11 jun

Bebidas, Comidinhas, Data especial

Copa do Mundo: receitas do México

Por Daniella De Caprio postado em 11/06/2010 às 9h41

Comentários (0)

A comida mexicana é famosa por sua pimenta pra lá de ardida | Foto: Bruno de Lima

Pode ligar a TV ou folhear uma revista que, com certeza, você vai encontrar alguma coisa sobre a Copa do Mundo. Amantes natos do futebol, nós, brasileiros, nos unimos de 4 em 4 anos em busca de mais uma estrelinha na camisa.

O legal de tudo isso é que na Copa podemos ver que o mundo todo está realmente conectado. Que o pessoal lá da África também torce, como nós, por exemplo. Além de ser um evento que podemos aprender muito sobre união, é uma ótima oportunidade para conhecer a culinária de cada lugar.

Hoje começam os jogos e pra dar início à grande festa temos, nada mais, nada menos, que o México! Ele fica aqui mesmo na América, mas o que eles comem é bem diferente e nada comum aqui no Brasil. Algumas das especiarias mais famosas são: burritos, chilli, churros, caldo de queso, guacamole, quesadillas, feijões, sopas, tacos, tequila e tortillas. Quer mais? Vá para a cozinha e prepare alguma delas…

Guacamole

Ingredientes:
2 abacates grandes
1 xícara (chá) de cebola bem picada
2 dentes de alho picados
1 pimenta-dedo-de-moça sem sementes bem picada
1 xícara (chá) de cebolinha verde picada
Suco de 1 limão
Sal a gosto

Modo de preparo: Descasque o abacate e retire o caroço. Com o garfo, amasse a polpa e ponha em uma tigela. Tempere com o sal e adicione a cebola picada, o alho, a pimenta, a cebolinha e o suco de limão. Continue amassando até formar um purê grosseiro e todos os temperos se misturem bem. Guarneça com tomate, cebola e salsinha. Sirva imediatamente com salgadinhos tipo Doritos.

Dica: Esse é um prato mexicano e, no México, é servido como acompanhamento de carnes e aves, junto com tacos, um tipo de panqueca feita com farinha de milho.

Rendimento: 4 porções | Preparo: em até 30 minutos

Burrito de frango

Ingredientes:
½ kg de peito de frango cozido
6 tortillas
1 colher de sopa de óleo
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
1 xícara de arroz branco cozido
½ xícara de feijão cozido sem caldo
½ kg de tomates sem casca e picados
100 g de queijo cheddar ralado

Modo de preparo: Coloque as tortillas para esquentar no forno. Aqueça o óleo numa frigideira em fogo médio. Refogue a cebola, o alho e o peito de frango em pedaços. Acrescente o arroz, o feijão e os tomates. Logo depois, recheie cada tortilla com a mistura e acrescente o queijo. Enrole e aqueça no forno até o queijo derreter. Bom apetite!

Observações: As tortillas são encontradas prontas em grandes mercados.

Churros

Ingredientes:
250 ml de água
150 g de manteiga sem sal
70 g de açúcar
350 g de farinha de trigo
3 ovos
Óleo para fritar
Açúcar e canela
Doce de leite

Acessório: Aparelho para moldar churros

Modo de preparo: Aqueça a água em uma panela. Em seguida junte a manteiga e o açúcar. Misture bem. Acrescente a farinha aos poucos, mexendo sempre até a massa se desprender da panela. Desligue o fogo e acrescente os ovos, um a um, batendo sempre até a massa ficar homogênea. Coloque a massa no aparelho para moldar os churros e frite-os  no óleo quente. Quando estiverem dourados, retire-os e escorra em papel absorvente. Passe pelo açúcar com canela e sirva com doce de leite. Observação: Antes de fritar o churro faça o furo interno para o recheio. Assim o óleo quente não espirrará.

Rendimento: 12 porções | Preparo: em até 30 minutos

Karla Precioso

Karla Precioso

Karla é jornalista, cozinheira
de mão cheia e sabe bem o que as leitoras de AnaMaria querem na cozinha. Sua seleção de receitas promete ser tão boa como comida de vó.

Mande sua receita de família

Nome

E-mail (não será divulgado)

Escreva sua receita

Mande sua receita pra gente testá- la! As melhores serão publicadas na revista AnaMaria Receitas.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com