Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Papo Cabelo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Por Apresentado por Plusbelle
De amiga para amiga: tudo sobre cabelo, beleza e muito mais!
Continua após publicidade

8 mentiras e 3 verdades sobre os cuidados com o cabelo

Desvendamos o que é real e o que é crença, para que você invista seu tempo e dinheiro apenas no que vale a pena!

Por Abril Branded Content
Atualizado em 17 jan 2020, 10h00 - Publicado em 20 abr 2017, 19h09

Algumas dicas para tratar os fios são levadas à risca por muita gente, apesar de não terem o menor fundamento. Outras, podem até parecer bobagem, mas funcionam pra valer. Diante de tantas teorias sobre os cuidados com o cabelo, a gente fica sem saber o que funciona ou não. Para acabar com o dilema e revelar as atitudes realmente eficientes, batemos um papo com um time de experts no assunto. Aqui, você confere as respostas do dermatologista Adriano Almeida, tricologista e Diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo, e das cabeleireiras Nadja Vasconcelos e Ilma Santana, do salão Square Hair and Care.

1. Aparar o cabelo mensalmente acelera o crescimento.
Mentira. O hábito é bom para manter os fios com aspecto mais saudável, já que elimina as pontas ressecadas, mas não acelera o crescimento. “Os fios crescem, em média, 1 centímetro por mês. Quem apara mensalmente corta apenas o que cresceu nesse período”, explica Nadja Vasconcelos.

2. Cortar o cabelo na lua cheia aumenta o seu volume.
Mentira. Segundo o tricologista Adriano Almeida, o desenvolvimento do cabelo, seja ele relacionado ao crescimento ou volume, não tem relação alguma com as fases da lua.

3. Colocar pílula anticoncepcional no shampoo faz o cabelo crescer mais rápido.
Mentira. “O hormônio dos anticoncepcionais no shampoo não interfere no desenvolvimento dos fios. Mas ingerir o anticoncepcional via oral, desde que com orientação médica, pode reduzir a alopecia androgenética, ou seja, a queda de cabelo causada por fatores genéticos”, explica o tricologista.

4. Quem tem fios secos deve hidratá-los semanalmente com azeite.
Mentira. Adriano explica que a hidratação semanal é importante, mas avisa que o azeite não é o produto indicado. “O mercado conta com cosméticos bem mais eficientes”.

Continua após a publicidade

5. Pasta de amido de milho e água absorve o excesso de oleosidade.
Verdade. Segundo a cabeleireira Ilma Santana, o amido de milho pode ser um bom aliado para absorver a oleosidade do couro cabeludo. “Mas atenção, ele deve ser usado, no máximo, uma vez por semana. O mais indicado é usar um shampoo para seu tipo de cabelo”, aconselha.

6. Cabelos brancos são mais fortes.
Verdade. Adriano explica que os cabelos brancos são mais grossos e menos suscetíveis à queda. “Mas arrancá-los não é uma boa opção. Sugiro tonalizá-los”.

7. Lavar o cabelo diariamente causa a queda do cabelo.
Mentira. A queda dos fios geralmente está associada a problemas hormonais ou estresse. Mas Nadja lembra que o ideal é evitar lavar com água muito quente. “O hábito resseca as pontas e aumenta a produção de glândulas sebáceas, aumentando a oleosidade e o aspecto sujo”.

8. Não secar os cabelos após o banho “apodrece” a raiz.
Mentira. Mas Adriano alerta que o hábito pode favorecer o desenvolvimento de caspa e deixar os fios mais secos e quebradiços, principalmente se você dormir com o cabelo molhado.

Continua após a publicidade

9. Deixar o creme hidratante no cabelo durante o dia melhora o resultado.
Mentira. Além de não oferecer benefícios, ainda pode provocar prejuízos, como a caspa. “E ao reagir com o sol, por exemplo, o produto pode causar irritação no couro cabeludo”, alerta o tricologista.

10. Condicionador pode causar a queda dos cabelos.
Mentira. Adriano explica que o condicionador é um importante aliado para manter a hidratação, o brilho e a maciez. “Mas o produto não deve ser aplicado no couro cabeludo, sob pena de aumentar a oleosidade da região”.

11. Escovar o cabelo 100 vezes antes de dormir aumenta o brilho.
Verdade. “Ao escovar, se distribui oleosidade ao longo dos fios, o que promove um aumento do brilho”, explica o tricologista.

Acompanhe!

Todo mês você poderá ver por aqui e no site da Plusbelle matérias variadas com dicas de cuidados com o cabelo, saúde, comportamento, planejamento financeiro, entre outros temas. Fique de olho! É mais uma iniciativa da Plusbelle para promover mudanças positivas e ajudar você a se sentir cada vez mais bonita e feliz.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

O mundo está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por CLAUDIA e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.

Acompanhe por CLAUDIA.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.