16 mar

Olhos

O que fazer quando a pálpebra estiver tremendo sem parar?

Por Daniela Carasco postado em 16/03/2011 às 13h24

Comentários (11)

Foto: Dreamstime

Certamente você já deve ter sentido alguma vez a sua pálpebra tremer rapidamente ao longo de alguns minutos. Pois saiba que isso é sinal de estresse e ansiedade. A boa notícia é que dá para aliviar essa sensação de maneira simples.

Segundo reportagem da revista ANAMARIA, basta encher o peito de ar lentamente e soltar, também devagar, por 30 segundos. Repita esse exercício dez vezes e note como os seus olhos se tornam mais relaxados.

Além disso, é importante aliviar diariamente o estresse diário que eles costumam sofrer. Para isso, faça uma compressa de chá de camomila ou arruda, frio ou gelado. De acordo com a fitoterapeuta Dora Bentes, em entrevista à revista SAÚDE!, basta cobri-los com algodão ou gaze embebidos em uma dessas soluções por dez minutos. Outra opção é usar soro fisiológico frio ou gelado como compressa ou colírio.

Ao longo do dia, vale ainda dar um descanso para eles. Para isso, basta cobri-los com as mãos de três a cinco minutos. “Cobrir os olhos, sem deixar passar nenhuma luminosidade, tem duas funções importantes. Primeiro, descansa completamente o nervo ótico, pois elimina toda a luz vinda de fora e dirige a mente à escuridão. Isso afeta todo o sistema nervoso e resulta num relaxamento geral. Além disso, esse gesto tão simples ensina ao cérebro que nem sempre os olhos precisam se esforçar, que podem funcionar melhor por meio do relaxamento em vez do estresse”, revela o ucraniano Meir Schneider no livro “Manual de Autocura”.

(Com reportagem das revistas ANAMARIA / SAÚDE!)

Daniela Carasco

Daniela é repórter do MdeMulher e vai responder as principais dúvidas das leitoras sobre corpo, beleza e saúde.

Mande sua dúvida!

Nome

E-mail (não será divulgado)

Escreva abaixo sua dúvida

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (11) em "O que fazer quando a pálpebra estiver tremendo sem parar?"

  1. Maria Santos disse:

    uso óculos com pouco grau e com certa frequência meus olhos tremem. Já outras vezes até me esqueço que isso acontece. Eu nunca imaginei que pudesse ser por extresse e avaliando minha vida que não é feliz, acredito que todo o meu extresse deve ser o responsável mesmo.

  2. carol disse:

    nossa… nunca pensei q fosse por esse motivo, já me falaram tantos.. gostei das dicas!

  3. Priscila Lopes disse:

    Nossa muito bom, tirou a duvida que tinha !!
    Nunca ia imaginar que tinha relaçao com o estresse e ansiedade.
    Amei essa pagina vou compartilhar com meus amigos..Agora imaginem quanta gente ta com” o olho tremendo” porq o que tem de gente estressado rssrsr
    Bom Dia.

  4. Reinildo disse:

    não e por estresse muitas das veses sim mais quem tem os olhos que tremem des de criança no meu caso deesde que nasci isso ja não e por estreçe isso deve ser algun poblema nos nervos dos olhos eu ja fui no medido e isso tem uma solução que passamos por uma simples sirurgia então se vc tem esse poblema como eu tenho não se contente com essa noticia de que e estreçe pois isso e mentira va a um medico e tire suas duvidas se quer mesmo que eles parem de fazer esse movimento va ao medico e fassa a simples sirurgia não fis ainda para comprovr mais vou fazer.

    • George disse:

      Minha pálpebra tava tremendo, mas eu quase fiquei foi com câncer lendo esse comentário do Reinildo aí. Aprenda a escrever!

    • Uyara disse:

      Reinildo, não confunda as coisas.
      O texto se refere às pálpebras que tremem ocasionalmente. Não aos globos oculares que tremem, seja ocasionalmente ou não.

  5. Alexandra disse:

    Tive um estress na quarta- feira passada e na quinta – feira começou tremer só olho esquerdo, e no sábado saiu uma feridinha na minha boca, então meu esposo me disse que era por causa do nervoso que passei, mas não imaginava que fosse por esse motivo, pois foi um estress que foi resolvido em poucas horas, e meu corpo sentiu por quase uma semana. Que coisa hen!

  6. Fabi de Paula disse:

    Dizem que é coisa boa ou coisa ruim.

    no direito é coisa boa no esquerdo é coisa ruim!
    Mas tb é o estresse, nervoso ou algo que esta por acontecer, seja bom ou seja ruim!!

  7. Camila disse:

    Caracas!! Funciona, acabei fazer o exercicio … mto obrigada pelas dicas, estava ficndo preocupada kk

  8. cristiane disse:

    comigo esta acontecendo em um nervo que fica próximo a boca e o nariz, da para ver um “furinho” nesse lugar se contraindo e voltando ao normal sem parar, já é a segunda noite que ocorre… será que é pelo mesmo motivo???

  9. André akino disse:

    Eu trabalho com informatica, passo muito tempo na frente do computador, isso pode causar tremor nos olhos?
    pois eu sinto de vez em quanto