02 jul

Comidinhas, Data especial

Copa do Mundo: Brasil, o país da culinária diversificada

Por Glau Gasparetto postado em 02/07/2010 às 9h15

Comentários (0)

Pão de queijo, feijoada, brigadeiro, baião-de-dois e churrasco

Pão de queijo, feijoada, brigadeiro, baião-de-dois e churrasco: qual é mais brasileiro?

A mistura dos povos que vivem no Brasil não poderia resultar noutra coisa: a cozinha daqui é uma das mais ricas, mais diversificadas e mais saborosas do mundo. Hoje, dia em que Brasil tem importante disputa na Copa do Mundo, queremos reverenciar a culinária local por tantas experiências gastronômicas maravilhosas que ela nos proporciona.
Ou alguém aí discorda que esse balaio de sabores e costumes que encontramos no País é delicioso?

Numa ponta do mapa, o churrasco reina soberano em qualquer comemoração e quase faz parte do dia a dia do gaúcho. No outro extremo, os paraenses se esbaldam com ingredientes vindos da região amazônica, rica em peixes, caranguejos, aves e até jacarés. Por lá, o açaí é servido com farinha em diferentes refeições durante o dia. O mesmo açaí que, mais ao centro do País, faz par bonito com frutas e grãos (a conhecida granola), no melhor estilo geração-saúde.

Pense rápido: qual o prato tipicamente brasileiro? A feijoada carioca? O acarajé baiano? A moqueca capixaba? O barreado paranaense? O pão de queijo mineiro? O baião-de-dois cearense? Ou o virado à paulista? Há quem arrisque apontar um ou outro. Preferimos dizer: TODOS representam muito bem esse gigante Brasil.

E olha que nem falamos sobre as exclusividades da turma de cá! O brigadeiro, copiado mundo afora, surgiu aqui mesmo na terrinha. É a mesma história da famosa caipirinha, que faz alegria dos gringos e dos conterrâneos. E a rapadura, a paçoca, a tapioca, o pirão, a vaca atolada, para citar só mais alguns? A cozinheira daqui é criativa: sabe combinar texturas, aromas, sabores e se reinventa a cada dia.

Pois é, minha gente! Sorte a nossa vivermos em um lugar com uma cozinha tão peculiar e vasta. Continue – tomara! – ou não a turma do Dunga no jogo, é muito bom saber que podemos nos deliciar até mesmo com um belo prato de arroz com feijão logo, logo, no almoço. Deu água na boca, não é?

Karla Precioso

Karla Precioso

Karla é jornalista, cozinheira
de mão cheia e sabe bem o que as leitoras de AnaMaria querem na cozinha. Sua seleção de receitas promete ser tão boa como comida de vó.

Mande sua receita de família

Nome

E-mail (não será divulgado)

Escreva sua receita

Mande sua receita pra gente testá- la! As melhores serão publicadas na revista AnaMaria Receitas.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com