23 jan

time dos casados

“Dar um tempo” não é solução

Por Alex Xavier postado em 23/01/2012 às 21h12

Comentários (22)

"Dar um tempo" não é solução

Foto: iStockphoto

Ao longo dos meus 36 anos, já fiz muita asneira em relacionamentos, fossem eles duradouros, pontuais ou, simplesmente, platônicos. Mas, entre todos os truques e armadilhas que cercam um casal, há um que me orgulho de nunca ter usado (ou caído): chama-se “dar um tempo”. Se você era fã do seriado Friends, está ciente da interpretação dissonante que um homem e uma mulher dão a esta popular expressão.

Teoricamente, trata-se de um acordo verbal que coloca um namoro em banho-maria. Na prática, porém, não fica muito claro entre as partes como proceder. O tempo de espera, a distância preservada e as atividades extracurriculares ficam em um terreno nebuloso, ocultadas nas entrelinhas do contrato. E, como aconteceu com Ross e Rachel na série, abre-se um precedente para uma enxurrada de maus-entendidos.

No geral, o cérebro feminino traduz como “fechado para balanço”. Ou seja, hora de congelar o tempo e repensar os desejos e medos de cada um — e como eles se encaixam nos anseios e temores do parceiro. É como se a Bolsa de Valores interrompesse emergencialmente o pregão em um momento de crise, esperando que o mercado reabra em alta pela manhã. Acho que a maioria das mulheres que propõem um intervalo para reflexão, no fundo, torce para que os dois voltem a se entender.

Já na cabeça masculina, quase sempre, a leitura será… “passe livre”! Penso que, quando um cara sugere o fim do primeiro tempo, ele não está pensando apenas em descer para o vestiário, ouvir as orientações do treinador e voltar para mais 45 minutos. O romance pode até ter uma segunda chance requentada depois. Mas a ideia é visitar uma realidade paralela na qual ele é solteiro e dar uma analisada no ambiente atual. Talvez nem seja especificamente para trair. Pode ser para saciar vontades mais bobas, como lembrar como é ter a cama só para ele de novo.

O sujeito que pede um tempo já desistiu do relacionamento. Só lhe faltam culhões para admitir isso. Ele idealiza a vida que tinha antes de se amarrar com uma garota ou inveja a rotina dos solteiros que conhece. Ao mesmo tempo, tem medo de tomar a decisão errada. Então, parte antes para um test-drive. Se não se sentir confortável caindo na noite mais uma vez, retorna mansinho.

Tente imaginar como um homem pensa nessas horas, lembrando-se da ficção científica The Matrix. Para ele, a vida a dois pode ser uma realidade virtual asséptica. Ele se sente no papel de Neo (Keanu Reeves), sonhando ver o mundo real. Morpheus (Lawrence Fishburne) é seu amigo baladeiro, que quer “acordá-lo”. E “dar um tempo” funciona como a pílula vermelha.

O cenário pode ser invertido, claro, pois tem mulher que pensa como homem e vice-versa. Mas a tendência é um dos dois se machucar. Propor um tempo no relacionamento representa falsas esperanças para as mulheres e covardia para os homens. Se as coisas não vão bem, você enfrenta, conversa e arruma. Ou termina de vez. Porque buracos em uma relação não serão preenchidos sozinhos, de forma milagrosa, só por terem fugido da responsabilidade por uns dias.

Alex Xavier

Devo ter cara de bom moço. A maioria das mulheres que não quiseram nada comigo e até algumas que um dia quiseram não vêem problema em falar comigo sobre outros caras. E como tenho mais amigas do que recomendam os médicos, ouço muitas histórias. Só posso oferecer a minha visão prática masculina. Ou seja, se a ideia é apenas ter alguém que escute seu desabafo, bata no seu ombro e diga "eu entendo", procure uma mulher. Sou homem e dou minha opinião mesmo quando não solicitado.

amigomacho.nova@gmail.com

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (22) em "“Dar um tempo” não é solução"

  1. Alex Silva disse:

    Pra um homem “dar um tempo” sempre será sinônimo do fim de um relacionamento. Esse é um dos motivos pelos quais a mulherada teme tanto essa “breve passagem do tempo”.

    Ótimo texto, Alex. :D

  2. Luziária disse:

    Adorei o post! Só acho meio ingênua a colocação de que quando as mulheres pedem um tempo, geralmente é porque estão querendo ‘fechar para balanço’…rs.
    Nós, na maioria das vezes também queremos olhar em volta e ver se tem algo melhor por aí quando o relacionamento fica ruim. Não apoio esse tipo de atitude, mas compreendo. O que falta é coragem para falar de uma vez que a história teve fim.

    • Alex Xavier disse:

      Pelo visto, eu me enganei mesmo sobre o que as pensam sobre ” dar um tempo”, pois não foi a única a discordar. Em todo caso, continua sendo uma afirmação de covardia.

  3. Andréa disse:

    Hmmmmm… discordo do pensamento feminino a respeito do tempo. Se meu namorado pedisse um tempo o que eu pensaria é “Se ferrou, playboy! Agora eu vou à farra!”. Ou eu deveria ter nascido homem, então?

    • Alex Xavier disse:

      Ainda acho que, se a ideia de dar um tempo parte da mulher, ela deseja que os problemas sumam e eles voltem ao romance de antes. Mas concordo que, quando é o homem que propõe isso, elas devem mesmo pensar apenas em curtir. Mesmo porque um covarde desses não merece uma segunda chance

    • Keka disse:

      Concordo! Se o cara pedir um tempo eu pensaria logo: “Tá bom, pode deixar que vou alí ver se está valendo a pena mesmo ficar te esperando…”

  4. Magá disse:

    Adorei o texto. Passei por uma situação parecida pouco tempo atrás, o tempo não serviu pra nada e eu me vi no papel do Ross, berrando WE WERE ON A BREAK! Você não poderia estar mais certo, Alex. No lugar de dar um tempo, que tal ter a coragem de conversar? Agora eu só queria o cookie que a oráculo dá pro Neo, pra me sentir melhor… (que comentário mais emo-geek o meu…)

  5. Camila disse:

    Sempre tive medo dessas coisas… porque acho que realmente “dar um tempo” eh a falta de coragem de dizer que ” nao te quero mais”

  6. Keka disse:

    Concordo plenamente que o motivo do homem pedir um tempo é a falta de coragem de terminar logo.
    Já a mulher… não é sempre que ela vai ficar quietinha esperando o homem pensar. Seja ele ou ela que peça o tempo.

    Mas independente dos motivos, o tempo é uma furada! Não acredito nisso. Não é o fato de congelar o relacionamento, passar um tempo pensando e sem se ver que trará a solução feito mágica.
    Ou conversa e tenta concertar a relação juntos ou termina de vez.

  7. Carol disse:

    Nossa, li todos os comentários anteriores… Então vim dividir minha opinião e experiência. :D Eu não acho que quando um homem pede um tempo quer terminar, quando o homem ou a mulher pede, pode ser apenas alguma confusão dentro de si, que envolva seus sentimentos em relação ao passado, presente e futuro. Mas quando alguma das ambas partes pede um tempo e você vê seu parceiro ‘fazendo A festa’, quer dizer que aquela pessoa já estava com a intenção de brincar com você e não pensando na relação e em você. Acho que o maior erro que alguém pode cometer em um relacionamento é terminar porque acha que é o melhor para seu parceiro, se estão ‘ali’, dispostos a viver aquilo, é porque tem consciência do que está fazendo e sabe de todos os ricos que está correndo e do que tem à perder e ganhar. Isso tem de ser bem claro no tempo PARA REFLEXÃO; vemos então outra incógnita. O que é dar um tempo pra você? Isso também ter que estar bem claro quando umas das partes o solicitar, para que ninguém se magoe e caia na desculpa “estávamos dando um tempo”.
    Acho o tempo muito subjetivo.
    Obs: disse que dividiria minha experiência, mas se a opinião já saiu esse texto… rs
    Beijos.

    • jéssica disse:

      eu concordo com a carol
      pois eu ja paseei por isso com meu namorado e pensei que ele terminaria comigo e fim
      só que naum nois somos juntos até hoje..
      mais isso depende de cada casal
      e cada homem tbm kkk tem homem que quer pedi tempo pra aproveitar com as outras e vem se valeu pena e voltar
      mais eu concordo com a carol plenamente

  8. Ana disse:

    Tbm concordo cm a carol, se o “tempo” for usado pra fingir q os problemas sumiram ou pra enganar a pessoa, sim será covardia e mostra q não há interesse em prosseguir, e mesmo q volte os problemas viram a tona novamente, agora, na verdade deveria ser usado para solucionar os problemas quando isso é possível e depois reatar o relacionamento de maneira saudável, como no meu caso, meu tempo foi para resolver minhas questões de insatisfação pessoal que afetaram meu relacionamento, resolvendo-os, pq estes problemas não existiam antes e tem causa concreta e comprovada, pude então resolver minhas questões para continuar de maneira saudável e ser a companheira que sempre fui. então tudo depende da real intenção de quem faz uso deste recurso.

    Eu dispenso ser enganada e feita de trouxa, prefiro a verdade mesmo que dolorosa, a perder tempo com quem não merece, ningm morre de amor, a dor bate mas passa…e td segue seu curso natural.

  9. tata disse:

    Nossa é incrivel como vc pensa como eu!!
    passei exatamente por essa situação nesses ultimos meses..
    ele queria dar um tempo e eu nao, por isso achei melhor terminar de vez..
    só não consigo entender, por que ele sabendo que essa historia de dar tempo pra mim nao rola, ele me fez essa proposta e o pior foi que depois de uma semana ele me ligou, com a desculpa de me dar explicações, porque nao queria q eu ficasse com raiva dele, porque dizendo ele o que eu pensava a respeito dele era muito importante para ele..

  10. Eu disse:

    Tem muita mulher que é pior que homem nessas coisas.

    • Anne disse:

      Se as coisas não vão bem, você enfrenta, conversa e arruma. Ou termina de vez.
      Mas sem essa de sair sem conversar… não rola despedida a dois por sms, telefone ou email… porque eu acho que quando vocês estavam juntos não se beijavam virtualmente não faziam amor platonicamente… pra mim isso seria atitude de gente covarde. Tanto do homem quanto da mulher!
      E o outro que foi seu grande amor, merece sim respeito muito respeito!
      Porque buracos em uma relação não serão preenchidos sozinhos, de forma milagrosa, só por terem fugido da responsabilidade por uns dias ou pro resto da vida de vocês!
      Ninguém é criança ninguém merece ser tratado como tal em uma relação.
      Porque.. eu digo isso de experiência própria fica um BURACO um vazio tão grande no coração da gente que nunca mais é preenchido. A gente se sente lixo um objeto qualquer que quando não se tem mais serventia é deixado de lado…entende?
      Venha o amor que for, venha a alegria que for..no fundo seu coração nunca irá esquecer o tamanho da dor que o outro deixou…

      • jakeline disse:

        a partir de Carol os comentários se deram com mais densidade sobre os relacionamentos…estou passando por isso neste exato momento e penso que o tempo, se o casal for maduro e não ser covarde um com o outro (significa não ter postura porraloca, ou q tenha mas que isso nao interfira na saúde emocional do casal, não sejamos hipocritas), é válido sim, até pq eu com 10 anos de namoro (isso mesmo) to me desgastando com a postura comodista do meu namorado: apostei minhas fichas nesta relação, briguei com familia, e ele me viu crescer, entrar na faculdade, me formei e não sai da barra da saia da mãe dele (nada contra ela)…aí meu amigo haja culhão pra decidir….perto não dá, tem a carência e as máscaras de que tá bom etc….por isso espero ter tomado a melhor alternativa dando este tempo pra oxigenar meus neuronios, afinal, além de nós mulheres terem este peso emotivo maior, ainda tem trabalho, filhos 9quem tem)etcetc…

  11. alice disse:

    gente eu já estava com um rapaz ia fazer 5 anos de relacionamento ele tava frio com migo meio estranho eu percebir que ele tava estranho mas pensei que era por causa do trabalho estava tudo bem derrepentemente ele chega e pede um tempo dizendo que não gosta mais de mim mas ele para o pai e não pra mim e ai.

  12. Adriano Sosnowski disse:

    Comigo também é assim. Não existe tempo para mim. Quando alguém fala em dar tempo ao tempo ou o que tiver que ser, será eu não acredito que alguma coisa vai dar certo, é fugir da responsabilidade de um relacionamento.

  13. Eduardo disse:

    LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)…Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).
    Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre FpS de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que clcn venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele clcn não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…). Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. D