20 jun

time dos casados

É só o fim: a conversa mais difícil de um casal

Por Alex Xavier postado em 20/06/2011 às 14h25

Comentários (41)

Uma leitora quis saber outro dia qual a dificuldade do homem em terminar um namoro. Se tem uma instrução que falta ao manual do amor é como desinstalar o programa no caso de mal-funcionamento. Não basta apertar o “reset”, nenhum técnico vai resolver o problema por você e instalar vírus para que a HD se deteriore aos poucos sozinha pode ser muito extenuante. Na vida real, leva tempo. E dói, em ambos.

É só o fim: a conversa mais difícil de um casal

Foto: Stockbyte

Já terminei e também levei pé na bunda algumas vezes. E posso afirmar que a falta de tato ao por um fim na relação não é exclusividade dos homens. Mulher também não sabe como proceder. O que me leva a concluir: não existe um modo agradável de se puxar o esparadrapo. Seria ótimo se desse para fazê-lo sem machucar ninguém, eximindo-se de qualquer culpa, de forma rápida e até preservando o respeito e a amizade entre os dois. Mas tal pacote completo não existe.

O que vem acontecendo, porém, é que a tecnologia começou a colaborar demais com os covardes. Brinquei em um post passado que os relacionamentos de hoje começam com um “cutucar” e terminam com um “bloquear”. E as mesmas ferramentas que permitem uma abordagem à distância servem para romper sem ter de olhar no olho da outra pessoa. Os caras (mas não só eles) têm se apoiado bastante neste artifício.

O ex de uma amiga aceitou a carona dela até o aeroporto ao viajar, despediu-se com um belo amasso, entrou na área de embarque e só então mandou um SMS colocando uma pedra sobre o namoro. Outra recebeu um e-mail imenso parecendo carta padrão de empresa (como se ele usasse aquele mesmo blá-blá-blá vazio toda vez que quisesse se desligar, mudando apenas o nome da vítima). Faltou o papel timbrado.

Também já fui esbofeteado com um “vamos ser só amigos” por mensagem de texto (nas entrelinhas, significa: “pare de me ligar”). Mas mulher, em geral, age de forma silenciosa. Enquanto o cara foge da responsabilidade por meios indiretos, elas também dão um jeito de escapar, passando a obrigação de acabar para o parceiro. Mantêm uma relação condenada em banho-maria e esperam que eles se encham e peçam para sair. Ainda vou descobrir que mulher faz isso para receber algum tipo de FGTS.

Então qual a forma menos pior de terminar um namoro? Para mim, depende do tempo de união. Relações mais recentes requerem menos dramatização. Saíram algumas vezes e o cara parou de ligar sem dar explicações? Parta para outra, sem ficar encucada, pois, ele já deve ter seguido por este caminho – não me apedrejem, pois testemunhei muita amiga fazer o mesmo. Agora, se estão juntos há algum tempo, só há um jeito: dar a cara para bater. Neste caso, a conversa precisa ser prática e sinceridade demais só atrapalha. Ou vai dizer que ouvir tudo que o cara não gosta em você ou saber que foi trocada por outra vai te fazer sentir melhor?

Amor acaba, tesão passa, pessoas mudam. E a fila anda.

Alex Xavier

Devo ter cara de bom moço. A maioria das mulheres que não quiseram nada comigo e até algumas que um dia quiseram não vêem problema em falar comigo sobre outros caras. E como tenho mais amigas do que recomendam os médicos, ouço muitas histórias. Só posso oferecer a minha visão prática masculina. Ou seja, se a ideia é apenas ter alguém que escute seu desabafo, bata no seu ombro e diga "eu entendo", procure uma mulher. Sou homem e dou minha opinião mesmo quando não solicitado.

amigomacho.nova@gmail.com

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (41) em "É só o fim: a conversa mais difícil de um casal"

  1. Lala disse:

    Adorei o post Alex!!!
    Muito verdadeiro…
    “Amor acaba, tesão passa, pessoas mudam. E a fila anda.” FATO!!!!
    Bjus

  2. Alex Silva disse:

    Interessante o post.
    Boa citação sobre o FGTS. kkkkkkk’

  3. Anny disse:

    É verdade….o meu começou exatamente assim…..com um cutucar e terminou com um bloquear. É incrivel como nos tornamos pessoas nao quistas num piscar de olhos. Isso sem termos feito nada pra merecer. É a mais pura covardia humana…..q se esconde atras de qq forma possivel para nao serem no minimo honestos com a pessoa com a qual declarou um grande amor um dia. Q o amor acaba, o tesao passa e as pessoas mudam….tbm concordo plenamente, mas ainda prezo pela sinceridade a qq custo. É mais decente pra ambos qdo se decide pela verdade.

  4. dandara disse:

    esse assunto e muito delicado! pois realmente devo concordar alex! a dificuldade para os dois e a mesma embora cada um se comporte diante da situaçao de formas diferentes, eu namoro ja vao fazer 6 anos! ja passei por muitos altos e baixos e ate mesmo vontade de terminar! mas nao cheguei a terminar porque eu e meu namo conversamos muito e resolvemos os problemas assim! e ele tambem ja passou por isso ate porque depois de um tempo de namoro cai na rotina e da um certo desanimo! e ele me confessou que pensou em terminar! conversamos sobre esse assunto com naturalidade! afinal ganhamos um certo grau de intimidade ja para falar sobre essas coisas! e demos um UP no relacionamento cada um melhorou muito nas coisas que estavam deixando a desejar! e estamos bem! mas hoje em dia as pessoas nao tem muita paciencia e como vc msm disse no post tesão passa, pessoas mudam. realmente o tesao passa e as pessoas mudam sei isso por experiencia propria ate porque quando comecei esse meu relacionamento era apenas uma adolescente que so estudava hoje sou adulta tenho outras obrigaçoes e minha forma de pensar mudou em relaçao a muitas coisas! e meu namorado tambem mudou com o tempo! mas essas mudanças nao afetaram o relacionamento porque aceitamos essas mudanças de maneira saudavel! e o tesao passa!: se vc realmente gosta da pessoa o tesao esfria mas passar nao passa nunca! existem muitas maneiras de se recuperar! ainda mais sendo jovens! rsrs
    enfim TERMINAR E MUITO DIFICEL MESMO! mas as pessoas hoje em dia nao sabem analisar bem! se compensa terminar ou nao, hoje em dia tem muita falta de tolerancia! com problemas de relacionamentos!

    gostei muito do post alex!
    :)
    bjo

  5. Fabiola disse:

    Adorei,adorei,adorei….to precisando de uma forcinha pra terminar um relacionamento de 5 anos,e quando li a ultima frase dei muita risada,o amor passou,o tesao acabou faz tempo,assim que mudamos um com outro e a fila ta correndo….muito bom!!!amanha quando eu sair do plantao vou tomar coragem….OBRIGADOOOOOOOO!!!!!

    • Alex Xavier disse:

      Veja se é isso que você realmente quer. O importante é ter certeza de que os cinco anos bastaram mesmo. Sou contra o comodismo em relacionamentos com validade expirada. Mas às vezes o que vemos como amor esgotado é apenas amor gasto (que até pode voltar a respirar com uma bela polida). Só você pode medir isso

  6. Sílvia disse:

    É uma situação difícil para ambos e com certeza dói mais em uma das partes envolvidas! Mas isso não é o fim do mundo (apesar de parecer que sim… por um tempo!) O importante é seguir em frente… porque lá frente tem mais gente. E como vc escreveu: “Amor acaba, tesão passa, pessoas mudam. E a fila anda.”
    **Mais uma vez teu texto tá show Alex!!!… Bjs

  7. Dehss disse:

    Olá “Amigo Macho”!
    Ahahaha.. adorei seu blog.. não conhecia!!

    Este texto está show.. espero não ter q passar por esse ‘perrengue’ q é terminar relacionamento d novo! Mt ruim.. pior qdo tá ruim só pra uma das partes.. ae é fodz…… enfim!

    Vou ser visitante constante..! Gostei mt daqui!

    Bejinhoss..
    e num sei se vc ja falou por aqui.. – se não falou.. dou uma sugestão – … afinal.. pq todo homem (ou a grande maioria) QUER que façamos sexo anal..?

    • Alex Xavier disse:

      Obrigado pela sugestão, Deborah. Anotado

    • Antennato disse:

      Minha namorada, de 22 anos, só quer sexo anal. Começou a praticá-lo aos 18 ano, iniciada por seu primeiro amante. Mantém-se virgem vaginalmente. Portanto, não é só o homem que tem fixação anal. Gosto de sexo anal com ela porque – para minha anatomia – tenho mais satisfação com os glúteos dela colados no meu pubis.

  8. Luiza disse:

    Adoro seus posts, mas discordo um pouquinho num ponto que vc expös. Acho que quem “cozinha” o relacionamento, em geral, são os homens. Claro que isso não è uma regra, mas acho que a mulher, na maioria das vezes, sabe que o relacionamento acabou, mas ainda tem a expectatica que algo “salve” o relacionamento…Perceba, que se ela se apaixona por outro, rapidamente toma uma atitude e rompe o namoro. Os homens, por sua vez, adiam esse momento e indiretamente o provocam (tornam o relacionamento um inferno e ignoram a parceira). Nao acredito que as pessoas queiram, deliberadamente, magoar alguém, de modo que percebo no homem o medo de ver a mulher chorar… acho que vem do instinto protetor e tal…Mas o fato é que Eles podem até demonstrar, mas jamais dirão objetivamente que querem romper. Certa vez qndo coloquei fim ao relacionamento, um namorado disse que queria terminar, mas jamais o faria, pois teria medo de arrepender-se depois… Bem, fui eu quem terminou, mas ele se arrependeu do mesmo jeito. Claro que eu sofri e claro tbm que naum voltei, pois como vc disse, e eu concordo: A FILA ANDA!!!!

    Bjos

  9. Monee disse:

    Putzzz nem sei o que dizer deste post………. AMEIIIIIIIIIIIIIIII……………..Ele veio na hora certa!!
    Olha este final de semana passei por isso.
    E o amor acabou o tesão passouuu e a fila ainda não andou e agora o que eu faço?!?!kkkk
    Sou casada a 8 anos 2 filhos e já não sinto nada por ele além de carinho e respeito,eu tenho certeza dos meus sentimentos por ele. Porém fui pedir o divórcio falei com ele que eu não estava feliz,não falei que não o amava mais porque achei que para um bom entendedor meia palavra basta massss ele fez um super drama,Falou que não ia saber viver sem mim.que me amava muito………
    Ai é que vem aquele sentimento de culpa que você que é a errada por ser casada com um homen maravilhoso e não sentir amor por ele e esses sentimentos e duvidas que pertubam minha cabeça.
    Enfim depois de um dia todo de drama e uma noite cheia de choro e declaraçoes de amor vinda dele eu me rendo a ficar do lado dele sem sentir amor ou ao menos tesão por ele, e esperar um dia que ele deixe de me amar e ser tão apegado a mim e enfim ele me peça a separação e ai se já não for muito tarde tentarei ser feliz!!
    Depois de tudo isso eu acho que quando uma pessoa te pede um tempo ou quer terminar um relacionamento devemos aceitar ou então esta pessoa fica do nosso lado por pena ou qualquer outro sentimento que não seje amor!
    Olha Alex desculpa o tamanho do comentario é que eu me indentifiquei muito!
    Muito obrigado amigo macho…rsrsrs

    • Alex Xavier disse:

      Oito anos é realmente muito tempo. Aposto até que você foi muito feliz a maior parte deste período. Mas para preservar estes bons momentos, é melhor cada um de vocês avalie o que está sentindo e não tente tampar o sol com a peneira

    • jamylle disse:

      Nossa…me identifiquei muito com seu caso pois me encontro na mesma situação, parece q vc narrou minha vida. Estou a quase dois anos tentando sair de um casamento onde da minha parte o amor acabou e o tesão passou, mas ele faz tanto drama q acabo me sentindo culpada, errada, enfim…continuo por pena mas acho q estamos perdendo a chance de sermos felizes cada um vivendo sua vida, sei q a principio ñ vai ser fácil mas acredito q meio q obrigar alguém a ficar ao seu lado pq vc vai sofrer tmb é um certo egoísmo.
      Adorei o post. Parabéns!

  10. Angélica disse:

    Vocês da Nova combinam os temas antes de postarem no blog, ou um vê o post do outro e tem a idéia de escrever algo sobre aquilo também? hehehehe
    De qualquer forma, fica interessante vê os assuntos abordados de outra perspectiva. Quando leio um livro narrado em primeira pessoa, sempre fico descepsionda de não saber o ponto de vista dos outros personagens.
    Coisa de gente muito curiosa, né?!

    • Alex Xavier disse:

      Juro que a única semana em que combinamos o tema foi na do Dia dos Namorados. Mas já reparei algumas coincidências e até gosto delas, pois cada assunto é abordado de uma forma diferente e quem ganha são as leitoras, não?

  11. Nenna disse:

    Adoro entrar aqui e ter post novo… Esse foi ótimo!!! Vc realmente é meu mais novo amigo macho. Seus comentários são muito inteligentes e pertinentes. continue nos auxiliando com suas percepções sobre hemensXmulheres.
    Já me sinto intima. heheheheh
    Bjuss

  12. Nenna disse:

    Ahhh e não comentei no post passado, mas eu ADOREI a foto nova.

  13. dandara disse:

    alex! posso lhe fazer uma pergunta que vc possa considerar indiscreta? rs
    qual sua idade?

    bj

    • Alex Xavier disse:

      36 anos, do ano do Coelho, taurino, ascendente em Escorpião, o que eu descobri em conversas de bar é uma combinação explosiva, porém picante. Seja lá o que isso queira dizer

      • dandara disse:

        Nossa! parabens nao lhe conheco fora do blog! rs mas pelo menos pelas fotos aparenta ser muito menos que 36! =) entao creio que dizem que e uma combinacao explosiva pq sao signos mto diferentes, pois touro e mais romantico, e mais amor que sexo! e escorpiao e so sexo! touro gosta de um certo grau de rotina p/ se sentir seguro e escorpiao gosta de fazer coisas diferentes
        e picante sim pois uma vez vi recomendacoes que o relacionamento ideal para taurino com ascedente escorpiao! seria amor! mas com bastante sexo! rsrs
        enfim! de certa forma isso ate e bom! que ai vc nunca e uma coisa so! de certa forma talvez deve dar uma equilibrada nas coisas!
        ne? ou n!? rs

        bjo

  14. Marília disse:

    Concordo Alex e acho que é desse jeito mesmo que os homens agem. Acho que não tem que fazer drama, mas um pouco de coragem faz falta. Dá uma lida nessa visão de mulher http://revistatpm.uol.com.br/blogs/euliatulias/2011/06/17/o-medo.html
    Beijossss

    • Alex Xavier disse:

      Sim, ótimo texto da Lia, boa visão feminina do tema
      Concordo que dá vontade de saber para onde estamos indo. Mas fico feliz por não ser possível e sermos obrigados a dar umas tropeçadas de vez em quando. Se eu tivesse escolhido os caminhos menos tortuosos, estaria andando de olhos vendados. Não quero uma vida amorosa comparável a uma esteira rolante, mas a um tobogã

  15. Pietra disse:

    Eu acho tão dificil me desligar de uma pessoa que já passei 6 anos em um relacionamento que não deveria ter durado três, e estou a dois anos terminando com meu atual (ex) namorado e não consigo.

    • Alex Xavier disse:

      Como queríamos demonstrar, não é?
      Mas talvez faça parte da alma feminina ser mais otimista e paciente. Você não consegue… ou simplesmente não quer?

  16. Fernanda disse:

    Depois de quando tempo que estou saindo com alguém não posso terminar sem dar explicações?

  17. Glaucia Fernandes disse:

    Olá….sempre que possível acompanho seu blog e acho muito legal. Me identifiquei muito com o texto. Estou passando
    por uma situação de separação muito difícil. Namorei um ano e derrepente ele começou a ter um comportamento estranho. Eu não sou de desconfiar a toa, em um ano passei a desconfiar há duas semanas. Peguei umas mentiras, conversamos e concordamos em investir na relação. Na ultima semana ele continuou com um comportamento inacreditável, terminou comigo três vezes por telefone, não teve um pingo de respeito, suas palavras foram as mais grosseiras possiveis, e o pior não assume por nada que errou, que mentiu. Se tem uma coisa que não tolero é a mentira. Terminamos no sábado em uma situação horrível, envolvendo até a família e até agora eu não sei o por que. Ele não quis conversar, disse que quer esperar a poeira baixar e que vai me procurar para conversarmos.
    Eu estou muito chateada com toda esta situação pois fiquei um ano com uma pessoa que hoje eu não sei onde foi parar, uma pessoa que até 20 dias atrás estava me pedindo em casamento, fazendo planos para o futuro.
    Alex…. será que foi efeito do carro novo (muito melhor que o antigo) que desencadeou tudo isso?? Sinceramente eu não sei o que pensar, mas não sou qualquer uma por ai que ele vem e trata como quer, eu estou tentando ser paciente, mas lhe garanto… cedo ou tarde esta conversa vai acontecer, pois de respeito eu não abro mão.

  18. Gisela disse:

    Acho o fim dos tempos esse negócio de acabar um relacionamento, por pouco tempo que tenha, via internet. Acho covardia, falta de consideração…
    Nesse post, particularmente, sou obrigada a descordar com você em alguns pontos, Alex. Por experiência própria acho que vc descreveu uma típica característica masculina como se fosse feminina (cozinhar a ralação em banho-maria e jogar a responsabilidade do fim no outro). Isso é um fato, atestado por várias amigas fêmeas.
    Beijos!

  19. jeisi disse:

    lendo esse post enxerguei o que a muito tempo não queria enxergar (meu namoro tá desgastado )o pior é que o tesão só acabou da parte dele ,pois AINDA sou muito apaixonada fico pensando se vale realmente tentar recuperar o que foi perdido ou deixar ir embora de uma vez ,o pior de namoros longos como o meu e que se perde muitas coisas boas da vida só para agradar a pessoa amada (comecei a namorar com 17 estou com 23) mas quando a coisa esfria não tem mais jeito ou realmente acabou tudo ou tem outra pessoa na jogada
    obrigada pelo post bj!

  20. Adriana disse:

    Estou amando os seus textos e também os comentários.Acompanho desde o ínicio.Beijos.

  21. Aline disse:

    Achei o post ótimo, as pessoas tem um ponto de vista muito diferente umas das outras.. Já não acho a ideia de terminar um relacionamento o fim do mundo, sei fazer isso com o máximo de cautela para não magoar ninguém, sempre fui muito sincera e preso muito isso em um relacionamento, mas quando chega um certo momento acaba que já não fica tão difícil assim colocar um ponto final.
    Já quando você disse: “Seria ótimo se desse para fazê-lo sem machucar ninguém, eximindo-se de qualquer culpa, de forma rápida e até preservando o respeito e a amizade entre os dois.”
    No meu ponto de vista acho possível sim fazer isso, claro se a pessoa gosta realmente de você ela fica mesmo um pouco ressentida, mas nada do que uma boa conversa resolva, ser sincera demais nesses casos pode sim atrapalhar um pouco, mas sera mesmo que é tão ruim escutar a verdade se ela pode fazer com que você cresça em diversos pontos na sua vida ?
    Bom, apesar da verdade “doer” digamos assim, ainda penso que ela tem que ser dita..
    Adoro ler tudo que você escreve, esta de parabéns

  22. Helenna disse:

    Oi Alex. Gostei do seu Blog eu gostaria de saber sobre os relacionamentos que terminam mas que sabemos que ainda existe um sentimento entre os dois, se uma segunda chance seria válido, ou apenas não existe isso de segunda chance, por ser uma tentativa “furada” ou se realmene podemos voltar mais fortalecidos.

  23. Adri disse:

    Olá Alex, realmente é muito difícil terminar um relacionamento… Mas eu acho que a sinceridade conta muito nessa hora! É muito triste quando vc está com alguém e essa pessoa não está mais afim de vc mas não têm coragem de terminar e aí fica enganando, mentindo, traindo, enrolando, etc…. Isso é terrível, tenha vergonha na cara e coragem pra terminar pois ninguém merece ser feito de palhaço! Prefiro sofrer com a verdade do que me enganar com a mentira! Outra coisa, se o amor acabou, o tesão passou e a fila andou… pq não terminar e deixar a outra pessoa ser feliz! Acho muito injusto e covardes os homens que não têm coragem para terminar uma relação! Bjão… adorei o post!

  24. Liane Martins disse:

    Adorei esse post,acho que ele fez mais sentido do que nunca pra mim.Antes de namorar sério,achava que só os homens tinham dificuldade em terminar…até chegar minha vez.Tive um relacionamento de 6 anos onde o cara foi meu primeiro namoro e minha primeira transa.Com o tempo e os compromissos de ambos,mesmo morando na mesma casa a gente foi ficando distante,distante…ele trabalhava de noite e eu ficava na faculdade o dia todo pois tinha aulas em horários variados.Daí as coisas foram esfriando e de repente aquele cara que eu amava não passava de um irmão…mas como lidar com isso?Como falar?Não achava jeito,me dava vontade de chorar(dava uma sensação de fracasso que eu não sabia explicar,sei lá,você meio que vê seu “castelo” desmoronando) quando eu olhava pra ele até que a coisa estourou no reveillon(tive uma crise) e ele se tocou que a deprê era por causa dele,porque eu não o queria mais, veio conversar comigo e terminamos de boa.Hoje somos amigos e ele vai sempre ter um papel importante na minha vida,afinal foi o primeiro e mudou muita coisa em mim.E do modo como eu agi fica de lição de como não fazer…não adianta ficar enrolando,só piora as coisas.

  25. Vi disse:

    Poxa gostei muito daqui!!!

    to com muita dificuldade para terminar um relacionamento (casamento) de quase 5 anos, ja falei que não da mais e o que sinto hoje é um amor fraternal, um enorme carinho… mas a qualquer preço ele insiste no relacionamento, atualmente estou morando sozinha e o que ele me propos é “ficarmos” e ainda aceito a situação por sentir dó, um dos piores sentimentos que possamos ter, nao sei como dizer que terminou de vez, ja que ele se faz tão prestativo comigo.