(none)

Refúgios de praia: as melhores pousadas do Brasil

Quando chega o verão, seu desejo é passar os dias com os pés na areia, mas longe de quiosques apinhados? A revista CLAUDIA seleciona 6 refúgios de praia

Publicado em 02/11/2010

Claudia Carmello

Fazenda Calá, Praia do Espelho Bahia - Foto: Divulgação

Fazenda Calá. Foto: Divulgação

Bahia: Praia do Espelho, Fazenda Calá


Apesar das falésias e piscinas naturais, que lembram quadros, a região ficou famosa pelos bares pé-na-areia com almofadões e por ser território de vips. Mas o burburinho de bares e pousadas se concentra mesmo no gramadão de Curuípe, que muitos confundem com a praia do Espelho. A verdadeira Espelho fica logo depois e, ali, ainda hoje pouca gente dá o ar da graça. É lá que está a aconchegante Fazenda Calá, com comodidades como serviço de praia sob tendas, cavalos, barcos, massagem e ioga para quem marcar. Seus oito chalés oferecem camas king size, terraço com vista para o mar e muito charme. Um agrado para os hóspedes: chazinho com bolo é servido o dia todo sem custo extra. 

Vila Kalango, Jericoacoara Ceará - Foto: Divulgação

Vila Kalango. Foto: Divulgação


Ceará: Jericoacoara, Vila Kalango


A vila da praia de Jericoacoara tem apenas cinco ruas. Encravada no município de Jijoca, é separada da área urbana por uma faixa de 20 quilômetros de dunas. A travessia, feita em caminhões adaptados e veículos 4 x 4, leva, de um lado, ao mar, de um verde-intenso, e, do outro, à duna do Pôr-do-Sol, camarote perfeito para ver o sol mergulhar no mar todo fim de tarde. Apesar de isolada, Jeri tem restaurante para todos os gostos, cibercafé e pousadas confortáveis. A Vila Kalango é uma delas. Cercada por coqueiros e cajueiros, tem piscina com vista para o mar e lounge com redes, sofás e almofadões sobre a areia. Para se acomodar, há palafitas (chalés construídos a 3 metros do chão sobre colunas de eucalipto) e 24 quartos com varanda.


Pousada Solar do Mirador, Praia do Rosa - Foto: Divulgação

Solar Mirador. Foto: Divulgação

Santa Catarina: Praia do Rosa, Solar Mirador 


É para quem gosta da dobradinha natureza e balada. De areia muito branca, a praia do Rosa é famosa pelas ondas e encostas de mata. No topo de um dos morros, fica a Solar Mirador. Dali, a partir de qualquer ponto, avista-se toda a orla. Uma trilha entre bromélias leva à lagoa do Meio, cartão-postal do lugar e local preferido de famílias com filhos. Os 12 quartos do Solar oferecem mimos – como lençóis e toalhas de algodão egípcio, travesseiro de plumas e flores frescas –, CD player, DVD e TV a cabo. Todos têm terraço com rede e três deles contam com banheira de hidromassagem ao ar livre. Para quem adora uma mordomia, oferece sauna e massagem em um gazebo instalado na mata.


Pousada Borapirá Alagoas- Foto: Divulgação

Pousada Borapirá. Foto: Divulgação

Alagoas: Tatuamunha, Pousada Borapirá 


Se o projeto é viajar com a família, mas fugindo da megaestrutura dos resorts, esse é o lugar. Situada em Porto das Pedras, a praia de Tatuamunha tem piscinas naturais e fica na Rota Ecológica, uma faixa de 40 quilômetros de litoral preservada pela localização: no trecho em que a estrada principal se desvia para o interior, afastando o turismo de um dia só. Com mar calmo e enfeitada por coqueiros, a praia recebe a foz do rio Tatuamunha, abrigo natural de peixes-boi. A Borapirá, ao lado do rio, é uma das poucas pousadas da região voltadas para famílias. Tem piscina grande, contornada por coqueiros, e 15 chalés com ar-condicionado, TV com DVD, cama king size, ventilador de teto e varanda com rede e espreguiçadeira.

Pousada Oka da Mata Praia da Pipa- Foto: Divulgação

Oka da Mata. Foto: Divulgação

Rio Grande do Norte: Praia da Pipa, Oka da Mata


Cercada de falésias, a Pipa já foi reduto de surfistas e hoje é a praia mais chique do estado, com restaurantes bacanas e até lojas de grife. Atualmente, suas areias são território de bares e famílias e, 2 quilômetros ao sul, na linda praia do Amor, fica a turma do surfe. A pedida é curtir essa diversidade durante o dia e, à noite, contar com um refúgio no meio do mato para relaxar. E lá está a Oka da Mata, situada em um ponto elevado e cercada de verde, com vista para o mar de qualquer canto da pousada: da piscina arredondada, do restaurante ou da estilosa sala com varanda imensa e paredes de pedra. Os 18 quartos, também com vista para o mar, têm decoração em estilo casual e confortos como TV de LCD, DVD, ar-condicionado, cama king size, frigobar, ponto de acesso à internet e secador de cabelo.

Pontal dos Carneiros, Pernambuco - Foto: Divulgação

Pontal dos Carneiros. Foto: Divulgação

Pernambuco: Carneiros, Pontal dos Carneiros Beach Bungalows


Imagine um mar de azul-intenso, com piscinas naturais e areia branquíssima. E imagine ter um cantinho só seu no meio desse paraíso. Essa é a sensação de uma temporada na pousada Pontal dos Carneiros, na praia dos Carneiros, a 95 quilômetros de Recife. Com quadra para vôlei de praia, salão de jogos, DVDteca, playground e aves ornamentais, o lugar tem 12 bangalôs de dois andares, com varanda, rede e cozinha completa. Oito deles acomodam seis pessoas em três quartos e são equipados com cama box, ar-condicionado, TV, DVD e som. Os outros quatro, com banheira de hidromassagem, são para casal.  

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

Cristiane - Muito bom litoral norte de S¿o Paulo, para quem n¿o conhecer tem uma pousada que fiquei semana passada.www.pedamata.comMuito boa. - 18/01/2011 20:46:28

Laizi - ótimas as dicas de refúgio de praia. Conheço Curuipe e garanto que é um paraiso. quero dicas de refúgios de praia no litoral do Rio e litoral norte de São Paulo. Muito legal esaas dicas, continuem, obrigada. - 03/12/2010 21:35:10

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.