nao

9 motivos para você começar a dançar

Balançar o corpo no ritmo que você mais gosta ou deslizar pelo salão com o gato faz bem para o corpo e a alma. Confira por que você deve começar a dançar

Publicado em 17/05/2013

Reportagem: Marília Medrado / Edição: MdeMulher

Conteúdo VIVA!MAIS

Dançando você emagrece, fica de bom humor, faz amizade e ainda cuida da saúde
Foto: Getty Images

1. Você mais magra
Dançar é uma forma divertida de acabar com quilinhos extras. "É possível gastar até 500 calorias (o mesmo que uma barra grande de chocolate) em uma aula de dança de salão", diz a fisiologista do exercício Cláudia Zamberlan, de São Paulo.

2. Autoestima nas alturas
Não há nada melhor do que ter prazer em dançar e se sentir capaz de executar passos e coreografias. Quem nunca se sentiu poderosa arrasando na pista? "Com a elevação da autoestima, você também afasta a depressão", diz Cláudia.

3. Novos amigos
Conversar sobre a coreografia pode ser o começo de uma grande amizade. "Os alunos também combinam de sair para dançar, formando um círculo de amizade muito forte", diz o professor de samba-rock Moskito. Arriscar os passos também ajuda os tímidos a se soltar mais e fazer novos amigos!

4. Mais saúde
Com alguns quilos a menos, você também evita muitos problemas relacionados ao sedentarismo, como diabetes e hipertensão. Além disso, os passos e pulinhos da dança fortalecem os ossos, dando um chega para lá na osteoporose.

5. Melhora a memória
Para executar os passos, você precisa decorar a sequência e os giros certos. Um exercício e tanto para o cérebro! "Gravar a dança e a música estimula o sistema neurológico, o que turbina a memória", diz Claúdia. Para nunca mais dar branco!

6. Xô, estresse!
Dançar estimula a liberação de dois neurotransmissores, endorfina e serotonina, ligados à sensação de bem-estar e prazer. Além disso, se mexer diminui a produção de cortisol, o hormônio do estresse. Espante a tensão!

7. Corpo durinho
Não é à toa que as dançarinas têm pernões de causar inveja. "Se deslocar, agachar ou levantar trabalha as panturrilhas, as pernas e os glúteos. Para executar os giros, o abdômen se contrai", afirma a fisiologista. Os braços, em geral, não são tão trabalhados, mas ficam muito melhores se comparados com os de quem não faz nada. Fica a dica.

8. O coração agradece
Os passos e rodopios fortalecem o músculo cardíaco, que precisará trabalhar menos para fazer as mesmas funções. Resultado: você vive mais! "Dependendo da pessoa, da regularidade e da intensidade, dançar reduz os batimentos de 90 para 70 vezes por minuto", completa Cláudia.

9. Mais benefícios. Oba!
Para fazer bonito na pista ou no salão, você precisa ter uma boa postura (adeus, dor nas costas!). Dançar também desenvolve equilíbrio, flexibilidade e coordenação. "Pessoas descoordenadas tendem a sofrer mais lesões e se cansam mais", conclui Cláudia. Você ainda tem dúvidas de que dançar faz muito bem?
 

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

Wow! Thank you! I always wanted to write on my website something like that. Can I implement a portion of your post to my website? Riley http://berry8489.insanejournal.com/2537.html - 04/07/2014 12:13:32

Pretty nice post. I just stumbled upon your weblog and wished to say that I¿ve really enjoyed browsing your blog posts. In any case I will be subscribing to your feed and I hope you write again soon! jeremy scott femme http://adidas-jeremy-scott-pas-cher.accesscrna.com - 19/03/2014 00:17:59

<b>pamela </b> - ebaaaa vou dançar é agora :* - 13/09/2013 13:17:11

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.