precisarão ser empregados para conseguir o que se quer e que, ainda assim, o resultado não está garantido.

Dedique-se: costuma-se dizer que para que qualquer sonho se realize são necessários 20% de inspiração e 80% de transpiração. É preciso ralar muito! Nada acontece por mágica, e sim por esforço.

Não pense só no resultado: um erro bastante comum é pensar apenas na meta final e esquecer as etapas intermediárias. Por isso, na hora de planejar é preciso levar em conta todos os obstáculos que terá que enfrentar para conquistar seu sonho.

Pense em seu sonho como uma escada: cada degrau é uma meta a ser alcançada. Suba um de cada vez, ou seja, realize as tarefas com calma e serenidade. Nada de afobação! Quando os problemas surgirem, resolva-os também um por vez.

Nunca recue no primeiro obstáculo: para conseguir alguma coisa na vida, você tem que saber superar as dificuldades e aprender com os erros cometidos para seguir adiante ainda mais fortalecida. Lembre-se: desistir, jamais!

Procure todas as informações possíveis: se quer comprar uma casa, saiba, por exemplo, tudo sobre o financiamento: em quantos anos deve ser pago, quanto você tem de guardar por mês para conseguir dar a entrada, quais os bancos financiadores... Pense ainda em quanto do seu orçamento ficará comprometido para não se endividar!

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

ana - nossa era tudo que eu precisava... - 06/07/2012 09:11:57

Giane Ramalho - Gostaria de saber como que eu faço para juntar dinheiro,pois sempre que eu consigo receber uma boa grana já tem coisas pra pagar ai volto pro vermelho já estou nessa a algum tempo por favor me ajude a sair dessa pois ñ aguento mais viver nessa bola de neve obrigada. - 30/06/2012 12:28:23

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.