29 mar

Corpo, Pele, Rosto

Quando a pele começa a envelhecer?

Por Daniela Carasco postado em 29/03/2011 às 15h34

Comentários (0)

Foto: Getty Images

Um dos maiores vilões da vaidade feminina é a passagem do tempo. Afinal, é com ela que a pele começa a apresentar alguns probleminhas, como flacidez, marcas de expressão e manchas.  Mas a partir de quando, especificamente, ela começa a agir diretamente na cútis?

Segundo reportagem da revista SAÚDE!, o processo de envelhecimento se inicia silenciosamente por volta dos 25 anos de idade. Nesse momento, a pele vai ficando cada vez mais fina – perdendo cerca de 6% de espessura a cada década – devido à diminuição da velocidade de renovação celular.

Além disso, é nessa fase também que o colágeno – mais importante fibra de sustentação cutânea – mostra os primeiros sinais de fraqueza.

E já que não é possível impedir tal envelhecimento, é preciso ao menos evitar que os seus efeitos sobre a pele sejam muito intensos. Para isso, vale se proteger do sol, pois ele incentiva a formação das moléculas de radicais livres; se manter longe do cigarro, pois suas substâncias prejudicam a circulação sanguínea, dificultando a atividade do oxigênio e nutrientes sobre as células cutâneas;  usar cremes anti-idade e hidratantes, que contêm vitaminas essenciais para uma pele mais saudável; e sempre consultar um dermatologista para que sejam realizados os tratamentos mais indicados ao seu tipo.

(Com reportagem da revista SAÚDE!)

Daniela Carasco

Daniela é repórter do MdeMulher e vai responder as principais dúvidas das leitoras sobre corpo, beleza e saúde.

Mande sua dúvida!

Nome

E-mail (não será divulgado)

Escreva abaixo sua dúvida

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com