(none)

Dicas para incluir a bicicleta no seu dia a dia

Selecionamos algumas dicas para você pedalar tranquila pela cidade. E não se esqueça: não há equipamento de segurança melhor que o bom senso

Publicado em 13/02/0108

Reportagem: Priscilla Santos - Edição: Amanda Zacarkim

Dicas úteis e lembretes para você fazer da bicicleta seu meio de transporte oficial
Foto: Dreamstime

Confira os três equipamentos de segurança obrigatórios para bicicletas de acordo com o Conselho Nacional de Trânsito
1. CAMPAINHA tipo trim-trim.
2. REFLETIVO 0 um adesivo como aqueles usados nas traseiras de caminhões não tem luz própria, mas se ilumina com o farol dos carros. Cores: branco ou amarelo na dianteira, vermelho na traseira e amarelo nas laterais e pedais.
3. ESPELHO RETROVISOR do lado esquerdo, no guidão.

Recomendações extras
FAROL branco na frente e vermelho com opção de pisca-pisca atrás.
ÓCULOS de lentes transparentes, que também podem ser usados à noite. Protegem os olhos da poluição, da poeira e dos detritos no asfalto.
LUVAS almofadadas e com couro na palma da mão, para evitar bolhas e esfolados.
CAPACETE não é item obrigatório pela legislação. Na dúvida, use-o, principalmente se você pedala em alta velocidade. Prefira um capacete com múltiplos ajustes, que fique bem preso à cabeça e sem folgas. Se possível, coloque refletivos na parte de trás e na lateral.
PARA PEDALAR À NOITE, USE ROUPAS CLARAS E REFLETIVAS, como coletes de tecido fluorescente. E mantenha os refletores limpos.

E vale lembrar
PEDALE À DIREITA DA VIA, sem ziguezaguear, a cerca de 1 metro dos obstáculos. Se você colar no meio-fio, os carros podem passar muito rentes e você pode cair só com o susto.

NUNCA PEDALE NA CONTRAMÃO. Se você estiver a 20 km/h e um carro na direção contrária a 50 km/h, a velocidade de aproximação será de 70 km/h. Em caso de colisão, o estrago é maior. E o tempo para desviar, menor.

PARA VIRAR À ESQUERDA NO CRUZAMENTO, peça passagem e vá mudando de pista, caso você seja experiente. Do contrário, desça da bike e atravesse na faixa, como pedestre. Seja cauteloso.

TENTE DESCOBRIR O QUE O MOTORISTA VAI FAZER. Para onde ele está olhando? De quanto tempo ele precisa para frear? Olho no olho funciona principalmente se for combinado com um sorriso. Se não der para ter contato visual, preste atenção nas rodas dianteiras, que viram antes de o carro mudar de posição.

CUIDADO COM AS PORTAS DE CARRO ABRINDO e também com buracos, bueiros e valetas. Se um carro estacionar mais à frente, baixe a velocidade. E siga sempre a instrução de andar a 1 metro da lateral da pista. O risco maior de levar uma portada não é nem o choque, mas você cair na rua e ser atropelado.

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

Interesting post and 1 which needs to be more extensively known about in my view. Your level of detail is beneficial and also the clarity of writing is excellent. I have bookmarked it for you so that others are going to be able to see what you¿ll want to say. jeremy scott femme http://jeremy-scott-femme.westonsotc.com - 19/03/2014 00:10:47

Hanoi John is off to a great start ! He will fit right in with the current administtation. discount oakley sunglasses http://cheapoakley.montecatiniterme.org/ - 16/03/2014 18:17:11

uhqsbkgnuk zippo essence http://www.jeuxselect.fr/20-heroes-militaire-briquets-zippo - 05/03/2014 03:11:09

rmpauspdrda zippo slim http://www.jeuxselect.fr/19-harley-davidson-zippo - 24/02/2014 21:28:34

I'm really impressed with your writing skills as well as with the layout on your blog. Is this a paid theme or did you customize it yourself? Anyway keep up the nice quality writing, it¿s rare to see a great blog like this one today.. trx suspension - 06/06/2013 04:30:33

I was suggested this website by my cousin. I'm not sure whether this post is written by him as nobody else know such detailed about my trouble. You are wonderful! Thanks! nike air max - 29/05/2013 09:48:34

Veja todos os comentários

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.