13 abr

Bem-estar, Boca, Saúde

Beijar faz mesmo bem à saúde e bem-estar?

Por Daniela Carasco postado em 13/04/2011 às 13h17

Comentários (0)

Foto: Dreamstime

Beijar é sinônimo de coração disparado, corpo aquecido e frio na barriga. Uma combinação que pode parecer perigosa, mas, na verdade, faz muito bem à saúde e ao bem-estar. E já que hoje é o Dia Internacional do Beijo, nada mais gostoso do que falar sobre ele.

Responsável por intensificar todos os sentidos – visão, tato, paladar, olfato e audição – o beijo aumenta o desejo sexual e o prazer, mas não para por aí. Segundo reportagem da revista CLAUDIA, na década de 80, a médica Martine Mourier, da faculdade de Bobigny, na França, descobriu que o toque ardente dos lábios movimenta 29 músculos, provoca a pressão de até 12 quilos de um rosto contra o outro e eleva os batimentos cardíacos: eles saltam de 70 para 150 por minuto. Esse bombeamento sanguíneo aumenta a oxigenação das células, estimula as funções circulatórias e diminui a insônia e as dores de cabeça.

Além disso, homens e mulheres trocam cerca de 250 bactérias junto com a saliva, melhorando a defesa do organismo, e realizam uma ginástica facial que ajuda a evitar o envelhecimento precoce.

Para completar, o nível de serotonina, substância química neurotransmissora que dá a sensação de euforia e relaxamento, cresce. Por isso, beijar na boca acalma, ajuda a liberar sentimentos reprimidos, reduz o complexo de rejeição e alivia o estresse. Tudo em questão de instantes. “Só traz vantagens”, diz Aílton Amélio da Silva, professor de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Aproveite!

(Com reportagem das revistas CLAUDIA / WOMEN’S HEALTH / ANAMARIA)

- Beijar também emagrece!

Daniela Carasco

Daniela é repórter do MdeMulher e vai responder as principais dúvidas das leitoras sobre corpo, beleza e saúde.

Mande sua dúvida!

Nome

E-mail (não será divulgado)

Escreva abaixo sua dúvida

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com