02 set

Higiene

É normal notar uma secreção esbranquiçada ou incolor na calcinha?

Por Daniela Carasco postado em 02/09/2011 às 11h22

Comentários (0)

Foto: Getty Images

Muitas mulheres notam a presença de uma secreção esbranquiçada ou incolor e sem cheio na calcinha. Se esse é o seu caso, não entre em pânico. “Por influência hormonal, desde a adolescência até antes da menopausa é comum o colo do útero liberar essa substância”, diz o ginecologista Edilson Ogeda, do Hospital Samaritano, em entrevista à revista CLAUDIA. “A quantidade ainda varia de mulher para mulher e aumenta na ovulação”, explica a ginecologista Bárbara Murayama à revista VIVA!MAIS.

Agora, se o corrimento mudar de cor ou provocar coceira, é a hora de procurar um médico. “Pode ser sinal de processo inflamatório, geralmente causado por imunidade baixa ou bactérias transmitidas pelo sexo sem proteção”, alerta o especialista. O uso abusivo de roupas sintéticas apertadas e de absorventes íntimos que impedem a ventilação local, também contribuem para o surgimento do problema.

Ele recomenda então o uso do preservativo, sabonete íntimo e calcinhas de algodão para evitar o problema. “Outra dica é dormir sem a calcinha para que a região não permaneça ‘abafada’ pelo menos durante a noite.”, conta a Dra. Lucila Pires Evangelista à revista NOVA. Além disso, jamais tome remédios por conta própria. Isso só piora a situação, pois uma das causas de corrimento é o uso indiscriminado de antibióticos, que destroem as bactérias protetoras da vagina.

(Com reportagem das revistas CLAUDIA, VIVA!MAIS e NOVA)

Daniela Carasco

Daniela é repórter do MdeMulher e vai responder as principais dúvidas das leitoras sobre corpo, beleza e saúde.

Mande sua dúvida!

Nome

E-mail (não será divulgado)

Escreva abaixo sua dúvida

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Ainda não há comentários em "É normal notar uma secreção esbranquiçada ou incolor na calcinha?"

  1. CARLA VELASCO disse:

    eu tenho tido esse problema,eu tenho um pouco de coceira nas partes.me lavo com protex ele é antibacteriano já ajuda um pouco e passo uma pomada de assadura para aliviar um pouco.vou ao médico ainda.só uso calcinha de algodão,não uso calça compridas demais que contribui pra isso.talvez eu acho que seja pelo processo da menopausa, to quase com 40anos.mestruei muito cedo.minha mãe entrou na menopausa com 42.