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Experts dão dicas para você aprender a manter o equilíbrio

Não podemos controlar o mundo, mas temos condições de aprender a dominar as nossas emoções. Siga os conselhos dos experts para se manter sempre em equilíbrio

Publicado em 29/05/2012

Reportagem: Marjorie Zoppei - Edição: MdeMulher

Conteúdo MÁXIMA

O diálogo é sempre a melhor saída para resolver os conflitos no trabalho
Foto: Getty Images

 

Conviver com um colega de trabalho que quer puxar o seu tapete, não ter o reconhecimento merecido ou estar sempre ansiosa com as tarefas, por exemplo, são questões que precisam ser resolvidas sem se estressar - por mais difíceis e constrangedoras que sejam.

O ideal, ao sentir que uma dada situação desafia seu autocontrole, é respirar fundo e contar até dez. Assim você não compromete a sua reputação, não magoa os outros e, sobretudo, ganha tempo para pensar na solução mais adequada. "Esse controle é sempre necessário, pois vivemos rodeados por outras pessoas. Imagine como seria se não conseguíssemos equilibrar nossas emoções: um caos!", diz o psicólogo Fernando Elias José.

Para ajuda-la, a MÁXIMA pediu para alguns experts no assunto revelarem a melhor forma de reagir nas situações adversas, no trabalho ou em casa.

Convivência com pessoas abusivas

O que evitar: "Não bata de frente para defender o seu ponto de vista. Pessoas com esse perfil gostam de se mostrar superiores, seja um chefe, seja um marido autoritário. Mas isso não significa ser permissiva e acatar a tudo que lhe pedem", indica Fernando.

A reação certa: o diálogo é sempre a melhor saída. "Durante um café, por exemplo, chame a pessoa para uma conversa e aborde o que a deixa insatisfeita com a relação de vocês", explica Fernando. Diga que entende a visão dela, mas que você tomaria uma atitude e um posicionamento diferentes. Assim você mantém o respeito e deixa clara a sua opinião.

Colega que tenta puxar o tapete

O que evitar: "Não se envolva em fofocas e debates desnecessários. Muitas vezes, a pessoa que quer passar você para trás premedita as atitudes e prepara certas polêmicas como armadilha", diz o neurolinguista Luiz Claudio Gomes.

A reação certa: mantenha uma relação amigável, mas com cautela. Em hipótese alguma divida algo da sua vida íntima com essa pessoa ou com alguém próximo a ela. Não dê informações ao "inimigo", certo?

Insatisfação com as atividades realizadas

O que evitar: ficar acomodada, esperando alguma mudança, gera ainda mais frustrações. "Quando a insatisfação se torna crônica há uma perda significativa na produtividade e no rendimento. E isso aumenta o sentimento negativo", afirma Luiz Claudio.

A reação certa: “Saber de onde vem essa tristeza ajuda a solucionar o problema", diz o psicólogo Fernando. Pense e reflita: são as suas responsabilidades cotidianas que a incomodam ou a questão é maior e engloba a sua profissão, seu relacionamento ou sua vida familiar? Se você não gosta do que faz, mas sabe que depois será valorizada - como ter uma promoção no trabalho -, use essa situação ruim como motivação. Caso contrário, está na hora de estabelecer novas metas, como mudar de emprego, por exemplo.

Medo de novos desafios

O que evitar: "Pessoas temerosas tendem a fugir de compromissos e apresentam baixos resultados", afirma Maria Rita Gramigna, especialista em capacitação gerencial. De fato, esse sentimento nos paralisa. E, se você se deixar dominar por ele, não enfrentará o desconhecido e, talvez, não conheça nunca o gostinho da vitória.

A reação certa: arrisque! "Saia da zona de conforto. Não tenha receio de aceitar um novo trabalho, iniciar um curso, formar outro círculo de amigos... É esse frescor que traz a sensação deliciosa de frio na barriga e nos impulsiona para a vida", completa Maria Rita.

Falta de reconhecimento

O que evitar: reclamar sobre o seu ressentimento, especialmente para aqueles que não estão envolvidos na história. "Isso só gera picuinhas e fofocas, o que acaba aumentando a proporção do problema", diz Maria Rita.

A reação certa: não espere aplausos para tudo. A satisfação é uma conquista pessoal. "Mas se você sente necessidade de ser reconhecida, que tal perguntar ao seu chefe o que ele achou do resultado do seu trabalho, se você superou ou não as expectativas dele, o que pode melhorar da próxima vez?", sugere Maria Rita. Porém, esteja preparada para uma possível crítica negativa.

Dificuldade para se entrosar com algumas pessoas

O que evitar: não se esconda nem se isole. "É difícil ter afinidade com todo mundo, mas respeitar aqueles que pensam diferente de você é uma regra básica de convivência", diz o psicólogo Fernando.

A reação certa: não gosta daquela colega do trabalho ou tem problemas com sua cunhada? Vocês não precisam ser melhores amigas. "Tente repensar o que não lhe agrada naquela pessoa e dê uma nova chance para a relação de vocês. Às vezes, é só uma má primeira impressão", finaliza o neurolinguista Luiz Claudio.

Cuca fresca, coração leve

A melhor maneira de controlar as emoções é por meio da prática diária de exercícios de relaxamento ou meditação. Márcia de Luca, especialista em Yoga, Meditação e Ayurveda, e divulgadora da Filosofia de Bem-Viver, ensina duas técnicas:

Relaxamento

Com as luzes apagadas e o quarto aromatizado com lavanda, coloque uma música suave de fundo. Deite-se na cama, apoiando a cabeça em um travesseiro. Inspire profundamente e solte todo o seu corpo. Permaneça nessa quietude plena por pelo menos 5 minutos.

Meditação

Sente-se de forma confortável, com a coluna ereta e os pés no chão. Só observe o ar entrar e sair dos pulmões, sem expectativa. Os pensamentos irão se aquietando e abrindo espaço para receber as mensagens inspiradoras de sua alma. Comece com 5 minutos e chegue a 20.
 

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

Danielly - Boas dicas! Mas tem hora que é bem difícil colocá-las em prática, principalmente quando as emoções já estão totalmente desequilibradas. Mas tem que ter disciplina, né?! ;-) - 30/05/2012 11:13:14

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