17 mar

Pele

É normal surgirem ainda mais espinhas antes da menstruação?

Por Daniela Carasco postado em 17/03/2011 às 13h22

Comentários (0)

Foto: Dreamstime

Até as mulheres cuja pele não costuma apresentar acne, vez ou outra, se deparam com o surgimento de alguma espinha antes do período menstrual. Já aquelas que convivem com esse probleminha, notam uma piora nessa fase.

Pois saiba que isso é super normal. Quando se inicia o período menstrual, o organismo feminino precisa conviver com algumas variações hormonais e quem é sensível a elas acaba sofrendo esse consequência desagradável. Uma delas é o fato do testosterona – hormônio masculino – estimular com mais intensidade a produção da oleosidade da pele. Logo, surgem as espinhas.

O primeiro passo para evitar esse problema é então procurar um bom dermatologista. Ele irá avaliar a sua alteração hormonal e poderá prescrever um anticoncepcional que inibe a atuação do testosterona ou algum outro medicamento que neutralize a sua ação sobre as glândulas sebáceas. Mas jamais se automedique!

Para algumas mulheres, a acne de fundo hormonal pode ainda estar relacionada à síndrome do ovário policístico, que também é responsável por bagunçar os hormônios e precisa ser tratada. Para ter o diagnóstico, procure um ginecologista.

(Com reportagem das revistas CAPRICHO / NOVA / CLAUDIA)

Daniela Carasco

Daniela é repórter do MdeMulher e vai responder as principais dúvidas das leitoras sobre corpo, beleza e saúde.

Mande sua dúvida!

Nome

E-mail (não será divulgado)

Escreva abaixo sua dúvida

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com