15 dez

Machucados

Quando usar uma compressa fria ou quente?

Por Daniela Carasco postado em 15/12/2010 às 17h18

Comentários (1)

Foto: Getty Images

Pode parecer indiferente, mas saiba que escolher gelo ou calor para tratar uma lesão muscular faz toda a diferença. Veja abaixo quando escolher cada opção:

Compressa fria
- Esse tipo é indicado para as primeiras 48 horas após uma lesão repentina, provocada por quedas ou pancadas, assim como para cãibras, tensão ou fadiga. O ideal é usar os cubos de gelo em uma bolsa lacrada ou enrolada em uma toalha pequena. Mas fique atenta: o seu uso não deve ultrapassar 10 minutos contínuos ou o momento em que a pele fica rosada. Entre uma aplicação e outra faça um intervalo também de 10 minutos.
- O efeito proporcionado pela compressa fria é diminuir o inchaço e reduzir a dor.

Cuidado!
Não use gelo se você tiver problemas de circulação ou uma pele que sofre lesões facilmente. Além disso, é importante evitá-lo em feridas abertas e queimaduras, que pedem água fria como anestesia.

Compressa quente
- Essa opção é indicada somente depois de 48 horas que uma lesão repentina ocorrer ou então antes de começar uma atividade que possa machucar uma região lesionada com frequência. Não à toa, as compressas quentes ajudam também no tratamento de cólicas, artrite, dor de dente…
- O efeito proporcionado pelo calor é relaxar os músculos e dilatar os vasos sanguíneos, aumentando então o fluxo de sangue no local. O ideal é usá-lo 20 minutos por vez.

Cuidado!
O calor deve ser reconfortante e agradável. Por isso, se ele causar dor, retire-o da pele para evitar danos.

(Com matéria de Meire Cavalcanti para a MUNDO ESTRANHO / Fonte: “Guia de saúde e longevidade”)

Daniela Carasco

Daniela é repórter do MdeMulher e vai responder as principais dúvidas das leitoras sobre corpo, beleza e saúde.

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Comentários (1) em "Quando usar uma compressa fria ou quente?"

  1. Rinalva disse:

    Muito boa a dica!!!