4 cuidados básicos para quem está na fase da transição capilar

Quer seus cachinhos de volta? Então vem ver essas dicas

Há um profundo debate sobre o que o conceito de beleza quer dizer e também sobre como ele pode ser reconhecido e apropriado por todas as mulheres. Em algum ponto dessa discussão, a gente se depara com a relevância da aceitação das semelhanças e, principalmente, das diferenças entre as mulheres e seus variados estilos. No fim, entende-se que, sim, a beleza é capaz de representar um universo inteiro. E que o importante é se enxergar nessa história como protagonista do que é ser bonita.

Nesse processo de reconhecimento da própria beleza, o cabelo desempenha um papel fundamental. Não à toa: ele diz muito sobre a gente, sobre quem somos e o que queremos. É por isso que, no caso das mulheres com cabelo cacheado, passar pela fase de transição capilar nem sempre é fácil. A seguir, separemos 4 dicas essenciais para enfrentar esse momento de um jeito muito mais natural.

1.

Para as mulheres que querem adotar seus cachos naturais, o passo inicial é, sem rodeios, encarar a transição capilar de peito aberto. Dê uma pausa na prática do alisamento e permita que os fios cresçam naturalmente, sem a interferência direta de produtos químicos. Não se importe tanto com o crescimento do fio em duas texturas. Lembre-se de que seu cabelo está em um processo de transição — e que você, pessoalmente, também está inserida nesse processo. É revigorante!

2.

Agora que você já entendeu de que se trata de algo muito maior do que a mudança de penteado, partimos então para alguns procedimentos decisivos para tornar seus cachos perfeitos. Acompanhar as mudanças no seu couro cabeludo, por exemplo, é essencial. Antes de lavar o cabelo, olhe-se no espelho e observe a região. Procure por qualquer sinal de caspas ou machucado. Observe também a fronha do travesseiro ao se levantar, o ralo do banheiro. A queda em excesso de fios certamente é sinal de que seu couro cabeludo não anda tão bem assim. Se isso acontecer, procure um especialista em tricologia!

3.

Para cuidar das madeixas durante o processo, procure usar produtos específicos para cachos. A Plusbelle sacou a efervescência desse movimento em benefício da beleza natural e colocou nas prateleiras a linha Hidratação e Maciez com Água termal e Aloe Vera. Esses produtos têm propriedades que umidificam e nutrem o cabelo, deixando-o mais forte e macio. Após lavar os fios com os produtos certos, experimente aplicar óleos vegetais como finalizadores. Além de nutrir, esses óleos dão brilho e eliminam o frizz. Por fim, lembre-se: quando for secar as madeixas, não esfregue com a toalha. Isso pode ressecar os fios. O ideal é usar uma toalha de microfibra ou camiseta de algodão.

4.

Na hora de pentear, prefira os pentes de madeira. A madeira possui propriedades antiestáticas, ou seja, “que impedem ou limitam a formação da eletricidade”. Isso também previne o frizz. Para finalizar, um macete especial: amarre o cabelo em pequenos coques depois da finalização com óleo vegetal. É uma forma leve de auxiliar na definição de seus cachos incríveis.

Prontinho! Agora você está preparada para abraçar uma beleza que é toda sua. Liberte seus cachos! Seja você mesma!

Acompanhe!

Todo mês você poderá ver por aqui e no site da Plusbelle matérias variadas com dicas de cuidados com o cabelo, saúde, comportamento, planejamento financeiro, entre outros temas. Fique de olho! É mais uma iniciativa da Plusbelle para promover mudanças positivas e ajudar você a se sentir cada vez mais bonita e feliz.