20 mar

Corpo

Interromper a menstruação emendando duas caixas de anticoncepcionais faz mal?

Por Daniela Carasco postado em 20/03/2012 às 17h37

Comentários (6)

Foto: Getty Images

Viajar bem na época na menstruação costuma irritar qualquer uma. Mas segundo a ginecologista e obstetra Lucila Pires Evangelista, colunista da revista NOVA, existe uma solução: “a maneira mais prática de atrasar o ciclo neste caso é mesmo tomando a pílula”. Se você já toma, emendar duas cartelas sem interrupção ajuda a evitar o sangramento e é seguro. Depois, quando quiser menstruar, pare e dois ou três dias depois menstrue.

Quando chegar o dia de recomeçar a tomar a pílula, inicie a cartela nova. “Aquela anterior, mesmo que pela metade, deve ser descartada. É importante descartar, pois é mais fácil atrasar a menstruação do que adiantar”, explica a Dra. Lucila. Quando o seu corpo está preparado para menstruar e você tenta forçar o sangramento, dificilmente consegue um bom resultado. Se estiver no meio de uma cartela e para de tomá-la, pode ter, em vez de uma menstruação normal, uma que dure dias e dias. Mas atrasar pode, sem problemas, garante a médica.

“Só não ultrapasse duas cartelas. De acordo com a minha experiência, quando se tenta encaixar a terceira caixa de pílula seguida, o corpo sente que precisa menstruar e acaba acontecendo um escape”, aconselha.

(Com reportagem da revista NOVA)

Daniela Carasco

Daniela é repórter do MdeMulher e vai responder as principais dúvidas das leitoras sobre corpo, beleza e saúde.

Mande sua dúvida!

Nome

E-mail (não será divulgado)

Escreva abaixo sua dúvida

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (6) em "Interromper a menstruação emendando duas caixas de anticoncepcionais faz mal?"

  1. Gisele disse:

    E os anticoncepcionais de uso continuo? Uso o Elaine 28 e emendo uma caixa atras da outra, menstruo 2 vezes por ano e só.

  2. Aline disse:

    Estou com uma dúvida! Minha ginecologista me instruiu a começar a tomar o anticoncepcional assim que minha menstruação começasse a descer. Segui as instruções corretamente e, no entanto, no dia seguinte minha menstruação foi interrompida, ou seja, durou apenas um dia. Isso é normal? Pode ser um efeito colateral do anticoncepcional? Sou virgem e apesar disso, costumo ter medo de engravidar por qualquer ato mais próximo que tenho como meu namorado. O ocorrido pode estar indicando uma gravidez? Obrigada!

  3. aline disse:

    eu posso emendar duas cartelas e tomar as duas inteiras, sem tomar a segunda pela metade?
    corre algum risco de engravidar ao ter relação nesse periodo?

  4. aline disse:

    minha duvida é a seguinte:
    vou para de tomar o remedio na segunda feira dia 12, e retorno a tomar na terça dia 19 da outra semana, passando assim os 8 dias. Mas eu não quero menstruar nesse final de semana q vai estar ai no meio pois vou a praia, e quero saber, se a segunda cartela que eu tomar, eu terei que tomar até que dia? pois se eu parar ela no domingo, dia 18, eu só ficarei um dia, ou seja,somente dia 19 sem tomar a pilula.

  5. adriana disse:

    parei uma cartela na metade em 3 dias minhas menstruação veio…e foram dias e dias, uns 9 no total, pergunta: a minha proxima menstruação devera vir na data normal de sempre ou sera alterada e vir de acordo com esse sangramento?

  6. ana lucia disse:

    eu tomava microvilar(21 comprimidos) por conta propria depois que eu transei a primeira vez,fiquei usando 9 anos….tive problemas com ele fui ao ginecologista ela passou mercilon conti (28 comprimidos),só que deste mes a minha mestruação não veio….pq????

    eu vou descansar um pouco para ela descer…………