Yoga pela Paz: confira a programação do evento e agende-se

O evento promoverá múltiplas ações, de aulas de ioga grátis à shows de música. Tudo isso em nome do bem coletivo

Publicado em 19/06/2012

Lígia Menezes

Conheça o evento que promoverá múltiplas ações
Foto: Divulgação

Você acredita que o mundo, um dia, possa mudar para melhor? Os organizadores do evento Yoga pela Paz 2012, Márcia De Luca e Fran Abreu - e VIDA SIMPLES, que apoia o projeto -, acreditam. Para isso, porém, cada pessoa deve mudar seu modo de pensar e agir, afinal a transformação individual é que leva à mudança coletiva.

Exatamente com esse propósito, para educar e inspirar a população a viver com mais consciência, acontecerá a sétima edição do Yoga pela Paz, na semana de 13 a 19 de agosto. A programação inclui aulas, palestras e apresentações artísticas, que disseminam técnicas de saúde física, mental e emocional. Fique ligado:

· Serão mais de 300 atividades gratuitas por todo o país;

· Escolas de Yoga em mais de 10 cidades darão aulas de graça;

· O evento receberá professores renomados de diversos países, que passarão seus conhecimentos em aulas abertas e palestras.

Anote a programação para não perder nada:

· 13 a 16 de agosto, de segunda a quinta-feira: Em diversos horários e locais, escolas de yoga de todo o país abrirão suas portas para receber o público em aulas gratuitas. Serão mais de 150 aulas pelo país. Nelas, os participantes poderão conhecer melhor o que é a prática do yoga, a filosofia de vida e outros ensinamentos.

· No site do evento, você poderá ver mais sobre os locais, horários e programação específica.

· 17 de agosto, sexta-feira: Em São Paulo, na Cia. Athletica (Rua Kansas, 1.582, Brooklin Paulista, na capital) haverá aulas com professores de diversos estilos da yoga, que ensinarão a meditar e a relaxar. Eles estarão preparados para atender a mil pessoas, em 10 atividades diferentes.

· 18 de agosto, sábado: Na Universidade Anhembi Morumbi (Rua Casa do Ator, 275, Itaim Bibi, SP), serão ministradas aulas de yoga o dia inteiro. Os estilos da prática serão diferenciados, para agradar todo tipo de público. Algumas também serão acompanhadas por música ao vivo, o que permitirá maior autoconhecimento. O público esperado é de três mil pessoas e estão sendo preparadas 15 atividades diferentes.

A programação inclui ainda uma aula e palestra sobre ayurveda, com David Frawley, autor de mais de 30 livros e um dos mais importantes eruditos das ciências védicas. Suas traduções e interpretações são estudadas em todo o mundo. Recentemente, a integração entre yoga e Ayurveda é seu atual trabalho. David vê a sabedoria védica como uma ferramenta para liberdade e não como um dogma. Na palestra ele falará como é possível manter a mente jovem com yoga e ayurveda.

O evento não acaba por aí: ainda no dia 18, mais uma ilustre convidada: Yogini Shambhavi, professora indiana das tradições Tântrica e Védica, que dará uma palestra sobre os benefícios desses ensinamentos. Quem já ouviu suas palestras garante que ela é capaz de oferecer ferramentas de transformação interna, que podem mudar a vida das pessoas rapidamente, ainda que não tenham experiência com yoga. No encontro, ela falará sobre devoção e como curar a mente e o coração, especialmente após traumas emocionais.

Para finalizar, ainda terá uma palestra com Swami Digambar, professor espanhol que aprendeu yoga aos 16 anos, de forma autodidata. Foi discípulo de Swami Satyananda, fundador da Bihar School of Yoga. Desde 1984, é vinculado à escola de seu mestre, na Índia, onde vai, periodicamente, aprofundar seus conhecimentos.

· 19 de agosto, domingo: Fechando a sétima edição do Yoga pela Paz, apresentações musicais e aulas de Yoga serão ministradas para milhares de pessoas no Parque do Ibirapuera, durante o dia. Será feita também uma meditação coletiva pela paz.

Programação extra:

Esse ano, haverá ainda um workshop de aprofundamento, no Yoga Flow, de 20 a 22 de agosto. As aulas serão ministradas pelo diretor fundador do Yogashala Chile e do Yogashala Wellness Center, Gustavo Ponce. Ele falará sobre saúde da coluna e utilizará recursos de diferentes métodos do yoga para demonstrar seus conhecimentos.

Gustavo nasceu em Santiago do Chile e é o responsável pela introdução em seu país dos métodos Iyengar, Ashtanga Vinyasa Yoga e Viniyoga, após ter estudado na Índia, durante muitos anos.

Quer saber mais sobre o evento?

Site: www.yogapelapaz.org

Facebook: http://www.facebook.com/pages/Yoga-pela-Paz/470956410466

Twitter: yogapelapaz