10 jun

time dos casados

Precisamos mesmo de um Dia dos Namorados?

Por Alex Xavier postado em 10/06/2011 às 19h55

Comentários (46)

Chegou o dia em que nos obrigamos a fazer o que deveria ser feito espontaneamente todos os dias: encher a pessoa amada de mimos. Em algum momento, um diretor de marketing descobriu como levar casais apaixonados às compras e agora, uma vez por ano, é preciso matar um dragão e salvar a princesa da torre para provar seu amor.

Precisamos mesmo de um Dia dos Namorados?

Foto: Anna Fougedoire Ferrez

Dia dos Namorados nunca mexeu muito comigo. Talvez seja reflexo da infância, quando a garotinha ruiva ignorava meus cartões em forma de coração – sim, eu via Charlie Brown. Mas, independente de estar ou não namorando, sempre considerei uma efeméride chata (não se preocupe, também não vejo Natal como hora de confraternizar com os parentes, pois vejo minha família o ano inteiro).

Se estamos comprometidos, sofremos para tornar aquelas 24 horas marcantes. Até curto ser criativo ao escolher um presente que surpreenda a mulher. Mas o café da manhã não pode ficar no cereal com leite. Depois, vem a necessidade de passar a tarde trocando mensagens como no início de namoro. À noite, jantarzinho a dois. A dois? Com dezenas de outros casais esperando uma mesa? E de repente é dia de sexo. Como se fosse preciso estipular um dia para isso.

Se estamos solteiros, sofremos para ignorar as mesmas 24 horas. Normalmente, ninguém se preocupa se você está sozinho, mas neste dia sua “doença” fica evidente. Tem gente que fica ansioso para arrumar alguém nas vésperas. E no 12 de junho tem que juntar outras almas solitárias e se enfiar em alguma balada de pegação. Festa de Dia dos Namorados parece de casamento ou micareta. Você aponta facilmente quem está disponível a uns amassos.

Pior é que, atualmente, a mesma pressão se repete em outros datas.  Pois brasileiro deu para celebrar também em 14 de fevereiro, no Valentine’s Day gringo. E dá-lhe Dia do Beijo, em 13 de abril. Ou Dia do Sexo, em 6 de setembro. Tenho certeza que, se olharmos o calendário atentamente, vai ter um dia por mês em que todo mundo tem direito a meter o dedo na sua vida sentimental. Estou esperando que criem um Dia da Amizade com Benefícios.

No post de hoje, não digo como os homens pensam. É algo meu mesmo. Prefiro comemorar com uma namorada um dia realmente especial: o aniversário do nosso primeiro beijo, um Dia dos Namorados exclusivo, em que ninguém nos diz como agir e só nós sabemos como nos sentimos. E em que você não vai pegar fila na porta do motel – a menos, claro, se deu o azar de começar um relacionamento em um 12 de junho (ou um 30 de setembro, Dia da Secretária).

Alex Xavier

Devo ter cara de bom moço. A maioria das mulheres que não quiseram nada comigo e até algumas que um dia quiseram não vêem problema em falar comigo sobre outros caras. E como tenho mais amigas do que recomendam os médicos, ouço muitas histórias. Só posso oferecer a minha visão prática masculina. Ou seja, se a ideia é apenas ter alguém que escute seu desabafo, bata no seu ombro e diga "eu entendo", procure uma mulher. Sou homem e dou minha opinião mesmo quando não solicitado.

amigomacho.nova@gmail.com

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (46) em "Precisamos mesmo de um Dia dos Namorados?"

  1. Re disse:

    Concordo com o que você escreveu Alex.
    Realmente, temos que aproveitar os momentos nos quais estamos com as pessoas, não somente em Datas Comemorativas.
    Temos que pensar também, que hoje estamos vivos, mas amanhã não sabemos, então, para que esperar o Dia dos Namorados para ter um final de semana a dois, fazer uma viagem, curtir a pessoa???

  2. angelica disse:

    Concordo com você. Não preciso de um dia estipulado por não sei quem para demonstrar o quanto gosto de uma pessoa.Não vou dizer que sou totalmente contra datas comemorativas, porque muitas vezes são praticamente a única oportunidade de reunir pessoas que você ama e adoraria ter por perto outras vezes no ano, como o natal, em que a maioria das pessoas fica em casa e assim pode reunir a familia; mas realmente creio que devemos sempre ser espontâneos, sem precisar esperar uma data específica para comprar um presente legal ou desejar tudo de bom para alguém. Fora que nessas datas os presentes somem das prateleiras e os que ficam, são sempre mais caros do que nos dias “comuns´´.
    Adoro dar e ganhar presentes, mas não acho legal ter que esperar alguma data para ganha-los e nem tenho obrigação de da-los a alguém so porque o comércio assim o estipulou.
    E afinal de contas, que mal há em passar o dia dos namorados sozinho? Estou em época de provas e passarei o dia 12 estudando,coisa que seria impossivel se estivesse namorando, porque é domingo, tradicionalmente fica tudo cheio e a gente leva mais tempo esperando na fila de algum lugar do que curtindo o dia.
    Há alguns minutos estava conversando com uma amiga e perguntei o que ela e o namorado estavam preparando para domingo.Ela respondeu que ira pasar o dia na casa dele e a tarde irá embora, pois na segunda terá que acordar bem cedo para trabalhar.
    Acho ótimo saber que nem todas as pessoas são alienadas e ficam desesperadas com datas comemorativas,porque apesar de toda a maratona da data especial, a segunda sempre chega e a vida continua. bjs!

  3. Sassá disse:

    Adorei o post, Alex! Até pq, na minha opinião, você não me pareceu totalmente avesso às datas comemorativas (corrija-me se estiver errada). Porém, estas datas comemorativas devem, realmente, significar alguma coisa. Então, perfeita a sacada do dia do primeiro beijo e do dia dos namorados exclusivo! Parabéns! Seus textos continuam me fazendo refletir e, principalmente, me divertindo muito…

    Aproveito para dizer que a foto lá do perfil ficou bem bacana, hein?! Parece tirada num perfeito dia de ócio criativo, numa tarde (ou manhã) deliciosa de inverno com sol…

    • Alex Xavier disse:

      Sou a favor das datas pessoais, não das comerciais. A não ser que estas últimas signifiquem feriado. Neste caso, sou totalmente a favor

  4. Alex Silva disse:

    Para mim não existe, tecnicamente, esta data: 12 de junho. A pessoa de quem gosto estar bem longe de um dia ser minha. rs

  5. dandara disse:

    nao deixo de concorda com voce alex! mas nao concordo totalmente! rs acho muito interessante sua ideia de comemorar os dias so de vcs o exemplo de niver do primeiro beijo e tals =) mas defendo o dia dos namorados rs! pois e legal sim! comemorar e outra vc n precisa necessariamente comemorar num motel ou num restaurante onde se precisa enfrentar filas ou qualquer tipo de espera. da p/ fazer muita coisa diferente! e a respeito das pessoas que ficam apreensivas com essa data! meus pesames para elas pois deve ser levado com naturalidade afinal e so um dia! se esta com alguem saiba curtir da melhor maneira possivel e diferente tbm! se n estiver com alguem ah! deixa de frescura e so um dia ninguem vai morrer por isso! rs se cair num fim de semana faca uma viajem curta com seus outros amigos(a) solteiras e curta como se fosse um fim de semana normal em que vc curtiria bastante! acho que nao devemos nos prender a esse tipo de coisa de ficar xateado so pq n esta namorando na data dos namorados! enfim! com essa sua ideia de comemoracao so de vcS! e bom que da p/ comemorar o dia de vcs e o dia dos namorados um monte de comemoracoes! rsrs e so aproveitar ;)

    bjao

  6. Gigi disse:

    Eu adoro Dia dos Namorados, tanto brazuca quanto gringo. Namoro há 3 anos e essas datas como outras são importantes para nos forçarmos a parar a rotina super estressante. Ambos trabalhamos muito e até fazer sexo é difícil, mesmo morando juntos. Comemoramos todo mês o dia do nosso namoro, aproveitamos o dia nos namorados, dia do amigo, e todos os outros dias que nos permitem gastar um pouco mais. Não gostamos de sugestões como: sua vida deve ser menos estressante. Graças a deus nos achamos, respeitamos nossas carreiras/hobbies e temos uma meta financeira bem estabelecida, logo, cada cafezinho é contabilizado. Curtimos loucamente o capitalismo planificador e padronizado para melhor eficiência e desculpa de esbalde. Motel? No máximo troco o lençol por um cor de vinho. =) outra face

  7. Angélica disse:

    Alex, acho seus textos muito bons. Até a sua auto-descrição é um máximo. Mas até ler esse post “Precisamos mesmo de um Dia dos Namorados?”, achava que você era o ‘amigo-macho’ que todas deveriam ter. Tudo que eu consegui pensar depois de ler… “eu quero um namorado assim”.

  8. Marcela disse:

    Achei o texto muito bom. Devemos valorizar a pessoa amada todos os dias.

  9. Vivianna disse:

    Otimo post Alex…aqui vai minha opinião sobre esta data: ODEIO DIA DOS NAMORADOS!!!!!! é justamente aquele maldito dia de que quem está compremetido fazer de tudo para surpreender e de quem está sozinho ficar na depre!!!!

  10. Pietra disse:

    O dia dos namorados serve para lembrar como me sinto todos os dias: sozinha.

  11. Debora disse:

    Gostei do post! E trágico o seu comentário hein Alex?! Nada é impossivel nesta vida!

  12. simone disse:

    Não sou fã de nenhuma data comemorativa,as pessoas se acostumam com estas datas e acham que so devemos demostrar o que sentimos ou dar um presente quando chega o natal,dia dos namorados e assim vai…sem falar no markenting que tem por traz dessas datas..as opçoes de comemoraçoes que você sugere é bem melhor e tem tantas outras que voce e seu amor podem criar.
    E boa sorte pra você e saiba que o que é seu esta bem guardado e chagará na hora certa!

  13. Vanessa disse:

    Angélica eu já pedi ele em casamento! rs… brincadeira! Eu tbem senti isso de querer alguém assim. Mas sobre o post não sei bem o que dizer. Estou solteira a um tempão e tento “esquecer” a data pensando dessa mesma forma (o dia dos namorados é só marketing). Mas admito que quando encontrar minha cara-metade vou querer aproveitar cada segundo desse dia, tornando ele ainda mais especial!

    Bjos a todos e feliz dia dos namorados!

    • Angélica disse:

      Vanessa, confesso que a ordem dos pensamentos após ler o post foi primeiro “Aw, casa comigo!” e só depois “eu quero muito alguém assim”. ha-ha-ha

      Beijos e feliz dia de santo antônio

  14. Flavia disse:

    concordo com a Angelica.. tb quero um namorado assim rs

  15. Romantica disse:

    Acho que o pessoal confundiu o Alex Silva que postou com o Alex Xavier (amigo macho)…

    Amo seu blog…gostei muito da nova foto…

    E gostei tbém do post de hoje…

  16. Érika disse:

    Geralmente odeio os seus post’s – mas com este sou obrigada a concordar em número, gênero e grau.

  17. Adriana Lopes disse:

    Concordo, devemos fazer de cada dia especial, independente de data (comércio), não devemos esperar o dia dos namorados para mostrar o amor que sentimos, assim como em outras datas, todo dia é dia de dizer eu te amo, vc é especial pra mim, não só para o namorado, marido….. mas para todas as pessoas que estão ao seu redor e que vc ama muito..

    beijos

  18. Cinthia disse:

    Achei perfeito esse post…Também penso dessa forma! E concordo com a Angélica….foi meio impossível não pensar que eu quero um namorado assim!

  19. Andreza Albuquerque disse:

    Perfeito… p mim esse dia dos namorados foi extremamente diferente… brigamos feio e passamos quase q o dia todo meio indiferentes… o q nos aproximou foi nossa filhinha de 8 meses.. enfim,temos 5 anos de casados.. mais parecemos namorados.. somos felizes quase q a semana toda.. e a perfeicao esta justamente nisso… ter o dia do desentendimento.. q apimenta a relacao.. e fatidigamente foi logo no tal dia dos namorados… nao teve presente.. mais foi bom p ver o quanto estamos maduros.. pq AQUI na nossa vida a 2.. todos os dias é dia dos namorados… nos damos presentes fora de datas.. nos presenteamos ate tomando um simples cafe juntinhos na padaria.. enfim… hoje dia 13 é dia dos namorados p nós… e amanha e depois e depois.. e depois o dia em q vamos ter divergencias a flor da pele.. e depois todo dinovo.. e com toda pouca maturidade de um casamento de 5 anos.. essa é a nossa VIDA PERFEITA… NOSSO RELACIONAMENTO PERFEITO… dentro de nossas imperfeições… e ADOREI O POST!rs

  20. Nisyane disse:

    Concordo plenamente, para mim todas essas datas “comemorativas” tem o mesmo fim: consumo!
    Ta certo que um mimo a mais é perfeito, mais no final é td consumismo!
    Meninas solteiras não fiquem chateadas, no final td da na mesmo.
    P.S: Qdo parei de pirar por estar solteira, arrumei um namorado.
    Fica a Dica
    Aproveitem enquanto podem, o amor vai bater a sua porta é só saber reconhecer a oportunidade
    Bjus

    Alex amei o post

  21. Gisela disse:

    Será que precisamos mesmo de um dia dos namorados? Definitivamente não!!!!!! Não nesses moldes.
    Por que será que quando leio seus posts fico com a nítida sensação de que vc é “coisa rara de se ver”? Será pelo modo simples e autêntico como escreve, como se soubesse exatamente o que a gente quer ouvir? Pela lucidez, pelo bom humor? Pela criatividade com que demonstra conduzir a própria vida, pautada em valores tão distantes, diria até inexistentes em nosso meio? Sensibilidade patente, com a dose ideal de romantismo?
    Sei lá, vc desperta sentimentos, bons sentimentos, “cutuca” a imaginação.
    Essa sensação de escrever tudo aquilo que outra pessoa pensa e sente e não sabe muito bem como expressar deve ser maravilhosa e acredito que vc já esteja acostumado com ela, pois é isso que nos proporciona.Será que vc tem essa em mente essa dimensão?
    A propósito, também assistia Charlie Brown, “Mendoim”.
    Mil Beijos!!!!!!!!!!!!!

    • Alex Xavier disse:

      Puxa, Gisela. Obrigado.
      Sou jornalista e raramente tenho a oportunidade de ter um feedback por parte dos leitores. E este blog está me proporcionando isso

      • Gisela disse:

        Não há o que agradecer. Realmente tentei expressar um pouco da sensação que as suas ideias (bem diferentes das de outros machos por aí… isso é que é legal !) proporcionam. Bem, é a pura verdade!
        Eu é que agradeço pelo seu feedback, é muito importante, motivador.

  22. Cah disse:

    Ai, que lindo, Amigo Macho! Celebrar o “dia do nosso primeiro beijo”! Adoro essas coisinhas de namoradinhos… Eu curto muito mais as datas da construção do relacionamento do que às comerciais. Mas não perdôo namorado que despreza o meu aniversário.

    A verdade é q não há fórmula definida. Já tive dias dos namorados muito felizes. Este ano, por exemplo, comemorei o dia trabalhando trancada no meu quarto porque havia levado um “bilhete azul” no dia anterior do ex-”sei-lá-o-quê”. A parte ótima foi que trocamos chocolates antes de fechar a porta. Gentileza sempre é bom, né? Depois de três dias, um alívio. Não tem remédio melhor do que cuidar da gente mesma com carinho.

    Feliz por encontrar posts novos!

    bjs

  23. Carol disse:

    Infeliz apenas ao comparar a lotação do motel ao dia da secretária, pensamento totalmente machista!! Como uma frase basta para derrubar um texto…

  24. Janaína Costa disse:

    Se, por acso criassem o dia da Amizade com Benefícios, quais seriam estes??

  25. Janaína Costa disse:

    Sinceramente acho que não precisamos de um único dia pra provar nosso amor, paixão, gosto, afeição, desejo, admiração, tesão… ao nosso companheiro. Essas coisas devem ser colocadas em prática no dia-a-dia. São essas coisinhas e atitudes legais que fazem um relacionamento ser duradouro( ou durar o suficiente pra ser ou ter sido bom). Meu marido e eu comemoramos sim, o dia do nosso 1° beijo, aniversário de casamento…
    Bjão amigo Macho, parabéns pelo espaço!!

  26. Amanda disse:

    Adorei o post voce parece ter sensibilidade grande parabeens