23 ago

Comidinhas, Data especial

Especial Comidas Típicas: receitas do Pará

Por Glau Gasparetto postado em 23/08/2010 às 9h20

Comentários (5)

A culinária paraense é a que sofreu menor influência do colonizador português e do africano, mantendo suas raízes nativas. O que isso significa? Que a base da alimentação são os peixes dos grandes rios amazônicos (pirarucu, tambaqui, tucunaré e dourado), além dos frutos do mar (mariscos, camarões, siris e caranguejos)  e a mandioca – o tucupi, muito consumido no Pará, é um caldo amarelo extraído da raiz da mandioca. É com ele que se faz o prato mais famoso da região, o Pato no Tucupi, que você aprende a preparar logo abaixo.

Mas não é só ele que ganha destaque: tem também a maniçoba – uma “feijoada” preparada com maniva (a folha da mandioca-brava cozida durante 3 dias até perder o veneno e adquirir consistência pastosa) e carnes de porco e bovina); o tacacá (caldo feio com tucupi, goma de tapioca, jambu, camarão seco e pimenta-de-cheiro servida em cuias); o caruru e o vatapá. Destaque, também, para as frutas nativas: açaí, piquiá, cupuaçu, murici, taperebá, uxi, umari, jenipapo e graviola, que aos poucos conquistam o gosto dos moradores de outras regiões do País. Aprenda agora a preparar o prato mais conhecido do Pará:

PATO NO TUCUPI

Pato no tucupi

Pato no tucupi: marca registrada do Pará | Foto: Antonio Rodrigues/ Reprodução coleção Cozinha Regional Brasileira

Dificuldade: média | Tempo: 4 horas de preparo (mais 1 dia de descanso) | Rende: 6 porções

Ingredientes:
. 2 patos médios (cerca de 1 kg cada um)
. 5 limões
. 5 cabeças de alho
. 2 xícaras (chá) de vinho branco
. 21 pimentas-de-cheiro
. Sal a gosto
. 6 litros de tucupi
. 1 maço de alfavaca
. 1 maço de chicória-do-pará
. 6 maços de jambu

Modo de preparo:
Lave os patos em água corrente. Em um recipiente, junte o suco dos limões, 3 cabeças de alho socadas, o vinho branco, 1 pimenta-de-cheiro, sal e água a gosto. Tempere os patos com essa mistura e deixe descansar por 1 dia na geladeira. Asse os patos em forno preaquecido, a 180 ºC, por aproximadamente 90 minutos. Ferva o tucupi com 3 pimentas-de-cheiro, 2 cabeças de alho, a alfavaca, a chicória e sal. Depois que os patos assados esfriarem, corte cada um em 4 pedaços. Em uma panela, coloque 2 litros do tucupi temperado e ferva os pedaços de patos até que fiquem bem macios. Desosse os patos. Escolha as folhas do jambu com os talos mais tenros e lave-as em água corrente. Ferva água com sal e escalde levemente o jambu. Escorra e reserve. Amasse o restante das pimentas-de-cheiro com sal e 1 dente de alho socado, completando com um pouco de tucupi quente. Coloque os pedaços de pato em um prato de sopa e cubra-os com o jambu e o restante do tucupi. Sirva com arroz, farinha-d’água e molho de pimenta.

Para entrar no clima da culinária paraense, outras três deliciosas receitas para você experimentar:

Creme de graviola

Receita de Creme bávaro de graviola

Enformado de marisco

Receita de Enformado de marisco

Musse de cupuaçu

Receita de Musse de cupuaçu com iogurte

Karla Precioso

Karla Precioso

Karla é jornalista, cozinheira
de mão cheia e sabe bem o que as leitoras de AnaMaria querem na cozinha. Sua seleção de receitas promete ser tão boa como comida de vó.

Mande sua receita de família

Nome

E-mail (não será divulgado)

Escreva sua receita

Mande sua receita pra gente testá- la! As melhores serão publicadas na revista AnaMaria Receitas.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (5) em "Especial Comidas Típicas: receitas do Pará"

  1. ADRIA GIZANE disse:

    e muito bom essa receita gostei de fazer essa receita.

  2. ingridiinhaah disse:

    graças a essas comidas ganharei um 10 na escola e quem sabe um dia esperimentar uma dessas delicias

  3. Thallyta da silva disse:

    eu adorei esse pato do tucupi so do rio mais nunca comi uma comda dessa quand eu fui pra capanema Pará minha avó fez esse pato q deu foi aguá na boca agora que estou escrevendo <3 thal bj. . .

  4. zelia disse:

    Na minha família sempre teve uma comida especial no café da manha, no almoço e no jantar nunca na minha vida comi algo tão gosto quanto a a comida da minha avó e uma delicia a comida que ela faz um dia espero que vocês provem a comida dela. tchau! gente.