27 mai

Sem categoria

Beleza é fundamental, mas…

Por Alex Xavier postado em 27/05/2011 às 18h25

Comentários (56)

Beleza é fundamental, mas...

Foto: Beth Studenberg

Uma vez, em um segundo encontro, uma garota quis saber porque eu tinha me interessado por ela. Nem tive a chance de responder, pois ela já tinha uma resposta engasgada. Disse que os machos vão atrás de qualquer bonitinha que aparece. As mulheres, por outro lado, não se importariam muito com isso. “Minhas amigas são lindas e elas estão casadas com homens bem feios que são muito bacanas”, completou em tom de desabafo.

Vamos ver se entendi direito. Ou sou um crápula por ter me sentido atraído pela beleza da moça ou não sou feio o suficiente para ela. É isso? Fez algum sentido? Até hoje não sei ao certo o que ela queria me dizer, mas ainda somos bons amigos. Ok, nós homens somos superficiais.

De tal forma que nem encaramos isso como ofensa, acreditem. Por mais absurdo que pareça, mulheres bonitas mexem com a gente – culpado, seu juiz! Há, porém, dois atenuantes que podem ajudar a diminuir nossa pena, quem sabe até passar para uma prisão domiciliar com prestação de serviços à comunidade.

Primeiro, não nos prendemos a padrões de beleza. Vocês conseguem ser bonitas de diversas maneiras. Reparamos na capa do livro sim, mas ele pode ser tanto um pocket book quanto uma enciclopédia. Claro que sempre teremos olhos para a mulher de longos cabelos esvoaçantes e vestido decotado estampando a edição da NOVA. No entanto, olhamos também para aquela garota de cabelo curtinho escondida atrás de grandes óculos de grau e coturno.

E a beleza chama a atenção, mas não a monopoliza. Pessoalmente, adoro quando uma mulher me prende só na segunda olhada, quando percebo um detalhe que a deixa especialmente bonita. As sardinhas na maçã do rosto, a tatuagem na nuca, o modo como ela prende o cabelo, o sorriso moleque, o piercing no umbigo, as pernas longas, o simples à vontade dela dançando de olhos fechados na pista.

Até agora estou falando apenas de atração física. A personalidade a gente costuma deixar para conhecer depois. Porque não há como adivinhar se a garota do outro lado do bar é legal só pela risada engraçadinha que ela solta ao fofocar com as amigas. Talvez este seja o erro de muitas solteiras na balada: tentam julgar o caráter do sujeito logo de cara. As que avaliam a embalagem antes, sem medo de parecerem superficiais, devem ser mais felizes. Afinal, até maridos feios e bacanas de mulheres lindas deviam ter algo no início que os fez bonitos aos olhos delas.

Alex Xavier

Devo ter cara de bom moço. A maioria das mulheres que não quiseram nada comigo e até algumas que um dia quiseram não vêem problema em falar comigo sobre outros caras. E como tenho mais amigas do que recomendam os médicos, ouço muitas histórias. Só posso oferecer a minha visão prática masculina. Ou seja, se a ideia é apenas ter alguém que escute seu desabafo, bata no seu ombro e diga "eu entendo", procure uma mulher. Sou homem e dou minha opinião mesmo quando não solicitado.

amigomacho.nova@gmail.com

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (56) em "Beleza é fundamental, mas…"

  1. Nanda Sonne disse:

    Posso apostar que, as amigas dessa garota, que acha os maridos delas feios, estao se questionando… “feios?” Pq as minhas amigas, e ate alguns parentes, ja me disseram que meu namorado é feio.. mas eu acho ele lindo! A beleza esta nos olhos de quem ve. E na hora da pegaçao as bonitas e os bonitos prevalecem, mas quem ganha a batalha nao ganha a guerra. Pra rolar um relacionamento, a pessoa tem que ser bacana nao soh fisicamente.

  2. Mariel disse:

    ai Alex, piercing no umbigo não, né? rssss

  3. Virgínia disse:

    Tenho muuuuuitos amigos, na realidade me dou melhor com os amigos do que com as amigas, porém é unânimidade masculina: – homem é visual, é imagem. Nós mulheres é que realmente tentamos adivinhar se o cara é casado ou solteiro, se ronca ou não, se tem cara de fiel ou canalha, na primeira vez que o vemos, mas a visão do homem é diferente, eles são bem práticos e objeitvos nesse critério, olhou, se faz o tipo deles, atacar, se não…o’lha aquela loira ali no canto!” Em relação a gente feia, isso é muito relativo, não existe pessoa feia! Aquele cara feio pra vc, pode ser bonito pra mim, a verdade é centenária já dizia minha bizavó:” Quem ama um feio, bonito lhe parece!”

    • Alex Xavier disse:

      o que eu digo é que, no primeiro momento, levar em conta a atração física não tem nada de errado. Homem é visual mesmo. E nem tentamos não ser, mesmo se quebramos a cara quase sempre

  4. Alex Silva disse:

    Coyote, tudo bem que você monopolizou falando sobre atração física, mas eu chego a conhecer uma pessoa mais a fundo vendo seus gestos e coisas desse tipo; ok: Se apaixonar é crime, eu sei, mas eu atualmente tô caidaço e tudo que ela faz para mim é como uma cantoria dos anjos (que brega/que fofo?), balanço dos cabelos, sorriso etc. Ontem, por exemplo, saímos em galera – incluindo ela -, e depois de um papo ela fez uma cara de decepcionada, e eu achei a maior graça, super lindo. Depois eu comentando isso, ela chegou para mim e perguntou: “…Tem o que? Fica feio?”, eu mega louco para ri disse na maior cara de pau: “Não, fica f-o-f-o.”, em suma, ela também riu e fim de papo — desse papo (kkkkkk’).

    Então… beleza é, sim, fundamental, mas os gestos que a pessoa faz são mais ainda.

  5. Kaká disse:

    Legal seu post Alex. Concordo com vc em mtos aspectos. Acho que se as pessoas deixassem de ser hipócritas ao avaliarem outras e dizerem de verdade o que as atraiu, as relações fluiriam de modo mais fácil e mais gostoso (em todos os aspectos!) Bjo.

  6. Debora disse:

    Adorei esse post Alex!
    “Afinal, até maridos feios e bacanas de mulheres lindas deviam ter algo no início que os fez bonitos aos olhos delas.”
    Depois dessa frase, num preciso comentar mais nada!

  7. Dina disse:

    Virgínia, adorei seu comentário. Faço minhas as suas palavras. Tenho muitos amigos homens e eles são realmente visuais, não podem ver um rabo de saia, rs. Nós mulheres nos prendemos mais aos detalhes, mas não nos fechamos completamente de conhecer um cara com menos atributos de beleza, nos preocupamos muito com o conteúdo. Não diria que o ditado “quem ama o feio bonito lhe parece” esteja 100% correto, pois namorei um cara que não era bonito, gostava dele porque me fazia feliz, mas tinha a consciência que ele era feio. Mas beleza é relativo, o que pode ser feio para você pode ser bonito para mim e vice-versa.

  8. Iris disse:

    Não sei se concordo com isso, a maioria das pessoas julgam pela aparência sim, acabam se baseando nisso até para fazer uma simples amizade, se vc realmente pensa assim, parabéns…vc não faz parte do 99,9% dessa humanidade escrota, mas duvido…duvido mesmo que entre duas moças, uma magra com ar de desprezo e uma gordinha simpática…tenho CERTEZA que a grande maioria dos homens iriam chegar na magrinha, bonitinha e todos esses “inhas” da vida, mesmo correndo risco de tomar um belo toco., independente de ser homem ou mulher…a maioria julga sim pela aparência e isso não fica só no primeiro encontro, a mídia dita moda sim e ser bonita, no meu exemplo, é ser magra…e todo mundo está careca de saber…

    • Alex Xavier disse:

      Não falo em julgar pela aparência, mas em valorizar o que chamou sua atenção logo de cara. Em um primeiro momento, a gente não é atraído pela personalidade, pela inteligência, pela bagagem emocional, pelo humor, pelo talento, pelo carinho, nem mesmo pelas habilidades sexuais da outra pessoa. Os olhos se fixam em alguém porque eles reconhecem beleza nele (e aí, cada um tem sua própria percepção disso). O que acontece é que a maioria dos homens segue este radar enquanto a maioria das mulheres apenas inclui esta informação em um relatório mais completo

  9. Ana Paula disse:

    Adorei seu post Alex!! Concordo que os homens são realmente mais visuais… Mas não vejo nada de mais em ser assim. Confesso que por ser mulher, romântica e tudo mais, também sou bastante visual, se realmente não me agrada acabo sendo um pouco seca demais… Tive um namorado que até brincava, que em muitos aspectos eu parecia um homem… eu ria muito… Não é que eu não tenha romantismo em tudo isso, só acho menos complicado em ser objetiva do que ficar dando voltas e voltas, tentar adivinhar coisas e acabar me decepcionando.. Assim, se tiver uma oportunidade de conhecer a pessoa melhor, vai ser bom, sem decepção, sem esperar demais.. Tudo mais simples!!

    • Alex Xavier disse:

      Em resumo, os homens gostam de descobrir mais sobre a personalidade da mulher aos poucos. Enquanto as mulheres gostariam que a gente viesse com o perfil do Facebook impresso na camiseta para poder avaliar melhor hehe. Claro que não são todas assim
      Tenho amigas também que tem uma “cabeça de homem” como você brinca. Acho até que não é esta praticidade não é uma exclusividade masculina. É algo da mulher atual

      • Iris disse:

        É, esse post pode gerar muitos comentários mesmo…estive pensando melhor, acho que depende muito da fase que a pessoa está também, do tipo de relações que está procurando…tudo é muito relativo. Gostei deste post, é sempre bom ficar “filosofando” sobre as relações humanas…rsrs. Não conhecia o blog, gostei das postagens anteriores também e sempre que possível deixarei comentários com a minha visão feminista sobre o assunto..rs..

  10. Naíma disse:

    Beleza é fundamental, mas gosto é gosto, né? Acho que a Virngínia disse tudo! Pra mim, é tão fácil de um feio ficar bonito por ser fofo quanto um bonito ficar feio por não ter nada na cabeça.

    • Alex Xavier disse:

      Ainda bem, né? Já tive minha fase de invejar o cara que chama a atenção assim que entra pela porta. Mas cresci e aprendi a curtir não ser um consenso

  11. Dandara disse:

    perfeito o post concordo com tudo ;)

  12. Dandara disse:

    tudo e muito relativo! afinal nao tem como adivinhar se a pessoa que voce se interessou e legal ou nao, portanto o requisito a principio e sim a aparencia, e a primeira coisa que chama a atençao, so depois que passamos a conhecer de fato personalidade da pessoa. e ai cabe a cada um depois de conhecer bem a pessoa decidir se agrada ou nao.

    • Alex Xavier disse:

      Andei pensando e sensualidade é algo que dá para avaliar a primeira vista (e é diferente de beleza). O resto, tem casal que passa anos juntos e não se conhece de verdade

      • Dandara disse:

        Bom sensualidade realmente e diferente de beleza, afinal tem muita gente por ai que e muito belo(a) e nao possui sensualidade! rs mas a sensualidade faz parte da aparencia, pois a sensualidade esta em detalhes diferenciados como um cabelo com corte diferente mais sensual, ou ate mesmo na maquiagem que a mulher usa, ou ate mesmo o jeito de andar, se portar enfim, entao aparencia continua sendo requisito principal ne? rs e realmente tem casal que passa anos e anos juntos e nao se conhecem de fato, mas espero eu, que sejam excessao afinal o correto e sermos sinseros com nos memos e com quem estamos juntos demonstrando o que realmente somos e pensamos.. adorei isso esse blog! =)

  13. Priscila disse:

    Vc gosta de quem te chamou atencaum…e quem te chamou atencaum tem algo bonito pra vc!!!! Ou seja, tdos os comentarios estaum corretos!!!!! hehehehe
    um cara jah disse pra mim que fica babando com minha blza….bom e eh isto q queremos dispertar neles, admiracaum!!!!!!

  14. Marc Tawil disse:

    Em nome dos feios casados com mulheres lindas como a minha, agradeço a chave de ouro do texto.

  15. Pietra disse:

    Acho que tanto os homens quanto as mulheres avaliam primeiro pela aparência, a diferença é que, na minha opinião, estão faltando homens interessantes e interessados, então acabamos sendo menos seletivas.

  16. Vanessa disse:

    Mas e as gordinhas se incluem nesse “padrão”? As vezes me sinto o máximo e outras vezes me sinto ridícula. Diga a verdade, pra quantas gordinhas vc já olhou na balada e bateu essa coisa de reparar num gesto, num sorriso?

    Bjos e estou adorando seus posts.

  17. Dandara disse:

    ei como faço p/ aparecer minha fotinha aqui!? rs

  18. Dandara disse:

    poxa eu criei mas nao deu! vou tentar novamente! muito obrigada =)

  19. fernanda disse:

    Lendo o post me lembrei de um dos episódios da “A liga” (um programa da band) que o tema era esse, beleza. Quando colocaram tres rapazes (1º pinta de modelo, 2º cara de nerd, 3º digamos nao tão belo assim), pra várias gurias analisarem,e escolherem o preferido. Claro os caras nao abriram a boca e o preferido unanime foi o com pinta de modelo. Depois quando eles resolveram falar, elas gurias ficaram revoltadas pois o bonitao disse que só ficava com “mulher de nova”, e elas é claro nao se encaixavam nesse perfil, o mais engraçado foi a revolta pois elas podiam julgar e escolher pela beleza e ele não rsrs. Com tudo isso o não tão belo assim, demonstrou ter uma “beleza interna” maior que o bonitão, porém nao é isso que nos chama a atenção de cara. Eu claro assistindo apontei o guri com cara de nerd primeiro, pois Eu adoro um óculos, meio largado, barba por fazer, um tênis all star, minhas amigas chamam o tipo de cara por quem me interesso de relaxado, mas Eu amo, rsrsr

  20. Ei Alex. Não vejo problema nenhum em admitir que a aparência é, num primeiro momento, importante. Claro que há relacionamentos que surgem de um conhecimento prévio, uma amizade ou relação profissional, que seja. Bem, nesses casos, a pessoa tem como avaliar o carater – ou quase isso – antes de se envolver. Mas se estivermos falando de um encontro ocasional, que pode virar um relacionamento, a coisa muda de figura. Todo mundo tem um referencial e uma listinha de coisas que são atraentes. Note-se que essa lista varia muito, graças a Deus.

    E, embora estejamos num momento politicamente correto de falar sobre beleza interior e tudo o mais, sou culpada, Seu Juíz. Esses dias dispensei um moço, simplesmente porque não fiquei nem a unha de um dedinho atraída por ele. Ora, não é porque tá anunciado que eu preciso comprar…

    Amo os seus textos. São deveras elucidativos.
    Beijos
    Fê Coelho

    • Alex Xavier disse:

      haha essa analogia do anúncio e compra é muito bom. Fez bem. Atração física não é pecado algum. E cada um que defenda o seu bonito

  21. Cátia disse:

    Oi Alex, amei a matéria, mas homem para mim tem que ser bonito, charmoso e inteligente. Ainda bem que eu já achei o meu !!! Beijossss!!!

  22. Aline disse:

    Se mulher disser que não se importa com aparencia, é mentira. O que eu acredito é que, no caso de um casal, por ex, um cara lindo talvez não mexa tanto com a menina ( se estiver apaixonada) quanto mexeria uma menina linda com o carinha. Os homens são mesmo mais sensíveis no quesito visual,todo mundo sabe, prova disso é que revista com mulher nua vende bem e com homem nu, mulher não curte tanto .

    A gente deveria deixar de lado a hipocrisia e se assumir mais. Com todos nós é assim, o(a) lindo(a) maravilhoso(a) pode se tornar alguém sem graça; o(a) bonzinho(a) que não chamava tanto a atenção, pode se tornar alguém incrível. E como tantos disseram, opinião nem sempre é aquela padronizada.

  23. Cris Echimenco disse:

    Ah, eu gosto do que me cativa… um sorriso tímido ou até mesmo meio sacaninha, uma boa conversa, um bom perfume..A beleza está nos pequenos detalhes, pelo menos para mim. Prefiro mil vezes um carinha de bom papo e covinhas fofas a um fortão de regata. Prefiro a força intelectual…rs

  24. catharine disse:

    Alex….
    Estou surpresa!!!!
    Sempre achei que só olhasse para mulheres intelectuais….

  25. Mellissa disse:

    Quanta hipocrisia.
    Se beleza física não fosse tão indispensável assim,as pessoas não seriam tão cruéis com quem não tem perfil de modelo.
    Já viram uma mulher normal,sem maquiagem,tanto faz magra ou gorda,fora dos padrões de beleza numa capa de revista,numa campanha publicitária?
    A bela sempre será elogiada,cortejada.Já a feia sempre será no máximo chamada de simpática.Será sempre a segunda opção.Isso magoa muito.
    As fotos utilizadas pra ilustrar essa reportagem tem pessoas feias?
    Infelizmente beleza é fundamental,já a beleza interior, a cultura,a educação…nada disso conta.

  26. Caroline disse:

    Eu acho que beleza interior e exterior andam juntas..
    Uma beleza artificial pode até conquistar a príncipio mas depois incomodára á outra pessoa, para mim beleza se resume em ser belo por dentro e por fora.

  27. Mara disse:

    Achei apenas uma história vaga sobre está tal beleza descrita pelo cara. Cadê o Mistério.