Fios coloridos: sim, você pode ter o cabelo da cor que desejar

Confira os conselhos de especialistas para conquistar um tom cheio de personalidade e sem erro

Azul, roxo, rosa, cinza, verde… É só andar pelas ruas ou dar uma olhada nas revistas de moda para perceber como os fios coloridos – conhecidos como candy colors – estão fazendo a cabeça das mulheres.

O look é lindo, mas exige alguns cuidados extras. “Os pigmentos não oferecem a mesma fixação que as demais tinturas e, por isso, o risco de desbotar ou perder o brilho é maior”, afirma Gladys Acosta, colorista do Jacques Janine Fashion Mall, que atende famosas como Aline Moraes, Susana Vieira e Guilhermina Guinle.

Quer entrar nessa e dar um plus no visual? Vá em frente! Ensinamos aqui todos os passos para evitar danos aos fios e conquistar um look descolado, vibrante e cheio de personalidade.

Preparação dos fios

– O primeiro passo é pedir a opinião de um profissional. Faça uma avaliação com seu cabeleireiro para saber se o seu cabelo está saudável o suficiente para ser submetido à aplicação da tintura fantasia (este é o nome do produto usado). Se estiver muito danificado e quebradiço, faça antes um tratamento para fortalecê-lo.

– “Diminua o uso de secador e chapinha. O excesso de calor desses aparelhos pode ressecar a fibra capilar”, aconselha Gladys.

– Em casa, faça uma hidratação intensiva. “Use produtos hidratantes e reconstrutores. O fio tende a perder água durante a coloração, portanto é importante que esteja hidratado”, explica a colorista.

Verde, azul, cinza… a criatividade está liberada! (Getty Images/Getty Images)

Atenção à cor de fundo

– A maioria das cores exige uma base clara para que a coloração atinja o resultado desejado. A exceção fica por conta dos tons escuros e fechados, como o verde-musgo e o vinho, ou quando o efeito desejado é apenas alguns reflexos discretos. Então, se você tem os fios escuros e virgens (livre de tintura) e quer investir em tonalidades claras, deve fazer antes uma descoloração. Somente depois aplique a tinta fantasia.

– Já quem tem o cabelo previamente tingido em cores escuras como preto ou castanho deverá realizar uma decapagem. Gladys explica que esse processo retira os pigmentos dos fios para, em seguida, receber a tinta. “Mas atenção: a técnica é agressiva e nunca deve ser feita em casa. Mesmo no salão, é importante fazer um teste na mecha antes do procedimento”, aconselha a especialista.

– Já as loiras não precisam realizar nenhum procedimento, pois a fibra capilar já tem poucos pigmentos.

Manutenção em dia

– Depois da pintura, use diariamente produtos com proteção UV e evite lavar o cabelo todos os dias. “A tinta fantasia é superficial, e os pigmentos são eliminados a cada lavagem”, explica Patrícia Oliveira, cabeleireira do Werner Maison.

– Aplique leave in com proteção térmica antes de usar secador ou chapinha e mantenha o aparelho a cerca de 10 centímetros da cabeça.

– Prefira produtos específicos para cabelo colorido, com agentes antioxidantes que tratam a fibra capilar e mantêm a cor por mais tempo.

– Hidrate os fios com frequência, ao menos uma vez por semana. E escolha máscaras ou ampolas de hidratação ricas em aminoácidos e queratina, a fim de repor os nutrientes perdidos.

– Evite contato com sal do mar e cloro de piscina, os principais inimigos dos cabelos tingidos.

Acompanhe!

Todo mês você poderá ver por aqui e no site da Plusbelle matérias variadas com dicas de cuidados com o cabelo, saúde, comportamento, planejamento financeiro, entre outros temas. Fique de olho! É mais uma iniciativa da Plusbelle para promover mudanças positivas e ajudar você a se sentir cada vez mais bonita e feliz.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s